Resenha do filme "A Caça": A eficácia cruel das punições sociais

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Tentando dar uma movimentada no OT, peguei um texto polêmico num site que o {bem fofo} Bizet me apresentou indiretamente. Aviso antes que no texto tem alguns spoilers sobre o filme.

------

A Caça” (Jagten, no original dinamarquês) é um dos fortes candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano. Na história, Lucas (interpretado magnificamente por Mads Mikkelsen) é um professor de jardim da infância adorado pela população da pequena cidade em que vive. Participa dos grupos de caça (uma tradição local), é apoiado durante seu divórcio e tem amigos leais. Mas quando Klara (Annika Wedderkopp), uma menina de 8 anos, filha de seu melhor amigo, confunde seus sentimentos pelo professor e tenta beijar-lhe, o homem pacientemente explica que isso só se faz entre “mamães e papais” e que ela deveria dar atenção aos meninos de sua idade. Mas Klara, confusa, resolve repetir à diretora da escolinha uma frase de conotação sexual que ouviu dos irmãos mais velhos, o que acaba colocando a cidade inteira contra o professor, que é acusado gravemente de ter abusado sexualmente da garota.

Para além de um filme excepcional, a história explora uma temática que tem muita ressonância em terras brasileiras: o “justiciamento”, que consiste no uso da violência não-legítima por parte do indivíduo, grupos e autoridades contra a prática de crimes. O caso recente mais emblemático foi a do rapaz acusado de roubo que foi agredido e amarrado nu a um poste. Outro exemplo ainda mais emblemático na história do país foi o caso da Escola Base, onde duas mães de estudantes denunciaram que professores do estabelecimento abusaram sexualmente de seus filhos.

Em todas estas situações, fictícias ou reais, o que se evidencia é o uso da agressão pelos indivíduos contra aqueles considerados criminosos. Há alguns motivos que incentivam e fortalecem esse tipo de prática numa sociedade, mas, de longe, o maior deles é a deterioração da noção de “Estado de Direito”. Quando as regras processuais e o sistema de justiça se tornam incapazes de realizarem seu papel principal de forma eficaz, que consiste em analisar os conflitos sociais e resolvê-los conforme a lei, a população encontra sua maior justificativa para confiar em suas próprias mãos o destino daqueles acusados de cometerem um crime.

Contudo, mesmo em países onde o Estado de Direito é forte e razoavelmente eficaz, como é o caso da Dinamarca onde se passa a trama do filme, ainda existe um impulso para que os membros da comunidade punam de alguma maneira o acusado de um crime. Destaque aqui para o termo acusado. Assim como o filme evidencia, o grande problema das punições sociais não é sua eficácia, a qual aliás, é bastante admirada por libertários; ela reside é na sua “cegueira”, a ausência de técnica, em suma, a falta de um processo de julgamento.

Provavelmente umas das obras liberais mais fantásticas contra o “justiciamento”, a ausência de um devido processo legal, onde sejam necessários provas para se condenar alguém por um crime, além da adoção do tão desprezado princípio da presunção da inocência, que consiste basicamente em não considerar alguém culpado até decisão final no julgamento, seja “Tratado sobre a Tolerância”, escrita pelo francês Voltaire.

A opinião pública é como um mar tempestuoso; e existem certas forças que quando aplicadas sobre ela produzem reações das mais variadas. O senso de justiça é uma dessas forças. Obviamente, quando vemos ou ouvimos sobre algo que nos pareça uma injustiça, naturalmente nos indignamos. Tomamos as dores daquele que a sofreu. Ansiamos para que a justiça seja restaurada o mais rápido possível. O problema reside no “como”.

O Estado de Direito foi uma criação essencialmente liberal porque buscava justamente fornecer um meio que fosse ao mesmo tempo justo e eficaz para que “o joio fosse separado do trigo”. Em outras palavras, para que os culpados fossem condenados por seus crimes e os inocentes fossem livrados de punições injustas. A ideia do devido processo legal é essencialmente essa: permitir que as partes tenham a oportunidade de provar sua inocência ou culpa por todos os meios legalmente aceitáveis.

