Ajuda com dilema cordal.

    Autor Mensagem
    DrZaius
    Veterano
    # set/13


    To querendo trocar os bordões do meu bandolim de aço para nylon (das revertidas). Só que não sei que calibre usar.
    Aí vão as informações:

    O comprimento da escala do bandolim é cerca de metade do do violão.

    Os bordões são ré (oitava acima do ré do violão) e sol (sol do violão). Tentei usar cordas das notas equivalentes mas ficaram tensas de mais. Que calibre usar?

    Minha Física do ensino médio tá mais enferrujada que o compasso moral do Lula.

    rodsom
    Veterano
    # set/13
    · votar


    tem a mesma afinação do cavaquinho? já usei as primas de violão num cavaquinho e deu certo.

    DrZaius
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Correção. Usei a lá na sol.

    Coloquei umas lá aqui de baixa tensão até que ficaram boas. Mas queria saber o calibres específico adequado.

    DrZaius
    Veterano
    # set/13
    · votar


    rodsom

    Não.

    rodsom
    Veterano
    # set/13
    · votar


    qual que é a afinação disso?

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    DrZaius

    Não seria melhor checar as espessuras das cordas normais de metal do bandolim e tentar valores parecidos mas em nylon? Mas imagino que as de mesma espessura em nylon sejam com tensão baixa demais, e as de tensão parecida fiquem muito grossas.

    Mas em geral as pessoas não recomendam muito trocar o metal pelo nylon no bandolim. Quando vi fazerem isso era para deixar mais leve para crianças iniciantes (principalmente se o instrumento tem ação muito alta)

    Há também cordas de nylon e tripa combinadas. Mas nesse sempre as vi em bandolins para música antiga, que são mais leves e de menor sonoridade mesmo (pois no original as cordas eram de tripa).

    DrZaius
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator
    Não seria melhor checar as espessuras das cordas normais de metal do bandolim e tentar valores parecidos

    Não equivale.


    Mas em geral as pessoas não recomendam muito trocar o metal pelo nylon no bandolim.


    Acho que pode dar um som melhorzinho.

    rodsom
    Veterano
    # set/13
    · votar


    DrZaius
    tem a mesma afinação do violino, ne? pode usar a LA, RE, SOL E MI do violão (da grave pra aguda) que da certo.

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    DrZaius
    Não equivale.

    É, imaginei por conta da diferença do material, que afeta a tensão final. Em geral as de nylon são naturalmente mais leves, então você teria que ter cordas mais grossas para ter a mesma tensão, ou aceitar a tensão menor.

    O problema de ser mais grossas é que teria que se regular novamente o nut.

    Acho que pode dar um som melhorzinho.

    Vai ficar mais doce, mais parecido com bandolim barroco (que usa corda de tripa). Mas terá menos projeção sonora (mas isso nem sempre é um problema).

    Uma tentativa seria tentar importar encodoamento de tripa para bandolim (mas alguns desses sets são para bandolins antigos com números de cordas às vezes diferentes do moderno).

    http://www.nrinstruments.demon.co.uk/NeopMan.html

    http://www.gamutmusic.com/

    http://www.aquilacorde.com/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com dilema cordal.