Meu pai tomou um golpe de R$ 19.000,00

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# ago/13


Bom dia.

Pois é, e nós pensamos que isso só acontece na família dos outros, nunca irá acontecer conosco.

Aconteceu o seguinte: meu pai - que não possui experiência alguma com compras on-line - resolveu pesquisar um veículo na internet, e chegou à este site: http://www.pevelveiculos.com.br/

Nesse, ele encontrou este veículo: http://www.pevelveiculos.com.br/estoque_view.php?Id_estoque=398

Entrou em contato via telefone e falou com o "vendedor", e eles negociaram o automóvel. O combinado foi de meu pai depositar R$ 4.000,00 e assim eles enviariam o recibo e o documento do veículo no nome dele. E assim ocorreu. Na sexta (09/08) meu pai depositou o dinheiro e eles enviaram o recibo e o documento da kombi no e-mail dele, com a promessa de entrega-la na segunda às 18:00hs.

Na segunda (12/08), meu pai ligou lá para ver como estava a o andamento. E ai começaram os problemas. Ele foi informado pelo "supervisor de vendas" que para eles enviarem o veículo ele teria que depositar o restante da quantia, R$ 15.000,00, pois o dono do veículo só o liberaria se estivesse totalmente quitado, e como a "empresa" estava sem dinheiro em caixa, não conseguia quitar o automóvel.

E o que o meu pai fez??? Isso mesmo, já contrariado e nervoso com a situação, sem parar para pensar, pegou os R$ 15.000,00 e depositou.

Isso foi segunda passada. De lá para cá, várias ligações e nada de receber o veículo. Nas vezes que atenderam o telefone, ao tomarem conhecimento de quem se tratava, desconversaram dizendo que o veículo ainda estava a venda, outra vez disseram que já havia sido vendido para o interior de São Paulo, e outras desligaram o telefone. Após perceber que poderia ter levado um golpe, meu pai foi à delegacia e registrou um B.O. Os depósitos foram feitos na conta de uma pessoa física, e essa pessoa já tem duas passagens pela polícia.

Vários foram os erros do meu pai. Após ele me informar o que havia acontecido, com uma pesquisa de dois minutos eu consegui descobrir que se tratava de um golpe, através do reclame aqui.

Foi um momento de bobeira, não o condenei por isso, ao contrário, dei total apoio, já que ele ficou muito abalado com o episódio. Família é para isso.

O que me deixa indignado é que a "empresa" continua em funcionamento. O site está no ar e é só ligar e comprar a mesma kombi quantas vezes quiser.

Essa semana o delegado da cidade dará início as investigações, enviando uma carta precatória para a cidade de Pompéia - SP, local em que reside a "empresa".

Enfim, estamos ainda muito abatidos com essa situação. Já enviei e-mail para a PF, todavia ainda não obtive resposta.

Se alguém tiver alguma dica de alguma medida que possamos tomar fico muito grato.

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/13
· votar


Deixa ver se entendi... Teu pai comprou um carro por telefone???

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


d.u.n.h.a.

Pois é... difícil de acreditar não é? Foi isso mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/13
· votar


Só lamento.

CindyFerrari
Veterano
# ago/13
· votar


Deixa ver se entendi... Teu pai comprou um carro por telefone???
Pois é... difícil de acreditar não é? Foi isso mesmo.

bicho.. e ele não falou pra ninguém??
/o\

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


CindyFerrari
bicho.. e ele não falou pra ninguém??

Quem seria "ninguém"?

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


Cara, o melhor é agir rápido (que você já fez), antes que os caras sumam.

Se não está tão confiante com a investigação, eu tentaria fazer outra compra fingindo ser outra pessoa e pediria um endereço para entregar o dinheiro. Claro que não iam aceitar, então teria que enrolar dizendo que aceitava receber o carro em outra semana, mas não sei se funcionaria :/

Gianyny
Veterano
# ago/13 · Editado por: Gianyny
· votar


DarkMakerX

e pediria um endereço para entregar o dinheiro

Eles disseram ao meu pai que se ele quisesse - isso antes dele depositar o restante da quantia - poderia retirar o veículo lá.

Realmente eu não estou nem um pouco seguro quanto a essa investigação. A ideia que me deram é de ir até lá, registrar um B.O na cidade e ir até a "empresa" junto com a polícia, com todos os comprovantes de pagamento, recibo e documento e requerer o veículo. Meu pai foi ao procon e checou os dados da empresa. Ela realmente existe no endereço e está em pleno funcionamento. Essa seria uma boa ideia.

