“Estamos juntos”, Diz Lula a petistas presos.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/13


Ex-presidente teria telefonado para José Dirceu após saber da expedição dos mandados de prisão, de acordo com matéria do Estadão; jornal paulista diz que Planalto vai adotar lei do silêncio e que execução imediata da sentença é um mal menor, pois impede que o tema volte ao foco da mídia em 2014, comprometendo o projeto de reeleição de Dilma Rousseff; já o PT, enfático, acusou o STF de “casuísmo jurídico” e conclamou militância à luta contra a “criminalização” do partido

Notícia do jornal o Estado de S. Paulo informa que o ex-presidente Lula telefonou na sexta-feira (15) para José Dirceu para solidariza-se pela prisão do ex-auxiliar, que foi seu ministro da Casa Civil no primeiro mandato. “Estamos juntos”, teria dito o presidente, segundo a publicação. José Dirceu, o deputado licenciado José Genoino e outros 10 condenados na Ação Penal 470 tiveram a prisão decretada na mesma sexta-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, indicado à corte pelo ex-presidente petista.

Ainda segundo o Estadão, Lula e a presidente Dilma Rousseff teriam acertado uma estratégia para “não prolongar o desgaste”. Ela se basearia numa espécie de lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão e a condenação e prisão dos ex-dirigentes petistas. "Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto", admitiu neste feriado o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

O jornal paulista avalia que Lula e o Planalto ficaram de certa forma aliviados com a prisão ainda neste ano, pois temiam que o adiamento do cumprimento das sentenças pudesse contaminar o cenário para as eleições de 2014 e o conseqüente projeto de reeleição de Dilma.

Já o PT foi mais enfático. Em nota divulgada logo após s expedição dos mandados, o presidente do PT, Rui Falcão, acusou o STF de “casuísmo Jurídico”. E conclamou a militância petista a se mobilizar contra o que classificou de tentativa de criminalizar o PT.

O Estadão sustenta que a falta de uma defesa contundente por parte da cúpula petista, em nome do pragmatismo eleitoral, teria contrariado não apenas Dirceu e Genoino, mas também o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o deputado João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara.

Fonte

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Leiam também:

Você não está sozinho, José Genoino

Num dia histórico, em que Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, pretende inaugurar uma nova república com a prisão de um dos mais honestos políticos que o Brasil já produziu (leia texto de Eduardo Guimarães), 247 republica o "abraço-assinado" dirigido a José Genoino:

Nós estamos aqui!

Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você,
que deseja um país melhor.

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino
é um homem honesto, digno, no qual confiamos.

Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda
uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.

Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de
pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.

Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma
sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.

Eles eram bandidos ou mártires na televisão?

Do ponto de vista estético, José Dirceu e José Genoino tiveram, na noite de ontem, uma vitória; embora tenham sido presos num feriado, como se fossem bandidos de alta periculosidade, não foram apresentados algemados e tiveram a oportunidade de transformar a prisão num gesto político, quando ambos cerraram os punhos; enquanto noticiava o caso, Tonico Ferreira, da Globo, era cercado por manifestantes que lembravam uma verdade dura: a Globo apoiou a ditadura, combatida por Dirceu e Genoino.

makumbator
Moderador
# nov/13
· votar


Eu gostei da capinha de super herói do Genoíno.

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


jornal paulista diz que Planalto vai adotar lei do silêncio e que execução imediata da sentença é um mal menor, pois impede que o tema volte ao foco da mídia em 2014, comprometendo o projeto de reeleição de Dilma Rousseff; já o PT, enfático, acusou o STF de “casuísmo jurídico” e conclamou militância à luta contra a “criminalização” do partido

pqp.

Skider
Veterano
# nov/13
· votar


Estamos juntos

Deus te ouça,companheiro.

Snakepit
Veterano
# nov/13
· votar


Cadeia neles.

PigO
Veterano
# nov/13
· votar


eles foram preso? até que enfim kkk vo da uma olhada nas noticias..

Pedro_Borges
Veterano
# nov/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


“Estamos juntos”

Lula deveria estar junto.

highvoltage
Veterano
# nov/13
· votar


Pedro_Borges
“Estamos juntos”

Lula deveria estar junto.


Preso, com certeza.

Numa cadeia de segurança máxima.

Pavilhão 9.

_Excelion
Veterano
# nov/13
· votar


hurr durr, prendemos políticos corruptos, agora o brasil vai pra frente, hurr durr



não digo que não tem que 'punir', só que essa á uma solução muito ingênua para os problemas estruturais do estado moderno.