Infelizmente, mesmo quando uma comunidade absorve a importância e a relevância de não fazer justiça com as próprias mãos, sem ter as evidências necessárias para julgar e condenar, outro tipo de mal recai sobre aqueles que são acusados de cometerem um ilícito: a ojeriza da população, que se sobrepõe tanto sobre o suspeito que foi inocentado como pelo criminoso que já foi punido. Com exceção da família e poucos amigos, esse indivíduos, justamente ou injustamente, ficarão marcados para sempre dentro da sociedade.

Assim como no final do filme, por mais que a sensação de normalidade e de que a justiça tenha sido aparentemente restabelecida, no fundo, aquele indivíduo sempre perceberá como o tratamento que recebe dos outros nunca será o mesmo novamente. Em resumo, estarão para sempre condenados socialmente.

Fonte: http://liberzone.com.br/a-caca-a-eficacia-cruel-das-punicoes-sociais/

---------------------------------------

Foi fisgado? Disserte.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14
· votar


Post pro Santo.

Konrad
Veterano
# mar/14 · Editado por: Konrad
· votar


Com todo o respeito, mas a comparação objeto da tal resenha é ridiculamente despropositada por "n" motivos.

Existe uma grande diferença no "justiciamento" cometido contra um infeliz apanhado em flagrante delito por reiteradamente furtar objetos/pertences e um "justiciamento" de um indivíduo baseado numa presunção de culpa advinda de um relato de um terceiro que interpreta frases de alguém ainda legalmente incapaz (o que não desqualifica a acusação, mas enseja uma averiguação mais profunda antes de conclusões e definições de culpa). Isso sem contar as abissais diferenças entre a celeridade, seriedade e acurácia dos processos legais em sistemas tão distintos como o Brasileiro e o Dinamarquês. Torna-se ainda mais surreal fazer qualquer tipo de comparação se se levar em conta os aspectos culturais e sociais de cada país.

Em resumo: o filme pode ser bom, a resenha nem tanto.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Proponho um retorno à sharia para nos salvar do ocidente decadente

/BF

Insufferable Bear
Membro
# mar/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Eu proponho a exterminação de todos os sites libertários. Porque sim.

A resenha é ruim, qualquer resenha que tenta espremer e extrapolar comentários políticos de uma peça é ruim.

E eu outro dia mesmo estava defendendo críticos de artistas afetados...

Antoine Roquentin
Membro
# mar/14
· votar


salvar o ot com um texto grande?

Bizet
Veterano
# mar/14 · Editado por: Bizet
· votar


Também tem Liberalismo da Zoeira e Libertarianismo, mas acho que só são páginas de facebook, não têm um site tipo a página do liberzone não. Obviamente ambos são ruins, mas sei lá, gosto é gosto rçrç. 1bj

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14
· votar


Bizet
Obviamente ambos são ruins

Seu militante do PSOL!

Antoine Roquentin
Membro
# mar/14
· votar


Bizet

http://www.libertarianismo.org/

Tamehiro
Veterano
# mar/14
· votar


Die Kunst der Fuge
interpretado magnificamente por Mads Mikkelsen


não gostava dele até começar a assitir hannibal

Bizet
Veterano
# mar/14 · Editado por: Bizet
· votar


Die Kunst der Fuge
Seu militante do PSOL!

Nada, apesar de ser meio esquerdinha eu sou bem capitalista, só não vejo sentido em libertarianismo. Mas acho que não tenho nada contra a posição em si (porque humanas), é só que essas páginas de libertarianismo me parecem a página da ATEA, humor tosco com muita superficialidade e arrogância juvenil (nada contra arrogância, só quando ela é desse tipo específico) e fandom a rodo, não consigo levar a sério. Junte isso a um amigo que curte todas elas e compartilha 3 posts por dia dessas porras... ainda não é tão ruim quanto posts de oração, mas ainda doeria menos arrastar meu pênis numa chapa quente.

Essa porra já começou a criar gírias tipo ter gente se chamando de "Líber", cara. Esse meu amigo entra numa conversa com uma guria que ele encontrou nesse tal de tinder e ela já manda um "ah, você é líber também? Legal :)". Aí tu entra na página pra ver os comments e chove "huehuehue os eskerdalho pira", "huehuehue keynes total own4d0 mamando o friedman". Seriosamente, que cacete é esse, véi?

