Felicidade alienada ou ser um infeliz conhecedor da verdade?

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: dibass


    Bem sabemos que estamos só de passagem neste mundão véio... pra uns vamos, como uma lâmpada, simplesmente apagar, para outros voltaremos em outro corpo, ou então ressuscitaremos para um outro plano espiritual, a vida eterna..

    O fato é que o tempo é curto.

    Considerando isto, o que no final das contas é mais válido.. ser um telespectador do Faustão que vive cada dia, alienadamente, feliz, apesar das durezas da vida, mas sempre com sorriso na cara?
    Ou viver uma vida infeliz, decorrência de um descontentamento com as coisas da vida, saber das fraudes políticas, das coisas erradas, dos programas de TV ruins, ter um quadro do Nietzsche na parede em frente a um quadro do Schopenhauer.. Com lapsos de mórbidas alegrias?

    Talvez um bom parâmetro para análise seja o filme Matrix (o primeiro da trilogia). Cito aquele personagem, não lembro o nome, que era tripulante da Nabucodonosor, tomou a pílula vermelha e tornou-se conhecedor da verdade. Reconheceu-se como infeliz e arrependido de conhecer a Matrix. Desejou voltar à vida enganada para poder gozar dos prazeres irreais.

    Existiria um meio termo? Seria possível conhecer a Matrix e ainda sim ser "feliz"? Neste ponto, qual conceito poderíamos dar para a "Felicidade"?


    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Post para quem procura no Google como se escreve Nietzsche

    Xeper
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    A ignorancia é uma benção
    /Cypher

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Isso não existe. Somos todos expulsos do éden

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    sallqantay
    Isso não existe. Somos todos expulsos do éden

    bah, esperava uma análise mais elaborada da sua parte.

    Tmusic
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Verdade para a vitória!

    st.efferding
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Existiria um meio termo? Seria possível conhecer a Matrix e ainda sim ser "feliz"? Neste ponto, qual conceito poderíamos dar para a "Felicidade"?

    Claro que existe. Sim.

    Felicidade real = positivo(coisas que te deixam feliz, x1, y1, ..., t) - negativo(coisas que te deixam triste, x2, y2, ..., t) - expectativas

    Se felicidade real > 0 -> você é feliz
    Se felicidade real <= 0 -> você é triste

    Simonhead
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Vivendo o dia e tá de boa!

    Antoine Roquentin
    Membro
    # mai/14
    · votar


    como alguém em sã faculdade mental pode achar só haver essas duas opções?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Se tu conheceu a "verdade" e isso te trouxe infelicidade, pelo visto tu conheceu a verdade errada, ou pelo menos seu conhecimento é excessivamente enviesado para os aspectos negativos da vida.

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Se tu conheceu a "verdade" e isso te trouxe infelicidade, pelo visto tu conheceu a verdade errada, ou pelo menos seu conhecimento é excessivamente enviesado para os aspectos negativos da vida.


    Cadê o sallqantay pra falar que psicólogo é underrated?

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Infeliz conhecedor da verdade é muito melhor. Porque a felicidade alienada não é plena, é ilusão apenas. A verdadeira felicidade consiste em saber encarar a realidade do jeito que ela se apresenta e ainda encontrar motivos para ser feliz.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    dibass

    Andei minha vida toda para atingir essa simplicidade, mas gostei do post do tia ruta também

    é que mitologia rula as teta

    st.efferding
    Membro
    # mai/14
    · votar


    saber encarar a realidade do jeito que ela se apresenta e ainda encontrar motivos para ser feliz.

    comodismo/resignação/complacência/pipi meia bomba (faz mas não faz)

    Me Wise Magic Jr.
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    AtalaBukas
    Infeliz conhecedor da verdade é muito melhor. Porque a felicidade alienada não é plena, é ilusão apenas. A verdadeira felicidade consiste em saber encarar a realidade do jeito que ela se apresenta e ainda encontrar motivos para ser feliz.[2]

    landlord
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Você pode ir para um lance de equilíbrio mental para não ficar infeliz, com um pensamento lógico e racional.
    Ou o outro lado... o tradiça...

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    st.efferding
    comodismo/resignação/complacência/pipi meia bomba (faz mas não faz)

    Parabéns!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Você não aguenta a verdade!

    st.efferding
    Membro
    # mai/14
    · votar


    AtalaBukas

    Obrigado!

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Nem me preocupo muito com isso... prefiro levar a vida na boas (tal qual o mano Simonhead), conhecendo todas as quebradas da ZN e alguns becos da grande SP, tentando proporcionar melhor qualidade de vida pras pequenas e pra patroa e (consequentemente) pra mim mesmo.
    Tocar guitarra e dar risada...

    ...ah, foda-se essa merda toda...

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Caixão não tem gaveta.

    prilapot
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu conheço a verdade!

    Antoine Roquentin
    Membro
    # mai/14
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=5ZFncj8IB_I

    JJJ
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Para conseguir levar adiante a vida, não só por conta da inevitabilidade da morte, mas também enquanto vivemos, em meio a tantos absurdos, corrupção, violência, escândalos, etc, etc, etc, há duas coisas básicas a se fazer: fuga e alivio sintomático, E fé, claro, se você acredita em alguma coisa. Tentar salvar o mundo? Muito bonito, mas chega uma hora que cansa...

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JJJ
    Tentar salvar o mundo?
    "agora assiste a tudo de cima do muro..."
    Concordo!

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Falsa dicotomia. É impossível ser feliz sem conhecer a Verdade.

    "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Joseph de Maistre
    "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

    isto posto, já posso fechar o tópico.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    ninguém vem ao Pai senão por mim

    Caramba, a ICAR detém o monopólio? o.O

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    sallqantay
    ninguém vem ao Pai senão por mim

    Caramba, a ICAR detém o monopólio? o.O

    este versículo não está só na bíblia católica, brow

    Teddy.Picker
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Teddy.Picker
    · votar


    landlord

    "Você pode ir para um lance de equilíbrio mental para não ficar infeliz, com um pensamento lógico e racional.
    Ou o outro lado... o tradiça..."


    concordo totalmente com o pensamento desse cara :D
    mas a verdade é que o nosso país que ta uma bosta cara, temos as piores condições preço/salário mínimo, o preço de uma cesta básica que é o necessário pra uma família de 4 pessoas se alimentar por 1 mês, é 48% do salário mínimo brasileiro, e moradia, e roupas? isso aqui ta uma zona, com certeza vai acontecer muita cagada nessa copa e eu aconselho protegerem-se, quero logo meus 21 pra pula fora daqui rumo Canadá ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Felicidade alienada ou ser um infeliz conhecedor da verdade?