_Excelion
Veterano
# nov/13 · Editado por: _Excelion
· votar


ademais, Zé Dirceu pode ter vendido a alma ao clientelismo latente do Estado moderno, mas sou muito mais ele que todos os zé bostinha que ficam sentados numa cadeira não fazendo nada o dia inteiro xingando o cara.

o cara liderou a galera em 68 após a batalha da maria antônia, estruturou o PT para ser esse gigante político que é hoje (para o bem ou mal, não interessa, estou apenas dando mérito ao Dirça), foi preso, torturado...

tudo bem, virou mais um parasita, mas já fez mais que geral aqui, se eu fosse ele, ia preso sem peso na consciência, já estaria na história.

GuitarHouse
Veterano
# nov/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Só deixaram de constar a menção do Estadão de que o espedidenti ligou direto de sua chácara no interior de São Paulo, tomando uma gelada à beira da piscina...ao dizer "estamos juntos".

GuitarHouse
Veterano
# nov/13
· votar


O que eu acho mais curioso é que agora os condenados e presos estão reclamando da falta de estrutura dos presídios.

Quanta ironia!

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/files/2013/11/Capas- da-semana-758x1024.jpg

Pedro_Borges
Veterano
# nov/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


_Excelion

Respeito sua opinião, mas acompanhei a história viva durante o regime militar e sou um dos que, como estudante e cidadão, lutaram pelo restabelecimento da democracia. E pelo que acompanhei ao longo desses anos, penso diferente do que você coloca.

Essa ala de esquerda, sobretudo a esquerda radical a qual pertencia José Dirceu, José Genoíno, Dilma e outros mais, jamais lutaram pelo Brasil. Jamais amaram a pátria. Eles lutaram ferozmente por sua ideologia e pela conquista de privilégios para sua turma. Eu vi de perto e não me enganei. A liberdade da qual eles falavam, inclusive liberdade de expressão, era apenas para seus microfones. A prova disso é o desejo imperioso de controlar a imprensa hoje.

A ideia de sociedade para eles não pressupõe fronteiras geográficas e sim ideológicas. Assim a Venezuela, Cuba, Argentina, Bolívia, enquanto esquerda, formam uma só sociedade e é assim que eles concebem os governos (Claro que estou falando de uma coisa que você sabe. Não estou tentando ensinar, não é meu objetivo).

Quando se fala em pátria, eles próprios são os primeiros a dizer que a ideia de estado é uma construção do capitalismo. José Genoíno, por exemplo, participou da luta armada na Guerrilha do Araguaia, cujo objetivo era formar uma resistência armada e tomar a floresta amazônica, criando-se um organização cancerígena tal qual são as FARCs colombianas.

O exército foi cruel com muitos filhos de mães, que até hoje reclamam a ausência de seus filhos, mas do lado das tropas federais também morreram filhos deixando suas mães sofrendo, porém o resultado é que, pelo menos, hoje não temos lá um campo minado onde o estado não pode entrar tal qual é na Colômbia. Da mesma forma, nossa selva não se transformou em laboratório de drogas.

Quanto ao Lula, esse não passou de um rato de porão de sindicato. Semi analfabeto, porém com penetração na classe operária foi absorvido pelas víboras esquerdistas. Era naquela época a "causa nobre" que se poderia vestir-se aos baba ovos de biblioteca marxista. Sequestraram-no e o transformaram no ícone que os levariam ao cobiçado poder de mando.

Nunca e jamais poderia creditar-se a esse cidadão de vocação parcialista de cuja gênese não se sabe nem mesmo se partiu de uma família digna (não confundir família digna com família rica). Ter o mérito de lutar pelos salários de seus colegas operários, por si não o coloca na condição de detentor de todas as virtudes. Digo isso porque, em certo momento da política nacional, o dito cujo chegou a exibir status de pureza transcendental.

Dos discursos nada trouxeram, principalmente a bandeira da moralidade que também seria uma causa nobre para convencer o tão sofrido povo brasileiro. À tão propalada fome do povo, trouxeram cestas básicas de eterna dependência marcadas com os números eleitorais.

A esses programas sociais assistencialistas, pergunta-se: qual a família faminta que, recebendo a ajuda, transformou-se de indigente social a cidadão digno com emprego e renda própria? É claro que o objetivo não é dar cidadania e sim mantê-los atrelados à dependência como forma de se eternizarem no poder.

