Rio teve terceira exposição mais popular do mundo em 2013.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    Mostra “Impressionismo: Paris e a Modernidade” levou mais de 8 mil pessoas por dia ao CCBB

    RIO - O Rio teve a terceira exposição de arte mais popular do mundo em 2013. “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, que ocupou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre outubro de 2012 e janeiro do ano passado, foi vista por 561.542 pessoas — ou 8.099 pessoas por dia, segundo o ranking feito anualmente, desde 1996, pelo jornal especializado “ArtNewspaper”. A mostra trouxe à cidade obras impressionistas do Museu d’Orsay, de Paris. Só no último dia, a fila para visitar a exposição durou cerca de oito horas.

    “Impressionismo” ficou atrás apenas de duas mostras na China. “The western Zhou Dynasty”, exibida no National Palace Museum, liderou o ranking com pouco mais de 1 milhão de visitantes, enquanto “The Lingnan School of Painting”, no mesmo museu, teve 921 mil espectadores.

    O CCBB do Rio ainda aparece mais três vezes entre as 20 exposições mais populares do mundo no ano passado. “Cai Guo-Qiang: Da Vincis do povo”, que reuniu aviões e robôs amadores, entre outros inventos poéticos do artista chinês, ocupa o sexto lugar no ranking mundial, com mais de 6.400 visitantes por dia. O CCBB carioca ocupa também o 10º lugar com “Movie-se: No Tempo da Animação”, mostra sobre animação que recebeu 5.761 visitantes ao dia, e a 11ª posição com “Elles”, que reuniu obras de artistas mulheres da coleção do Centro Pompidou e teve 5.657 espectadores por dia.

    Na Europa, a mostra mais popular foi “Dalí”, no Pompidou, em Paris, com 790 mil visitantes ao todo. A mesma exposição arrebanhou 732 mil espectadores no Museu Reina Sofía, em Madri. Nos artigos que acompanham os rankings numéricos, o “ArtNewspaper” destacou o CCBB do Rio e a Saatchi Gallery, em Londres, como dois destaques na exposição de arte contemporânea — com perfis distintos: na galeria pública londrina, faz exposições de longa duração (de até mais de seis meses); já no centro cultural carioca, as mostras são “rápidas e rasteiras”, durando entre seis semanas e dois meses.

    Embora tenha números invejáveis por outras instituições brasileiras, o CCBB do Rio já esteve em primeiro lugar no mesmo ranking. Em 2011, a exposição “O mundo mágico de Escher” foi a mais vista do mundo com 9.677 visitantes por dia. É preciso ponderar, por outro lado, que os museus mundo afora usam diferentes metodologias para medir seu público. No CCBB do Rio, onde a entrada é gratuita, o registro é feito por censores nas portas da instituição que contam quem entra e sai do centro cultural — para ver ou não a exposição.

    http://oglobo.globo.com/cultura/rio-teve-terceira-exposicao-mais-popul ar-do-mundo-em-2013-12008136

    ---------------

    E eu fui /o/

    Dissertem.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Post pro santo.

    Insufferable Bear
    Membro
    # mar/14
    · votar


    “Impressionismo” ficou atrás apenas de duas mostras na China.
    Mas isso não vale, eles tem mais pessoas lá.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    E sem contar que mostras de arte na China, expõe versões xing ling das pinturas.

    Antoine Roquentin
    Membro
    # mar/14
    · votar


    além disso, na china os pintores não podem ser levados a sério, porque lhes falta pinto.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    E eles não vão para apreciar as artes, vão para comer pastel de flango.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rio teve terceira exposição mais popular do mundo em 2013.