Autor |
Mensagem |
GustavoEderli Veterano |
# jul/13
Olá a todos, essa é pra quem tem um certo conhecimento em rádios.. É o seguinte, tenho um radinho aqui analógico VHF/AM, esses pra ouvir a frequência de aviões e radio amador etc. tava todo quebrado, soldei umas partes dele funcionou beleza. Só que para eu eu conseguir escutar alguma estação é preciso que eu aperte aquele ''botão'' que vai girando em cima do capacitor variavel afim de ir modulando as frequencias, é preciso que eu aperte ele contra a placa (para baixo no sentido do capacitor variavel) a fim de que eu possa escutar as radios, se eu soltar é só chiado... Alguém sabe o que pode ser? E se tem a ver com as bobinas de FI, tem uma verde, uma amarela, uma vermelha, uma cinza e uma rosa. Obrigado, fico grato desde já com quem puder me ajudar^_^^_^
|
SODAPOP Veterano |
# jul/13
· votar
formata
|
albertpike Membro |
# jul/13
· votar
GustavoEderli Primeiro lugar nao é um capacitor que gira... é um potênciometro e em segundo lugar se não for solda fria, pode ser mau contato na placa ou soh uma questão de limpar esse pot. ou então troca ele.
|
locaosks Veterano |
# jul/13
· votar
GustavoEderli Troca esse potenciômetro que resolve! Já tive problemas assim com outros rádios (a galera costuma por um papelzinho ou um palito pra quebrar gralho kkkkkk)
AbçOo!
|
Insufferable Bear Membro |
# jul/13
· votar
albertpike Ele disse que era um capacitor variável, potenciômetros são resistências variáveis.
Mas é, às vezes só trocar o capacitor resolve, ou às vezes é problema com a solda. Tentou fazer alguma coisa?
|
albertpike Membro |
# jul/13
· votar
Insufferable Bear Como se trata de um rádio eu acho que deve ser uma resistência, não sei se capacitores variaveis trabalham com frequencia...
|
Insufferable Bear Membro |
# jul/13
· votar
albertpike É raro, mas já vi. Em coisas mais robustas, não em radinho de pilha, mas é usado pra sintonia. E o que ele tem é algo que nunca cheguei a ver... vai saber...
|
GustavoEderli Veterano |
# jul/13
· votar
Opa pessoal, grato pelas respostas e pelas correções. É, tentarei refazer as soldas dos terminais pra ver se resolve Limpar o potenciômetro? Como? soh uma questão de limpar esse pot. ou então troca ele.
No caso da troca, pode ser qualquer um? Tenho um rádio AM/FM daqueles livstar paraguai de bolso que pega até TV. Pode ser o potenciômetro dele no lugar desse que tá ruim?
|
albertpike Membro |
# jul/13
· votar
GustavoEderli Limpar o potenciômetro? Como? Eu jogo alcool e giro p um lado e p outro...as vezes é acumulo de poeira vai saber...
No caso da troca, pode ser qualquer um? Tenho um rádio AM/FM daqueles livstar paraguai de bolso que pega até TV. Pode ser o potenciômetro dele no lugar desse que tá ruim?
Não, cada componente segue um valor, e ele tem que ser o mesmo ou equivalente.
|
GustavoEderli Veterano |
# jul/13
· votar
Só mais 2 dúvidas:
- Como faço essa gambiarra com papelzinho ou palito? - E se eu for trocar esse potenciômetro, como faço para saber o valor do mesmo?
PS: Já refiz as soldas dos 6 terminais, mesmo assim nada, não consegui tirar o botão de plástico de cima do potenciômetro também, tentei jogar WD pelo vão que fica entre os dois e nada, joguei limpa contato, nada também, ta na hora de trocar mesmo. (antigão)
|
locaosks Veterano |
# jul/13
· votar
GustavoEderli Posta fotos aí que dá pra ajudar melhor!
|
GustavoEderli Veterano |
# jul/13
· votar
locaosks, seria a foto de q parte? A dos parafusinhos? Por que se tiver que dessoldar o bixo denovo vai ser tenso, quando voltei ele pra placa custei a soldar os terminais perfeitamente...
|
locaosks Veterano |
# jul/13
· votar
GustavoEderli da parte do próprio potenciômetro... pra eu ter ideia de como é o deste rádio aí
quanto a solda: é questão de prática e o principal pra se mexer com reparo de qualquer coisa >>> paciência! faça tudo sem pressa.
|
GustavoEderli Veterano |
# jul/13
· votar
locaosks
Valeu toda a ajuda cara, mas nem quero mexer mais nesse tal potenciômetro, vou deixar como está mesmo, coloco um palito um papel qualquer coisa que afunde o bixo pra pegar.. kkkkkkk
Só tenho outro problema agora, irritante e bizarro
O rádio não funciona mais com pilhas :@
Antes eu ligava ele com uma fonte onde vc pode selecionar a voltagem desejada, no caso eu deixava em 6 volts, por que o rádio funciona com 4 pilhas AA. Agora, o que pode ser?! kkkkkkk Ah, outra coisa: quando tá com as pilhas o CI dele esquenta pra caramba mas o radio nao liga!
|
locaosks Veterano |
# ago/13
· votar
GustavoEderli Puts só agora fui ver sua pergunta... rs
pode ser algum diodo aberto ocasionando curto... ou um curto em outro componente como o próprio CI.
|