Depois de um tempinho fui procurar e vi que dava pra cancelar share dessas páginas sem cancelar o feed do perfil inteiro (pra não perder shares dele como esse, que obviamente fazem a vida valer a pena) e meu coração encontrou a paz novamente. Hoje vivo feliz com meus filhos e minha esposa maravilhosa.

Antoine Roquentin
Eu imaginei que tivesse um site com nome libertarianismo porque óbvio, só não sabia se era a mesma da página do facebook. Mas é sim.

Tamehiro
Ele com certeza curte um falo.

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


Bizet
Libertarianismo é uma coisa, o que me dá asco é usar essa ideologia pra justificar seu caráter egoísta adolescente que nunca deixou de lado.
Pessoal que posta nesses sites usam essas idéias mais para justificar sua filha da putice que porque realmente se importa com a sociedade.

Penn Jillette é um dos caras mais inteligentes que ouvi falando sobre essas coisas mas defende caridade, adolescente revolt acha que pobre tem que se foder porque não é culpa dele.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


seu caráter egoísta adolescente que nunca deixou de lado.

isso é verdade pra caralho, leandro.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Deixo aqui meu apoio por mais tópicos assim. É sério, são divertidas as discussões do OT.

Bizet
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear
Libertarianismo é uma coisa, o que me dá asco é usar essa ideologia pra justificar seu caráter egoísta adolescente que nunca deixou de lado.


Sim, e sair citando ayn rand a rodo pra tentar arrumar justificativa filosófica pras adolescentices.

Penn Jillette é um dos caras mais inteligentes que ouvi falando sobre essas coisas mas defende caridade, adolescente revolt acha que pobre tem que se foder porque não é culpa dele.


Aí entram os fãs da ááiiinn rand.

Mas não sei se acho o jillette muito esperto não.

One More Red Nightmare
Oi?

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Bizet
seu egoísmo é resquício púbere

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Sei la, vc pode ler Any Rand ou entender a teoria dos jogos. Qualquer um dos dois mostra que o egoísmo é uma virtude.

Pensar o contrário é resquício cristão metafísico

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


feito um furacão

Bizet
Veterano
# mar/14
· votar


One More Red Nightmare
seu egoísmo é resquício púbere


Que egoísmo, cê tá drogado? Ele não tava falando de mim.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Bizet
ce não é lib, cara?

Bizet
Veterano
# mar/14
· votar


One More Red Nightmare
Claro que não, homi. Nesse mesmo tópico eu disse que sou "meio esquerdinha".

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Bizet
porra, você, um jagunço do nordeste, último bastião da tradição passasede, morador de uma casa de pau a pique, portador de pexera na ilharga

esquerdinha? pô

mas é só a reforma agrária né?

Bizet
Veterano
# mar/14 · Editado por: Bizet
· votar


One More Red Nightmare
porra, você, um jagunço do nordeste, último bastião da tradição passasede, morador de uma casa de pau a pique, portador de pexera na ilharga


Se eu fosse coronéu eu seria de direita, kra.

mas é só a reforma agrária né?

Nada, é o pacote todinho de fãdomodelonórdicosaúdeeeducaçãoparatodos pró bolsa-família.

Antoine Roquentin
Membro
# mar/14
· votar


leandro só libera a bundinha.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14
· votar


One More Red Nightmare

Jonas, você está em um lugar público. Cuidado com as brincadeiras que você faz.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Die Kunst der Fuge
de fato

o trololo ainda é membro dessa porra?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/14
· votar


One More Red Nightmare

Sim, recentemente ele estava relatando os progressos com o uso de anabolizantes no Academia do OT.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Die Kunst der Fuge
vergonhoso

você está malhando também? Tem feito a dieta paleo? Tem lido Hayek?

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


teoria dos jogos. Qualquer um dos dois mostra que o egoísmo é uma virtude.

Recomendo ler Game Theory de Fudenberg e Tirole e não textos propagandísticos para aprender teoria dos jogos. Recomendo parar de envergonhar a família.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear

uma teoria de origem matemática é incapaz de qualificar algo como virtuoso (está fora do seu escopo), para isso é necessário entender teoria econômica e equilíbrios cooperativos, e como isso pode produzir riqueza que é compartilhada por toda a sociedade

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Resenha do filme "A Caça": A eficácia cruel das punições sociais