Não sou contra os programas sociais e até acho que devemos tê-los como forma de promover desenvolvimento às camadas menos favorecidas, porém com objetivo certo de atingir sua plena cidadania e desde que tais assistências façam parte de programas de estado e não de governos.

Finalmente vejo que seria necessário cadeia para todos inclusive para os filiados do PT que, vendo seus colegas assaltando a pátria ainda assim insistem em fazer parte da militância. É uma vergonha para um cidadão continuar apoiando isso!

Me desculpem se cometi injustiças mas se ainda existir pessoas dignas fazendo parte desses quadros políticos, eu digo que repensem sua posição em nome de suas nobres posturas e condutas.

_Excelion
Veterano
# nov/13 · Editado por: _Excelion
· votar


Pedro_Borges

Concordo com você em partes, em especial no que diz respeito que vários componentes eram burocratas, Kautskys, querendo assumir o o rolê, mas manter o status quo em linhas gerais (talvez mudar a ordem de algumas coisas), apenas mudando a cor da bandeira. E sobre o Lula.



Quando se fala em pátria, eles próprios são os primeiros a dizer que a ideia de estado é uma construção do capitalismo.

mas isso por exemplo, é a mais pura verdade. A idéia de Estado Moderno surge embrionáriamente na Revolução Francesa, como um cão de guarda para a então embrionária também burguesia (na época bem definida). Até hoje, o Estado Moderno nada mais é que um segurança da multiplicação do poder de facto, qualquer lado social visa apenas manter o status quo segurando os ânimos. Antes que o BF venha falar que eu estou achando que tem um cartolão controlando o governo por marionete, só estou falando que o Estado Moderno serve para conter mudanças estruturais e sistêmicas, portanto, privilegiando quem está 'por cima' na atual ordem das coisas.

A esses programas sociais assistencialistas, pergunta-se: qual a família faminta que, recebendo a ajuda, transformou-se de indigente social a cidadão digno com emprego e renda própria?

A idéia é keynesiana, um agente multiplicador positivo. Poderia ser feito de melhor forma, de cima para baixo, mas seria contra a ideologia do partido.


Quanto ao PT, nunca foi um partido revolucionário, que quis profundas mudanças. O PT sempre foi voltado à manutenção do próprio poder, e com economistas que ficam entre cepalistas e keynesianos a la tupiniquim. Quem é filiado à esse partido nada mais é que um aspirante a burocrata.



E de qualquer forma, o mérito que atribuí a essa galera foi sem juízo de valor sobre os meios e fins, apenas falando que o cara arregaçou as mangas para fazer o que queria, e isso eu acho admirável.

Essa ala de esquerda, sobretudo a esquerda radical a qual pertencia José Dirceu, José Genoíno, Dilma e outros mais, jamais lutaram pelo Brasil.

E nisso acho que estavam certos. Primeiro que ideológicamente, se luta contra o capital internacionalmente, de acordo com a cartilha, então eles não poderiam ater-se ao Brasil apenas. Segundo que lutar pela pátria é a coisa mais piegas e contida que há, não há como fazer mudanças profundas se não se pensar internacionalmente. Você pode trocar o governo inteiro, por exemplo, mas as forças externas mantendo-se as mesmas, o ponto fora da curva tende a retornar a ela. Terceiro que o Brasil é heterogêneo demais para se lutar por ele.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13 · Editado por: Black Fire
· votar




Quanto ao PT, nunca foi um partido revolucionário, que quis profundas mudanças.


Claro, até parece que o PT é um partido homogêneo, onde todos os membros professam a ideologia oficial do partido e não tem facções revolucionárias importantes. Isso sem contar todas as ações do mainstream do partido: elevação de "movimentos sociais" a poder para-estatal, aparelhamento do judiciário, criminalização da propriedade, acordos com grupos revolucionários, inchamento do Estado. Pra acreditar que o PT não é um partido revolucionário tem que se esforçar muito.

El_Cabong
Veterano
# nov/13
· votar


"Estamos juntos, mas vocês aí e eu aqui né ??"

Pedro_Borges
Veterano
# nov/13
· votar


_Excelion
Olha, lutamos (cada um à sua maneira) muito contra o regime de exceção, que foi de fato terrível, e claro que toda voz que ecoava nesse sentido prestava um serviço à democracia. Nesse sentido a resistência apresentada pelos personagens aqui citados foi importante. A luta contra o imperialismo da Casa Branca era uma luta de todos e continua sendo.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Zé Dirceu foi treinado em Cuba para prestar serviços à democracia.

