terapia psicológica pode ser dispensada?

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Quanto ao tópico, pode ser dispensável sim.

não conheço nenhum caso pessoalmente, como seria isso?

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
A pessoa pode receber "alta" se o psicólogo julgar que a razão da procura pela psicoterapia não seja mais necessária. Por exemplo, alguma situação de busca por tratamento de alguma fobia especifica. E dificilmente esse tipo de coisa vai acontecer com um profissional que trabalha com uma abordagem psicanalítica.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


RafaelValeira
Existem várias associações que oferecem acompanhamento psicológico por valores bem baixos, inclusives alguns de graça!
Então, respondi isso pro sallqantay, que se pra uma pessoa não há interesse, ela não irá atrás dessas informações... mas no geral é bem carinho sim!

Vc tem que encontrar um psicólogo que utilize uma abordagem que vc se identifique e, principalmente, precisa encontrar um psicólogo que vc se sinta confortável para conversar.
+1... só que não posso votar "em mim mesmo"... heuheuheuehu

FláviaTaline
sallqantay
não conheço nenhum caso pessoalmente, como seria isso?
ô loco... eu acabei de dizer que talvez precisasse de um, mas dispensei ir a um psicólogo!!! heuheuehuehuheu

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline

sim, mas aí ela foi dispensada do tratamento, o que é diferente de dispensar o tratamento. Eu mesmo já me dei alta e voltei várias vezes, tudo por vontade própria, nao preciso de ninguém para controlar isso

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar

nao te conheço pessoalmente, mas só pelos absurdos que tu proferiu no pótico de violência contra crianças...

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
Se a pessoa não tem nenhum sofrimento, significativo para ela, pode sim ser dispensável.

MenteSuja
Membro
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Não estou aqui para discordar de ninguém. Minha opinião é baseada nas experiências que eu tive e que pessoas da minha família também possuem. Não acho que tratamento psicólogo seja ruim. Mas tem prazo de validade pra cada tipo de pessoa, para cada caso. Assim como remédio tem uma duração pra ser usado. Senão vira uma dependência. Se eu dissesse o contrário estaria sendo contra todos os avanços deste campo.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
nao te conheço pessoalmente, mas só pelos absurdos que tu proferiu no pótico de violência contra crianças...
huahauhauhauhauha... o absurdo é relativo!!!
E vc disse que não conhece pessoalmente e perguntou "como seria isso?"... eu respondi e vc simplesmente ignorou a minha resposta, que poderia ajudar na sua busca pelo desconhecido. Mas é isso aí... sempre fugindo...

FláviaTaline
Se a pessoa não tem nenhum sofrimento, significativo para ela, pode sim ser dispensável.
+1 por complementar minha resposta... mas não posso votar em mim mesmo... =(

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


MenteSuja
Mas tem prazo de validade pra cada tipo de pessoa, para cada caso.
O problema foi que tu determinou um prazo.

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
É que a terapia sempre vai ajudar, contribuir, mas ela não é necessária para todos. Tem pessoas que lidam bem com suas questões...Se seria bom que elas procurassem acompanhamento terapêutico em determinados momentos da vida? Sim. Se ela não buscarem tem algum problema? Não.

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


Se alguém nesse mundo não tem sofrimento é porque tem alguém que toma as preocupações dessa pessoa para si.

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


RafaelValeira
Existem várias associações que oferecem acompanhamento psicológico por valores bem baixos, inclusives alguns de graça!
e quem vai instruir à população mais carente de informações e dinheiro desse serviço prestado? E orientar a necessidade dos mesmos? Esse é o grande lance, nesse contexto.

MenteSuja
Membro
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Me desculpe. Foi uma forma genérica de determinar! Sei que existem casos como trauma e violência que requerem um tempo grande de tratamento.

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man
Significativo...

