MOOCs, ou Massive Online Open Courses

    Autor Mensagem
    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13


    Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), muque ou moque em português, é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
    MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo REA - Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC pode ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, o MOOC normalmente não exigem pré-requisitos mas também não oferecem certificados de participação. Talvez no futuro possam haver validação por uma Universidade através de uma avaliação presencial.
    O MOOC tem como raízes o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e do Conectivismo. Mais recentemente, uma série de projetos de MOOC têm surgido de forma independente, como Coursera , Udacity , e EDX1 . O investimento financeiro, de forma significativa em 2012, que as instituições aplicaram nesses projetos ajudou a ganhar a atenção do grande público para o MOOC chegando a ser tema do New York Times em novembro de 20122 . Cogita-se que esses projetos MOOC objetivam fazer experimentos para transformar os atuais cursos do tipo e-learning mais escaláveis, sustentáveis e rentáveis.
    from Wikipedia.

    Dissertem sobre - e indiquem - bons MOOCs.

    Conheço o Mechanical MOOC, sobre Python, e o portal Veduca, com uma boa diversidade de cursos (mas não conheço a qualidade deles).

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Drowned Man
    fiz um curso de produção musical de berkley no coursera, gostei muito!

    me inscrevi em mais outros 2 cursos da universidade de rochester, mas nao curti muito, parece que eles não tem tanta experiencia nesses meios.

    st.efferding
    Membro
    # jun/13
    · votar


    http://www.mooc-list.com/

    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    st.efferding

    Maravilha esse site! Até olhei na esperança de ter algo relacionado a Maya, mas nem achei =\

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Caramba! Estava atraz de algum EAD sobre programação! Vlw galera, me pouparam um tópico!
    Conhecem um bom em português que ensine sobre o Java ou C?

    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Tears Of Fire

    Serve em inglês?
    http://codecademy.com

    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Drowned Man
    · votar


    Tears Of Fire

    Ah, e olha no Veduca, tem MUITA coisa lá, acho que você até consegue achar em português.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Drowned Man

    Fiz recentemente o curso de improvisação de jazz no Coursera. Foi excelente. Foram 5 semanas de muito aprendizado e troca de experiências com outros usuários no fórum do curso.

    Já até entregaram o certificado para quem passou.


    Já me inscrevi para dois outros (começam em Julho e outubro).

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Somente em inglês?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Drowned Man
    Serve em inglês?
    serve.. é que meu inglês não é muito bom.. mas nunca tive problemas para entendimento, não devo ter isso agora...
    vou dar uma olhada nesses 2! :D
    obrigado...

    (queria mesmo fazer o curso presencial... mas é foda, o único lugar que tem curso de programação não tem Java ou C... :S)

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    o Veduca é em Português, parece...

    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Tears Of Fire

    Veduca, all in portuguese.

    Drowned Man
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    makumbator

    Ouço falar bastante deles, é bom? Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos, meu tcc será entregue no fim do ano. hahah

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Drowned Man

    Ouço falar bastante deles, é bom? Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos, meu tcc será entregue no fim do ano. hahah

    A qualidade provavelmente varia um pouco, uma vez que são várias instituições e instrutores diferentes (e é o instrutor que monta o curso, juntamente com a instituição).

    O que eu fiz foi ótimo. O instrutor é uma lenda do jazz, e eu aprendi bastante.

    A interação com os demais alunos foi tão boa que criamos um grupo de improvisação online para os membros continuarem a praticar depois de terminado o curso.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jun/13
    · votar


    makumbator
    Fiz esse curso também.

    é bom?
    Também fiz o de sound design, mas esse é bem introdutório. Em contrapartida eu fiz o de DSP onde o pessoal reclamou da matemática pesada.
    Agora tô esperando pelo de teoria das distribuições no final do ano. Mas pelo que vi depende muito do que você quer, o de sound design foi bem inútil pra mim, mas o conteúdo tava legal.

    Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos
    Também passei por isso, mas pelo menos baixei os vídeos e mesmo não completando o curso eu tenho o conteúdo aqui.
    E todos os que vi estarão disponíveis ano que vem de novo.

    st.efferding
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Em contrapartida eu fiz o de DSP onde o pessoal reclamou da matemática pesada.

    Qual seria esse curso, mais especificamente?

    Insufferable Bear
    Membro
    # jun/13
    · votar


    st.efferding
    Processamento digital de sinais.

    st.efferding
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Insufferable Bear

    Me referi ao link do curso.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jun/13
    · votar


    st.efferding
    Ah, tudo isso é do coursera. Mas o DSP já acabou.

    st.efferding
    Membro
    # jun/13
    · votar


    https://www.coursera.org/course/dsp

    Insufferable Bear

    Chegou a implementar algum projeto com a base advinda desse curso ou fez mais pela parte teórica mesmo?

    Drowned Man
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drowned Man
    · votar


    O codecademy (mesmo não sendo um MOOC) tem muito material bom, descobri uns grupos que os caras montaram trilhas de exercícios (como eles chamam) ensinando a fazer até mesmo jogos com o conteúdo de HTML e Javascript.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MOOCs, ou Massive Online Open Courses