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
Se existe essa opção de ir com a polícia até o local, é melhor fazer. Um rombo de 19mil não é pequeno.
Meu maior medo é a empresa sumir, como geralmente acontece.

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


DarkMakerX

Então, ai é que está a questão. Tenho medo de dar essa ideia para ele e acontecer algo, principalmente se for uma quadrilha de estelionatários. Eles podem fazer qualquer coisa com ele.

Meu maior medo é a empresa sumir, como geralmente acontece.

No "Reclame Aqui" há duas pessoas que também sofreram o mesmo golpe. Pelas informações do procon, a empresa está em funcionamento desde 2003.

Mensonstratosx
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
Boa sorte, e que a justiça possa triunfar.

Simonhead
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
bicho.. e ele não falou pra ninguém??
Quem seria "ninguém"?


Acho que a Cindy só quis saber se o seu pai não conversou com vocês todos ANTES de fazer o 1º depósito e tals. Tipo ... mostrar o site em que ele se interessou pelo auto pretendido, o lance do contato por fone e demais. Eu posso imaginar a sua resposta, mas foi só um post e tals.

Parabéns por estar dando uma força ao seu pai. Já registrou o Boletim de Ocorrência na outra cidade? Boa sorte ai!

CindyFerrari
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
foi bem isso aqui: o seu pai não conversou com vocês todos ANTES de fazer o 1º depósito e tals. Tipo ... mostrar o site em que ele se interessou pelo auto pretendido, o lance do contato por fone e demais.

se ele não tinha costume de fazer compras desse tipo.. deveria ter conversado com alguém.

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


Simonhead
Acho que a Cindy só quis saber se o seu pai não conversou com vocês todos ANTES de fazer o 1º depósito e tals. Tipo ... mostrar o site em que ele se interessou pelo auto pretendido.

Existem umas coisas que parecem que quando é para acontecer não tem jeito. Eu sou formado na área de informática e tudo, absolutamente tudo que meus familiares vão comprar ou pesquisar pela internet eles pedem minha opinião. Justamente nesse caso meu pai sequer comentou comigo. Infelizmente são pequenos momentos de bobeira, uma questão de racionar por cinco minutos.

Ele foi totalmente ludibriado pelo fone, disse que os atendentes eram super profissionais, que na hora de transferir as ligações havia até aquelas musiquinhas de troca de ramal, enfim.

Como eu disse, eu não quis questioná-lo muito, ele estava muito triste e isso poderia piorar a situação. Perguntei a ele como ele encontrou o site e a resposta foi a que eu já esperava: "coloquei no google 'comprar uma kombi' ". Coitado.

Já registrou o Boletim de Ocorrência na outra cidade?

Não. O B.O foi lavrado na cidade em que meu pai reside. O delegado enviará uma carta precatória ao delegado da outra cidade para ele iniciar as investigações.

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


CindyFerrari
e ele não tinha costume de fazer compras desse tipo.. deveria ter conversado com alguém.

Nunca comprou uma balinha por e-commerce.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13 · Editado por: O sacerdote dos templos de Syrinx
· votar


1º erro: Não ter checado a confiabilidade do site. Ele não possui identidade comprovada e já tem relatos no Reclameaqui sobre golpes aplicados através dele.

2º erro: Comprar um carro por telefone;

3º erro: Depositar 19.000 reais em uma conta de pessoa física;

4º erro: Fazer isso sozinho. Nem o maior expert em e-commerce faz uma transação desse porte sem a ajuda, supervisão ou pelo menos o testemunho de alguém;

Se alguém tiver alguma dica de alguma medida que possamos tomar fico muito grato.

Já fizeram a denúncia, agora é aguardar. Entra na justiça por todo e qualquer meio disponível (PROCON, Ministério Público...). Em último caso, façam uma visita ao vendedor com uma espingarda.

Boa sorte aí.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Gianyny
Nunca comprou uma balinha por e-commerce.

E queria comprar um carro?

Aliás, não se compra carro por telefone nem por internet.
No máximo se anuncia.

Você vê o anuncio e entra em contato com o vendedor, depois você vai até o carro, vê o carro pessoalmente, conversa com o vendedor pessoalmente para depois poder fechar negócio.


Eu já perdi grana com golpes na internet sim e apesar de que foi uma quantia relativamente pequena em uma situação muito estranha já fiquei muito bolado com isso. Agora imagina o seu pai que perdeu 19 contos em uma transação toda errada!
O que vocês poderiam já ter feito vocês fizeram, agora vai lá acalmar o seu velho antes que ele tenha um infarto.

