Autor |
Mensagem |
Drowned Man Veterano |
# jun/13
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), muque ou moque em português, é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção. MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo REA - Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC pode ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, o MOOC normalmente não exigem pré-requisitos mas também não oferecem certificados de participação. Talvez no futuro possam haver validação por uma Universidade através de uma avaliação presencial. O MOOC tem como raízes o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e do Conectivismo. Mais recentemente, uma série de projetos de MOOC têm surgido de forma independente, como Coursera , Udacity , e EDX1 . O investimento financeiro, de forma significativa em 2012, que as instituições aplicaram nesses projetos ajudou a ganhar a atenção do grande público para o MOOC chegando a ser tema do New York Times em novembro de 20122 . Cogita-se que esses projetos MOOC objetivam fazer experimentos para transformar os atuais cursos do tipo e-learning mais escaláveis, sustentáveis e rentáveis. from Wikipedia.
Dissertem sobre - e indiquem - bons MOOCs.
Conheço o Mechanical MOOC, sobre Python, e o portal Veduca, com uma boa diversidade de cursos (mas não conheço a qualidade deles).
|
Slash_1989 Veterano |
# jun/13
· votar
Drowned Man fiz um curso de produção musical de berkley no coursera, gostei muito!
me inscrevi em mais outros 2 cursos da universidade de rochester, mas nao curti muito, parece que eles não tem tanta experiencia nesses meios.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
http://www.mooc-list.com/
|
Drowned Man Veterano |
# jun/13
· votar
st.efferding
Maravilha esse site! Até olhei na esperança de ter algo relacionado a Maya, mas nem achei =\
|
Tears Of Fire Veterano |
# jun/13
· votar
Caramba! Estava atraz de algum EAD sobre programação! Vlw galera, me pouparam um tópico! Conhecem um bom em português que ensine sobre o Java ou C?
|
Drowned Man Veterano |
# jun/13
· votar
Tears Of Fire
Serve em inglês? http://codecademy.com
|
Drowned Man Veterano |
# jun/13 · Editado por: Drowned Man
· votar
Tears Of Fire
Ah, e olha no Veduca, tem MUITA coisa lá, acho que você até consegue achar em português.
|
makumbator Moderador
|
# jun/13
· votar
Drowned Man
Fiz recentemente o curso de improvisação de jazz no Coursera. Foi excelente. Foram 5 semanas de muito aprendizado e troca de experiências com outros usuários no fórum do curso.
Já até entregaram o certificado para quem passou.
Já me inscrevi para dois outros (começam em Julho e outubro).
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jun/13
· votar
Somente em inglês?
|
Tears Of Fire Veterano |
# jun/13
· votar
Drowned Man Serve em inglês? serve.. é que meu inglês não é muito bom.. mas nunca tive problemas para entendimento, não devo ter isso agora... vou dar uma olhada nesses 2! :D obrigado...
(queria mesmo fazer o curso presencial... mas é foda, o único lugar que tem curso de programação não tem Java ou C... :S)
|
Tears Of Fire Veterano |
# jun/13
· votar
Viciado em Guarana o Veduca é em Português, parece...
|
Drowned Man Veterano |
# jun/13
· votar
Viciado em Guarana Tears Of Fire
Veduca, all in portuguese.
|
Drowned Man Veterano |
# jun/13
· votar
makumbator
Ouço falar bastante deles, é bom? Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos, meu tcc será entregue no fim do ano. hahah
|
makumbator Moderador
|
# jun/13 · Editado por: makumbator
· votar
Drowned Man
Ouço falar bastante deles, é bom? Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos, meu tcc será entregue no fim do ano. hahah
A qualidade provavelmente varia um pouco, uma vez que são várias instituições e instrutores diferentes (e é o instrutor que monta o curso, juntamente com a instituição).
O que eu fiz foi ótimo. O instrutor é uma lenda do jazz, e eu aprendi bastante.
A interação com os demais alunos foi tão boa que criamos um grupo de improvisação online para os membros continuarem a praticar depois de terminado o curso.
|
Insufferable Bear Membro |
# jun/13
· votar
makumbator Fiz esse curso também.
é bom? Também fiz o de sound design, mas esse é bem introdutório. Em contrapartida eu fiz o de DSP onde o pessoal reclamou da matemática pesada. Agora tô esperando pelo de teoria das distribuições no final do ano. Mas pelo que vi depende muito do que você quer, o de sound design foi bem inútil pra mim, mas o conteúdo tava legal.
Foda é que to num período que não dá pra assumir esses cursos Também passei por isso, mas pelo menos baixei os vídeos e mesmo não completando o curso eu tenho o conteúdo aqui. E todos os que vi estarão disponíveis ano que vem de novo.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
Insufferable Bear Em contrapartida eu fiz o de DSP onde o pessoal reclamou da matemática pesada.
Qual seria esse curso, mais especificamente?
|
# jun/13
· votar
st.efferding Processamento digital de sinais.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
Insufferable Bear
Me referi ao link do curso.
|
# jun/13
· votar
st.efferding Ah, tudo isso é do coursera. Mas o DSP já acabou.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
https://www.coursera.org/course/dsp
Insufferable Bear
Chegou a implementar algum projeto com a base advinda desse curso ou fez mais pela parte teórica mesmo?
|
Drowned Man Veterano |
# jul/13 · Editado por: Drowned Man
· votar
O codecademy (mesmo não sendo um MOOC) tem muito material bom, descobri uns grupos que os caras montaram trilhas de exercícios (como eles chamam) ensinando a fazer até mesmo jogos com o conteúdo de HTML e Javascript.
|