das artes perdidas

    Autor Mensagem
    sallqantay
    Veterano
    # abr/14


    no senso comum, pensamos que o conhecimento humano sempre está em expansão. Mas uma grande parte desse conhecimento é prático, e se perde quando deixa de ser praticado, não podendo ser codificado inteiramente na forma escrita.

    você conhece alguma arte perdida? Pratica ela?

    dissertem

    guygo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sallqantay
    Isso é bem verdade... tem vezes q me desse a luz e eu consigo compor uma melodia até q boa, pelo menos agradavel de ouvi, mas se eu nao tocar/praticar na hora pah! Sumiu!!! E as vezes quando da tempo de escrever sempre falta uma parte..... mas minha memoria nao ajuda muito...

    Seria bom grava/filma as ideias :]p

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    guygo
    Seria bom grava/filma as ideias

    isso não adianta, a sutileza do saber fazer não pode ser reproduzida por nada

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    não podendo ser codificado inteiramente na forma escrita.

    Pode citar exemplos, svp?

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    john s mill

    esse pessoal que toca música barroca. Eles tocam em instrumentos de época, usam afinação diferente dos 440 Hz, interpretam a partitura segundo o padrão da época, coisa e tal

    mas existia um clima, um ethos, um sei lá o que na época. Isso está fora de qualquer codificação. Algo se perdeu para sempre ou pode ser retomado? É possível responder isso?

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    sallqantay

    foi um bom exemplo.

    emoções só podem ser transcritas de forma rasa e superficial, assim como boa parte da arte (tirando significação histórica e técnica).

    exatamente da mesma forma é pouquíssimo provável, mas não impossível, acho

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    john s mill

    os primeiros físicos eram também metafísicos (kepler, pascal, libinitz...). Será que o divórcio da ciência entre as hard sciences e as ciências ocultas pode ser esse caso? A separação astronomia-astrologia não seria uma perda?

    os alquimistas estão chegando?

    guygo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sallqantay
    Bom exemplo esse ai dos musicos. Tópico interesante!!

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    sallqantay

    acredito que sim, a própria hierarquização do conhecimento faz com que demos valor somente a fenômenos com características específicas (principalmente observação).

    Aristóteles já falava disso (em relação a lógica)

    Simonhead
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    guygo
    Seria bom gravar/filmar as ideias

    Se você possui celular e este possui aquele pequeno gravador, faça uso.

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    mas confesso que li o título e achei que era tópico de kung fu

    Drowned Man
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sallqantay
    no senso comum, pensamos que o conhecimento humano sempre está em expansão. Mas uma grande parte desse conhecimento é prático, e se perde quando deixa de ser praticado, não podendo ser codificado inteiramente na forma escrita.

    você conhece alguma arte perdida? Pratica ela?

    dissertem



    Creio que até mesmo artes ainda praticadas, mas de forma diferente -- seja pela própria evolução da sociedade e relações humanas, seja pela evolução da técnica/tecnologia em si -- como o cinema estão, de certa forma, perdidas.

    Isso ocorre porque por mais que os métodos utilizados possam ser replicados, o contexto histórico não pode (sem contar as próprias emoções já enumeradas acima).

    Quem me dera ter uma máquina do tempo.

    guygo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Simonhead
    Eu ja fiz uso algumas vezes com a gaita.
    Mas tem vezes q eu só consigo reproduzi uma vez e ai é q ta o problema, mas na real acho q o problema deve ser minha memoria mesmo ou nao, ah sei la.

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    post para os celtas

    guygo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    john s mill
    Um Viva a musica irlandesa!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Fazer arapuca só com barbante, facão e galhos de árvore é pra poucos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a das artes perdidas