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx

Foram muitos os erros. Maldita inclusão digital.

Vou tentar entrar em contato com o Ministério Público.

Viciado em Guarana

Pois é cara. Eu fiquei estupefato quando soube que ele tinha feito isso. Fiquei com muita pena dele, inocente demais.

Simonhead
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
Fiquei com muita pena dele, inocente demais.

Disse tudo.

O delegado enviará uma carta precatória ao delegado da outra cidade para ele iniciar as investigações.

Tomara que dê tudo certo com esse procedimento ai! Mais uma vez, boa sorte mesmo, de coração.

CindyFerrari
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
Nunca comprou uma balinha por e-commerce.
Bom cara, o Sacerdote descreveu muito bem a sucessão de erros nessa história toda.. Tomara que dê tudo certo pra vcs!

GabrielCarvalho
Veterano
# ago/13
· votar


Cara, que problema em !!!

carro so se compra na consecionaria mesmo !

boa sorte ae , tomara que consiga o dinheiro de volta.

renatocaster
Moderador
# ago/13
· votar


Por mais incrível que pareça, isso (golpe) é mais comum do que se imagina. Seu pai foi apenas mais uma vítima. Ele foi muito inocente, era para ter feito as coisas com mais cautela, afinal não foi um investimento baixo e era uma operação pela qual ele não estava habituado a fazer.

Enfim, tudo o que podiam comentar sobre esse "mole" que seu pai deu, já comentaram. Agora que o caldo entornou, resta tentar resolver a coisa da melhor maneira possível. Boa sorte aí.

Gianyny
Veterano
# ago/13
· votar


Simonhead
CindyFerrari

Valeu pela força.

GabrielCarvalho
tomara que consiga o dinheiro de volta.

Acho difícil hein... como eu disse, a conta bancária é de um elemento que tem duas passagens pela polícia, salvo engano por homicídio e assalto a mão armada, sem contar que ele pode ser um laranja, pode até estar morto já.

Outro detalhe que me esqueci de mencionar é que a conta bancária esse elemento é da Bahia, a "empresa" é de São Paulo.

renatocaster
Por mais incrível que pareça, isso (golpe) é mais comum do que se imagina. Seu pai foi apenas mais uma vítima. Ele foi muito inocente, era para ter feito as coisas com mais cautela, afinal não foi um investimento baixo e era uma operação pela qual ele não estava habituado a fazer.



Pois é cara... esse ano mesmo vi uma reportagem de um cara que perdeu R$ 40.000,00 em uma dessas, comprou um caminhão pela internet e rodou. Pessoas que não tem contato com o mundo virtual tendem a cair nessas armações. Meu pai tem 54 anos e não tem nem um ano que ele "fuça" na internet. Criou um perfil no facebook e já achou que poderia sair negociando por ai, muito triste.

Simonhead
Veterano
# ago/13
· votar


renatocaster
Por mais incrível que pareça, isso (golpe) é mais comum do que se imagina.

Atendo pessoas vítimas de golpe em seguro/previdência complementar aberta todos os dias. TODOS os dias, de 2ª a 6ª feira. Triste demais o lance.

Roy.Mustang
Veterano
# ago/13
· votar


É possível encontrar (fisicamente) tal pessoa? Não tem como buscar informações e solicitar ao banco que desfaça, sei lá, através de algum BO, a transação?

Entendo nada disso. Estou tentando (vagamente) ajudar.

Abraço!

OBS: Dê apoio ao seu pai.

wilvaz
Veterano
# ago/13
· votar


Putz!!! R$ 19.000,00!!!! Dê muito apoio ao coroa!!!! Pode acontecer algo mais sério......

Konrad
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny

Qual o banco detentor da conta do pilantra?

mvrasseli
Veterano
# ago/13
· votar


Gianyny
Como foi o desfecho das outras pessoas que sofreram o golpe também? Acho que valeria a pena até levar pra imprensa isso, 19 mil é muito dinheiro e talvez isso agilize um pouco, nunca se sabe...
Boa sorte aí, o negócio agora é tentar manter a calma.

Snakepit
Veterano
# ago/13
· votar


Acho que valeria a pena até levar pra imprensa isso

Manda pra Band e pra Record, amanha teu pai ta no Balanço Geral.

Sem zoeira. Da pra fazer um programa inteiro sobre isso.

A não ser que teu pai não queira se expor...

Roy.Mustang
Veterano
# ago/13
· votar


Snakepit

Verdade

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu pai tomou um golpe de R$ 19.000,00