Não falta mão de obra qualificada no Brasil, diz Ipea

    Autor Mensagem
    landlord
    Veterano
    # out/13


    São Paulo - Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta segunda-feira derrubou uma das principais reclamações dos empresários brasileiros: a de que não há mão de obra qualificada no país, o que eleva os salários muito acima da produtividade em diversos setores.
    De acordo com o estudo "Um retrato de duas décadas do mercado de trabalho brasileiro utilizando a PNAD", publicado hoje, a participação dos trabalhadores mais qualificados - com mais de 11 anos de estudo - entre o total de desempregados saltou de 20%, em 1992, para mais de 50%, em 2012.

    Esse é um dos indícios que sugere, na avaliação do instituto, que se há mesmo escassez de mão de obra, é da não qualificada.

    "As análises oferecem fortes evidências contrárias à noção de que haveria uma escassez de mão de obra qualificada no país”, diz o comunicado (veja na íntegra ao final).

    Na mesma direção, o Ipea afirma que a maior expansão de oferta de trabalho é verificada dentre o grupo das pessoas qualificadas, com aumento contínuo entre 1992 e 2012, mas intensificado na última década.

    A expansão é ainda mais substancial comparando a oferta relativa de mão de obra mais qualificada com relação ao grupo com menor qualificação.

    O maior crescimento se deu nos grupos com ensino médio completo e com algum ensino superior (isto é, com 11 a 14 anos de escolaridade), o mais alto na escala medida.

    O Ipea analisou a oferta relativa de mão de obra por diferentes níveis de qualificação, usando o nível de escolaridade medido pelo PNAD, do IBGE.

    O Instituto usou também o conceito de “unidades de eficiência” para medir o total de trabalhadores por nível de qualificação – procedimento usual na literatura internacional.
    O documento faz, no entanto, a ressalva de que é possível que setores específicos tenham escassez de profissionais qualificados e especializados, porém, não é o cenário do mercado de trabalho como um todo.

    Fonte

    landlord
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Onde está o seu Deus agora?

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    o IPEA não era aquele órgao CUT-PTralhista?

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Onde está o seu Deus agora?
    No Céu!

    Will Bejar
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Então o desemprego aumentou para os mais estudados... então, eles começaram a roubar as vagas dos menos qualificados, o que faz o salário de uma classe baixar significativamente.

    É isso???

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/13
    · votar


    Desde quando qualificação é ter feito o ensino médio? Estudo mal feito pra caramba, só pra sugar dinheiro público.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/13
    · votar


    E esses cornos desses professores do ensino técnico vivem dizendo que falta mão de obra especializada e não sei das quantas.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Mas é claro!

    Qualquer um é qualificado para empurrar caixas ou por as compras numa sacolinha no supermercado.

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Existe mão de obra qualificada. O problema é que ainda existe uma cultura de que tem mais mão de obra do que que oferta de trabalho. O patrão ainda acha que pode pagar o que quer, que pode fazer leilão de mão de obra.

    Fui entregar alguns currículos e a primeira coisa que a atendente me perguntou foi a minha pretensão salarial. Eu perguntei pra ela o que a empresa tem pra me oferecer (benefícios), e então poderia discutir o salário. Ela me disse que não poderia encaminhar o meu currículo sem a tal da pretensão. "Pedi 30 mil por mês mais o dinheiro do busão".

    TASIVA
    Veterano
    # out/13
    · votar


    falta de obra de mão qualificada que aceite o salário de merda que o mercado oferece...

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    TASIVA

    Com cordo!

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # out/13
    · votar


    "Pedi 30 mil por mês mais o dinheiro do busão".


    sahuhuas ri alto

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    obra de mão qualificada

    o.o

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP
    Po, perdeu o emprego hahaha. Pelo oque ouvi falar é que eles perguntam isso pra saber se oque o funcionário espera receber está compatível com oque a empresa pode pagar. Daí se tiver muito a cima eles deduzem que se o contratar com um salário muito abaixo do esperado, ele se desmotivará muito rápido.

    Will Bejar
    Veterano
    # out/13
    · votar


    cafe_com_leite
    Daí se tiver muito a cima eles deduzem que se o contratar com um salário muito abaixo do esperado, ele se desmotivará muito rápido.
    Mas não é melhor perguntar isso numa fase mais avançada da seleção???

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    obra de mão qualificada

    http://letras.mus.br/hermes-e-renato/385440/

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    cafe_com_leite
    Po, perdeu o emprego hahaha

    To nem aí. Na verdade eles foram eles que perderam um ótimo funcionário. Se eu nem sei o que a empresa tem pra me oferecer, o tipo de trabalho que vou realizar, como posso dar um preço pra minha mão de obra?

    Uma empresa paga muito bem, mas não te dá nenhum benefício, e fica longe pra caramba. A outra não paga tão bem, mas fica próximo de casa, e tem muitos benefícios. Qual delas você escolhe? Como dizer o quanto quer ganhar nesses casos?

    Esse pessoal de RH é tudo doido °.°

    E eu já estou trabalhando :P

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP

    Você que tem 11 anos e toca pacaráleo, tb deve ter uma mão de obra qualificada. Certo?

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    brunohardrocker

    Eu sou modesto. Não quero roubar o lugar do Edivan.

    TASIVA
    Veterano
    # out/13
    · votar


    obra de mão qualificada
    nossa...eu escrevi assim mesmo? aahuahuahu que que uma madrugada de trabalho de conclusão não faz com a pessoa...

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    TASIVA
    falta de obra de mão qualificada que aceite o salário de merda que o mercado oferece

    quanto você cobra para bater uma laje aqui em casa só de calcinha?

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/13
    · votar


    falta de obra de mão qualificada que aceite o salário de merda que o mercado oferece...
    é vero

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    moderação: quero concorrer ao troféu Pedreiro OT 2013 pela salameada acima

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    falta de obra de mão qualificada que aceite o salário de merda que o mercado oferece

    E com toda a razão!
    Imagina, vários anos gastos qualificando a mão pra depois ter que aturar um desaforo desses. Nem ferrando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não falta mão de obra qualificada no Brasil, diz Ipea