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


MenteSuja
Não há porque se desculpar. :)

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
Mas é isso aí... sempre fugindo...

fugir de pessoas que fazem apologia da violência é algo positivo para mim

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Se seria bom que elas procurassem acompanhamento terapêutico em determinados momentos da vida? Sim. Se ela não buscarem tem algum problema? Não.
Então, tomando o meu caso (heuheuheuhe), às vezes acho que deveria ir... tô meio desanimado com algumas coisas, mas tô procurando motivação pra tentar contornar isso... se a parada for "longe demais", creio que será a hora de definitivamente consultar um profissional!!!
E se eu não for, foda-se... huehuehuheuheu
;)

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
você é engraçado rsrs

landlord
Veterano
# jun/13
· votar


RafaelValeira
Ué, mas psicólogo não é pra isso! Está muito mais relacionado com o auto-entendimento do que esse papel que vc descreveu...

Isso eu sei, mas o problema é um monte de "soccer mom" que levam os filhos pro terapeuta por qualquer motivo ao invés de educar os filhos.

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


landlord
Isso eu sei, mas o problema é um monte de "soccer mom" que levam os filhos pro terapeuta por qualquer motivo ao invés de educar os filhos.


Me lembrei de uma história de uma conhecida. Ela levava o filho a 510 médicos diferentes, terapeuta de 10 mil coisas diferentes, até que levou ao psicólogo.

O cara mandou a real pra ela, falando que a problemática era ela, e não o filho. Ela se emputeceu e mudou de terapeuta.

rá.

RafaelValeira
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
e quem vai instruir à população mais carente de informações e dinheiro desse serviço prestado? E orientar a necessidade dos mesmos? Esse é o grande lance, nesse contexto.

Como assim? Quem vai fazer a propaganda desses lugares?
Se for isso, existem CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em vários lugares.
Hospitais tem referência à vários instituições de acompanhamento psicológico.
Então, tem como achar sim!
Era essa a pergunta?

landlord
Isso eu sei, mas o problema é um monte de "soccer mom" que levam os filhos pro terapeuta por qualquer motivo ao invés de educar os filhos.

Entendi! Nesse caso é difícil, pq normalmente quem precisa de terapia são os pais, né! hehe

Roy.Mustang
Veterano
# jun/13
· votar


Eu faço e não pretendo parar por agora. Tem ajudado mto.

kiki
Moderador
# jun/13
· votar


john s mill
psicólogo tá no mesmo patamar de arquiteto em relação a importância underrated.
concordo. e obrigado.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man
Ela se emputeceu e mudou de terapeuta.

rá.

hauhauahuhauhauauahu... como disse, o mais difícil é a pessoa assumir.

Roy.Mustang
Eu faço e não pretendo parar por agora. Tem ajudado mto.
Serião??? Aí é firmeza.

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


RafaelValeira
mais ou menos. Mas pergunte na rua o que é o caps. Tenho uma amiga que estuda psicologia e faz estágio numa unidade do caps e é esta a realidade. Atende a crianças indicadas pelo conselho tutelar ou casos específicos encaminhados pela assistência social. [praticamente] Não tem quem vá a procura se não por um desses meios

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
Mas se o cara for lá por livre e espontânea vontade, não é aceito???

RafaelValeira
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
Então, a minha namorada trabalhou no CREAS, e falou que o acesso a psicólogos voluntários / a preços populares é bem fácil. Existem outros lugares, além das instituições médicas (por exemplo, a USP) que indicam.

Will Bejar
Não, o que ele quis dizer é que não é fácil encontrar essas instituições, por si só. (ou foi isso que eu entendi!)

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


RafaelValeira
Então, o grande lance é que a população em geral não sabe disso e não sabe da importância e necessidade do acompanhamento psicológico.
E considere que muitos quando estão com "depressão", no caso de mulheres/meninas, são tratadas pelo ginecologista. Quando meninos, "home não tem essas frescura, vai lá carpir um lote que logo passa". Quando homens, "home não tem essas frescura, vou lá tomar um gole que logo passa".

Penso eu que tratando-se de psicologia e atendimento, um dos principais problemas é a desinformação por parte de quem precisaria desta assistência.

RafaelValeira
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
Ah, entendi o que vc quis dizer! Não é necessariamente o acesso aos locais, e sim o pq da pessoa precisar de um psicólogo!
Concordo contigo!

Roy.Mustang
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar

Pois é. Só quem tem um problema sério sabe o que é sofrer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a terapia psicológica pode ser dispensada?