Autor |
Mensagem |
One More Red Nightmare Veterano |
# nov/13 · Editado por: One More Red Nightmare
mas foi um aristocrata quando jovem
tinha quem engomasse suas camisas, quem trabalhasse por ele
tinha tempo para torrar toda a grana que tinha com libertinagem (tipo perder a casa no jogo)
tanto que depois de velho (crise dos 40/50 provavelmente) repudiou o estilo de vida que levava, se desfez dos bens que tinha, abriu mão dos direitos sobre seus livros, e foi acabar morrendo numa estação ferroviária qualquer.
alias, a maioria dos grandes escritores clássicos tinha tempo ocioso pra caralho, montaigne era rico, fracassou no exercito e passou a vida escrevendo pra não enlouquecer, como tinham a consciência elevada, os que acabavam se afundando na miséria muito provavelmente o faziam por terem tempo demais para pensar na própria desgraça
se o terreno que chamamos realidade - vida prática - é infértil e inóspito ao florescimento da arte,do pensar, da filosofia, o artista ou é alienado à realidade, e por isso se torna um pensador cocho,avulso, ou então deve ser um aristocrata,um bem nascido, alguém que não precisa chegar a pôr os pés nesse terreno.
|
Felippe Rosa Veterano |
# nov/13
· votar
se o terreno que chamamos realidade - vida prática - é infértil e inóspito ao florescimento da arte,do pensar, da filosofia, o artista ou é alienado à realidade, e por isso se torna um pensador cocho,avulso, ou então deve ser um aristocrata,um que nascido, alguém que não precisa chegar a pôr os pés nesse terreno. Deve ser por isso que eu nunca tive saco pra compor alguma coisa, ócio é algo bem raro para mim...
|
_Excelion Veterano |
# nov/13
· votar
One More Red Nightmare
sempre foi assim, pensar é um luxo.
|
_Excelion Veterano |
# nov/13
· votar
ps: dostoevski > pushkin > tolstoi
|
makumbator Moderador
|
# nov/13 · Editado por: makumbator
· votar
dostoievski > pushkin > tolstoi (2)
|
Antoine Roquentin Membro |
# nov/13
· votar
boooring
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# nov/13
· votar
É que não existia prozac.
|
sallqantay Veterano |
# nov/13
· votar
como tinham a consciência elevada
livre-se dessa arrogância enquanto é tempo /o\
|
landlord Veterano |
# nov/13
· votar
como tinham a consciência elevada
Eu não consegui abstrair isso e chegar num sentido pratico para essa frase.
|
guizimm Veterano |
# nov/13
· votar
dostoievski > pushkin > tolstoi nunca li nenhum dos 3
|
makumbator Moderador
|
# nov/13
· votar
guizimm
Então comece aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2404913/notas-do-subsolo
|
guizimm Veterano |
# nov/13
· votar
makumbator valeu, vou começar uma lista de livros pra ler nas férias, já que eu não passei no vestibular onde eu queria, e ano que vem vai ser pauleira no cursinho
|
Insufferable Bear Membro |
# nov/13
· votar
guizimm Comece com o idiota do dostoiévski, é o único dele onde o final não é completamente broxante.
|
# nov/13
· votar
sallqantay você acredita a capacidade das pessoas é plenamente padronizada?
|
# nov/13
· votar
que*
|
# nov/13
· votar
notas do subsolo é broxante.
|
# nov/13
· votar
cara, foda-se dostoievski, você não captou o sprito
|
guizimm Veterano |
# nov/13
· votar
Insufferable Bear saquei, vou ver se eu compro, vo da uma pesquisada
|
_Excelion Veterano |
# nov/13
· votar
One More Red Nightmare
vejo as coisas de forma mais materialista.
tipo, se seu tempo é consumido por atividades de subsistência, seja colher num feudo, trampar numa fábrica em manchester ou numa loja num shopping, você não tem tempo para produção artística e/ou intelectual (nem para desenvolver isso).
logo, quem o tem, tem porque alguém produz socialmente por ele (leia-se trabalho social do marx), i.e., ainda faz parte da 'realidade real' das coisas (salvo thoreaus por ai), mas produz nas costas dos outros.
se ele é alienado a isso ou não, advém de quão longe no macroscópio social ele enxerga.
não sei se expliquei direito, a capacidade de organizar idéias (dom de poucos) não me pertence.
|
# nov/13
· votar
_Excelion concordo
talvez a minha concepção de artista seja meio enviesada
não consigo conceber um artista que não seja uma entidade sumariamente social, cujo trabalho não orbite, não se alimente de pessoas e seus afazeres
é claro, mesmo montado na garupa de outro, o sujeito bem nascido ainda sim tem a possibilidade de pensar a sociedade em que vive muito bem
mas seria absolutamente imoral, a meu ver.
|
# nov/13 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar
One More Red Nightmare
eu gosto de ter tempo em excesso pra me ocupar com reflexões e arte, outrora eu evitava isso porque via tudo como sendo uma merda, mas bastante coisa mudou, cara, e hoje vivo tranquilo com praticamente tudo, e poucos ao meu redor vivem de tal forma (leia-se, vagabundo). claro que se não fosse sustentado a realidade seria outra.
mas dou a maior moral pra quem é alheio a tudo mesmo. nego vive numa fritação cotidiana que eu não entendo.
|
makumbator Moderador
|
# nov/13
· votar
Antoine Roquentin notas do subsolo é broxante.
Eu não acho! E nem tomei a pílula azul hein?
:)
|
# nov/13
· votar
Antoine Roquentin mas dou a maior moral pra quem é alheio a tudo mesmo. nego vive numa fritação cotidiana que eu não entendo.
pra muitos essa escolha de ser alheio simplesmente não existe, não é viver mas sobreviver
É uma imposição do tempo presente que eu não conseguiria simplesmente ignorar
|
sallqantay Veterano |
# nov/13
· votar
One More Red Nightmare você acredita a capacidade das pessoas é plenamente padronizada?
não, mas também não acho que existam manos tão esclarecidos assim
|