mapear área com o WiFi, is it possible?

    Autor Mensagem
    Tears Of Fire
    Veterano
    # jul/13


    fala galera, dessa vez, não quero pirataria!

    to com um projeto de montar um carro autônomo, uma ideia que a gente (o grupo) tem é de mapear a área toda para o carro decidir qual o caminho sozinho.. mas ainda não achei nada que ajudasse, no máximo o SONAR, mas este só detecta o sinal até a 1ª parede...
    pesquisando um pouco, vi um produto, acho que é da galera do MIT (mas o comercial só tem japonês...), usando o Wifi para reconhecer gestos... refletindo um pouco, percebi que o WiFi envia e recebe o sinal... e que o mesmo sempre volta modulado...

    será que com isso, eu posso mapear a área que eu quero?
    por acaso, alguém tem algum material falando sobre o funcionamento técnico do WiFi?

    vlw!!

    locaosks
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Cara: como assim?

    Você quer que o carro escolha a melhor rota (trânsito)? ou que o carro desvie de obstáculos e faça um determinado trajeto?

    st.efferding
    Membro
    # jul/13
    · votar


    to com um projeto de montar um carro autônomo,

    ...

    e aquele pisca led com arduino, funcionou ou ainda tá empacado?

    rsrs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sim, foi feito no Batman - The Dark Knight.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    locaosks
    cara... quero fazer um carro autônomo que saia de um labirinto sozinho, por exemplo. mas sem que eu rele nele...

    st.efferding
    bicho, nem me lembre dele!
    consegui montar, depois de muita raiva! mas chegou na hora H e o bicho não funcionou (acho que devia ser problema na solda)!!!! quase taquei o treco na parede!! kk
    mas, quando me der na telha, eu monto ele, dessa vez com o Arduino!

    Die Kunst der Fuge
    verdade, eu li algo sobre... e que cientistas conseguiram reproduzir o feito... mas só isso.. :(

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Então... estava aqui pensando,
    como SONAR funciona, uma onda é enviada e se é calculado o tempo de ida e volta, isso é igual a distância do sonar com o objeto, no wireless não daria para fazer o mesmo

    Drowned Man
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Bom cara, sinal WiFi é um sinal de rádio, e é enfraquecido por estruturas que se coloquem em seu caminho, sendo que algumas frequências superam obstáculos grandes com maior facilidade.

    O esquema é você arranjar um jeito de medir essas interferências, porque em emissoras de rádio e televisão esse sinal é propagado, mas não tem um sinal de retorno.

    O SONAR, ao contrário, não usa ondas de rádio, mas sim ondas sonoras que se propagam de uma fonte com um sensor que mapeia a área com as reverberações, reflexões, etc, etc, etc que forem percebidas.

    Não são o mesmo processo, porque a natureza das ondas é diferente. Sei lá, não sou engenheiro (eca!) e falo bastante merda, mas dá uma pensada aí.

    st.efferding
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Wifi não compensa para esse tipo de aplicação.

    Esqueça inovar se você nem sabe como funciona o básico ainda.

    Negócio é isso aqui: http://www.instructables.com/id/How-To-Make-an-Obstacle-Avoiding-Ardui no-Robot/

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Drowned Man
    uhm... que pena... vou tentar pesquisar mais um pouco... mas qual o problema em ser engenheiro?

    st.efferding
    na verdade, eu estava querendo fazer isso depois mesmo... agora era só para reunir material...

    Negócio é isso aqui: http://www.instructables.com/id/How-To-Make-an-Obstacle-Avoiding-Ardui no-Robot/
    agora não da para olhar... mas acho que consigo abrir isso hoje ainda...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    então...
    o objetivo inicial é esse, criar um carro que desvia de objetos com o sonar...
    mais futuramente vamos dificultar as coisas :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mapear área com o WiFi, is it possible?