A internet também aliena as pessoas?

    Autor Mensagem
    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13


    Usuários médios frequentam as mesmas mídias, repetem as mesmas informações, mesmos memes, mesmos HOAX....

    E aí? A internet não tinha a fama de evitar a alienação pela Tv? Acham que isso mudou ou o problema é que o usuário que não sabe aproveitar?

    Facebook?

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    a culpa é sempre do usuário

    eu posso ver TV e entender as entrelinhas da notícia, eu posso ver datena e entender outra coisa, etc

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/13
    · votar


    Hum, eu gosto de fóruns como o fcc porque você vê muitas opiniões diferentes num mesmo lugar, o mesmo acontecia com o orkut. Algo que não é focado por coisas como reddit, facebook e twitter, você segue só o que tá interessado. Acho que esse efeito na internet é mais recente.
    Mas pessoas alienadas sempre foram alienadas, o que falei antes só deixa mais claro. Mas isso é apenas uma conjectura, foi uma conclusão que cheguei por meio de observações isoladas e não devem ser generalizadas.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/13
    · votar


    se a pessoa fica sempre na mesma coisa, fica "alienado" sim.

    a culpa é sempre do usuário
    é por aí..

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Facebook?
    Não obrigado, não curto.

    a culpa é sempre do usuário
    Sim. Principalmente quando é usuário Maria-vai-com-as-outras, aí fica tudo igual mesmo, maior monotonia de tryhard .

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Se o usuário for idiota sim. Ele vai se alienar ouvindo rádio, assistindo tv, lendo...
    Mas colocar a internet como uma coisa só é ridículo e não faz o menor sentido. Tem desde portal ofuxico até sites com acervos sensacionais de livros de universidades do mundo inteiro que antes da internet eram possíveis de serem acessados.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Mas eu to partindo do pressuposto da fonte, e não do usuário.

    A TV aliena por causa do seu conteúdo direcionado, manipulador etc..Se o usuário tiver discernimento, ele consegue minorar essa alienação. Ou seja, a fonte é alienadora.

    Já a internet parece que é ao contrário. A fonte não é manipuladora em tese, mas os usuários acabam por fazer com que ela se torne. Eis o contraponto.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/13
    · votar


    A fonte não é manipuladora em tese, mas os usuários acabam por fazer com que ela se torne. Eis o contraponto.


    Mas isso é porque os usuários são idiotas. Tipo aqueles pais que levam os filhos pra comer num restaurante que os pirralhos gostam e passam a refeição inteira feito uns cretinos nos seus iphones/galaxys sem olhar pros filhos, a menos que seja para dar um esporro nas crianças sem o menor motivo.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/13
    · votar


    GuitarHouse
    Já a internet parece que é ao contrário. A fonte não é manipuladora em tese, mas os usuários acabam por fazer com que ela se torne. Eis o contraponto.
    Aí vai depender da fonte de informação... Se vc pegar sites de conteúdo religioso, partidário, etc, as informações têm grandes chances de serem manipuladas.

    Concordo que na internet seja mais fácil encontrar um contra-ponto ou uma segunda opinião sobre tudo o que é publicado, mas isso depende do usuário.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Mas veja, as próprias fontes também podem ser alienadas, não dando muita escapatória ao usuário. O ponto aonde quero chegar é que o usuário nem sempre consegue escapar da alienação.

    Hoje em dia tudo se copia...Uma notícia com erro de digitação se espalha pela internet inteira. A informação não é produzida por todos, mas por um ou outro. A fonte da informação nem sempre é a visão in loco, mas a visão colhida de outra fonte na própria web.

    Ou seja, quero dizer que, a não ser que o usuário seja muiiiito prospectivo, a informação, entretenimento etc., será quase igual, manipuladora e acrítica.

    st.efferding
    Membro
    # out/13
    · votar


    Mas veja, as próprias fontes também podem ser alienadas, não dando muita escapatória ao usuário. O ponto aonde quero chegar é que o usuário nem sempre consegue escapar da alienação.

    Sim, a fonte pode ser alienada. E mais, pode ser alienadora.

    Snakepit
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Alienação é apenas o teu ponto de vista sobre a opinião de uma pessoa.

    Portanto não existe, é meramente pessoal e subjetivo.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Snakepit
    To partindo do mesmo pressuposto alegado para a televisão.

    Snakepit
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    GuitarHouse
    To partindo do mesmo pressuposto alegado para a televisão.

    Acho que tanto a internet quanto a TV tem as mesmas chances de formar opinião.

    Ou seja, a pessoa que assiste, algumas com mais, outras com menos facilidade, terão sua opinião formada baseada com a informação que lhe é passada, seja TV, Internet, jornal...

    A TV sempre foi o "vilão" por ser de facil acesso e facil compreensão. Qualquer analfabeto, literalmente, liga e assiste Jornal Nacional. Com o tempo nada mais natural que a internet chegue nesse ponto, mas como os internautas precisam ser no minimo letrados, a TV continuará sendo o principal alvo para os formadores de opinião.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    sallqantay
    a culpa é sempre do usuário

    Será mesmo?

    Como você pode responsabilizar totalmente o receptor por uma má interpretação se o emissor enviou uma mensagem distorcida?

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Outro ponto é que hoje o Google virou porta de entrada. Muita gente somente acessa respostas do Google na primeira página. Ou seja, não está ali, não existe.

    E pior, os navegadores têm, em grande parte, barra de navegação atrelada ao Google. Ou seja, não à toa a maioria dos acessos a sites passa antes pelo buscador.

    Ainda, conhecimento e pesquisas na net se transformaram em consultar o Wikipédia. Na maioria das vezes, extremamente superficial.

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Snakepit
    Portanto não existe, é meramente pessoal e subjetivo.

    você fala isso pois é alienado

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Como você pode responsabilizar totalmente o receptor por uma má interpretação se o emissor enviou uma mensagem distorcida?

    quem escolheu ler uma mensagem distorcida? (e no caso da internet, o emissor é somente outro usuário)

    Snakepit
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    sallqantay
    você fala isso pois é alienado

    Não, voce que não entendeu o que eu escrevi pois é alienado.

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Snakepit

    recalcado

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/13 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    quem escolheu ler uma mensagem distorcida?
    Uma pessoa alienada não é livre. É como responsabilizar um bebê por ter mijado na boca do pai enquanto trocava a fralda.
    Você vive num mundo muito simples e matemático, as coisas são mais complicadas que isso.

    Antoine Roquentin
    Membro
    # out/13
    · votar


    ancient_aliens_meme.jpg

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    sallqantay
    a culpa é sempre do usuário

    o SODAPOP mandou dizer via whatsapp que a culpa é do traficante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A internet também aliena as pessoas?