Tempo
Membro Novato
# nov/13
· votar


José Dirceu >>> Galera do OT

Pedro_Borges
Veterano
# nov/13
· votar


Tempo
José Dirceu >>> Galera do OT

Então estamos lascados de vez.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


Tempo
Genuíno >>>>> Você
Lula >>>>> Você
Marta Suplicy >>>>> Você
Regina Casé >>>>> Você
Black Fire >>>>> Você


>:(

_Excelion
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire

um partido que visa a manutenção do seu poder internamente dentro de um estado moderno (cuja função é a manutenção do status quo) jamais pode ser chamado de revolucionário, no máximo reformista.

pelamor, mas isso é claro né.

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


highvoltage
Pavilhão 9
Pavilhão 9 fica embaixo da Ponte dos Remédios... regado a samba e futebol...

#marcandooooooooooooo

Pedro_Borges
Veterano
# nov/13
· votar


_Excelion

E nisso acho que estavam certos. Primeiro que ideológicamente, se luta contra o capital internacionalmente, de acordo com a cartilha, então eles não poderiam ater-se ao Brasil apenas.

Compreendi o contexto de todo o parágrafo e citei apenas uma parte como referência. Pois bem, aí resiste o meu questionamento. Lutar por uma ideologia na qual se credita a verdade, é um direito sagrado, porém apropriar-se do poder estatal como máquina para buscar esses objetivos é que acho uma situação de estrema delinquência.

O estado está a serviço de uma comunidade, comunidade esta heterogenia, como você bem disse. Seus recursos, instituições e tal servem a essa finalidade precípua, embora situações de ameaça à soberania desse estado deva ser rechaçada. Claro que a imposição imperialista também é uma ameça a essa soberania.

Por outro buscar regozijo ideológico de grupos, submetendo todo o estado e suas ferramentas de poder nesse objetivo é também uma agressão a sua soberania.

Talvez o Che Guevara tenha sido até mais sensato quando abandonou o emprego burocrático no estado cubano para, dentre os povos latinos americanos, pregar seus ideais deixando o estado/entidade/politica/territorial cuidando dos interesses difusos de seu povo.

Observe que o José Genoíno, no ato de entregar-se disse: viva o PT. Se fosse o defensor das causas nacionais, como certeza teria dito: viva o Brasil.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Pedro_Borges
Observe que o José Genoíno, no ato de entregar-se disse: viva o PT. Se fosse o defensor das causas nacionais, como certeza teria dito: viva o Brasil.

é o rolê Leninista: o partido antes de mais nada

lixo histórico de quinta

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13 · Editado por: Black Fire
· votar


_Excelion
Isso que você faz é simplesmente reservar pra o termo "revolucionário" para um partido hipotético, que queira derrubar o sistema e instalar outro fofis e cheio dos pirlimpimpim, pra manter o ar mágico que o termo tem no imaginário popular (uma subversão linguística típica de DCE: "só é revolucionário/comunista/libertário, se seguir o meu conceito de revolucionário/comunista/libertário, aprendida naquele "Que Fazer?" do Lenin), mas no sentido real do termo um partido que quebra a estrutura do Estado, e da sociedade como um todo e põe outra no lugar é um partido revolucionário, revolução não é um termo exclusivamente comunista. Como é que um partido pode estar mantendo o status quo quando muda a própria estrutura do poder, elevando movimentos sociais a poder para-estatal?

Significado de Revolucionar

v.t.
1. Provocar alteração ou mudança intensa em;
2. Insurrecionar-se ou rebelar-se contra a soberania e o poder vigente; amotinar; provocar perturbação ou incómodo;
3. Revirar, remexer ou revolver.
(Etm. de revolutióne + ar)

http://www.lexico.pt/revolucionar/

_Excelion
Veterano
# nov/13
· votar


Como é que um partido pode estar mantendo o status quo quando muda a própria estrutura do poder, elevando movimentos sociais a poder para-estatal?

santa inocência, batman

Julia Hardy
Veterano
# nov/13 · Editado por: Julia Hardy
· votar


tudo bem, virou mais um parasita, mas já fez mais que geral aqui, se eu fosse ele, ia preso sem peso na consciência, já estaria na história.

É verdade. Mentiu, roubou, matou, torturou e ainda recebeu a alcunha de herói. Realmente, ele é muito mais que a "geral aqui".

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a “Estamos juntos”, Diz Lula a petistas presos.