terapia psicológica pode ser dispensada?

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# jun/13


crescemos em famílias neuróticas (quando não violentas), trabalhamos sob pressão, nos relacionamos com pessoas problemáticas. Para mim, psicólogo é como médico ou dentista: uma parada básica

dissertem rumo ao entendimento

_Excelion
Veterano
# jun/13
· votar


quando todo mundo é frito, ninguém é frito

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


_Excelion

60s are over, dude

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/13
· votar


Quando todo mundo é frito, ninguém é frito.

Milton Friedman

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


O lance que "terapia" é algo culturalmente elitizado. Tenho certeza que se a população, de maneira especial a de classes sociais mais pobres, tivesse acesso a este tipo de atendimento até o nível da criminalidade diminuiria. Bem como o de violência doméstica entre outros..

Outro ponto é o preconceito "eu não sou louco pra procurar psicólogo/psiquiatra".

Boa parte dos que precisariam de terapia não o fazem. Por falta de dinheiro, por falta de conhecimento de entidades que prestam serviços para a população ou por preconceito ignorante.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
O lance que "terapia" é algo culturalmente elitizado

culturalmente, pois em termos de custo não é

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
O lance que "terapia" é algo culturalmente elitizado
sallqantay
culturalmente, pois em termos de custo não é
Aliás, é BEM caro...

terapia psicológica pode ser dispensada?
Acho que não. Mas qual é o ponto onde o cidadão vai parar e falar "preciso do psicólogo"??? Na maioria das vezes é por sugestão alheia.

Eu, no momento, até precisaria pra ajudar entender pq quero uma mudança drástica na minha vida, mas não vou ainda...

john s mill
Membro
# jun/13
· votar


psicólogo tá no mesmo patamar de arquiteto em relação a importância underrated.

sallqantay
Veterano
# jun/13 · Editado por: sallqantay
· votar


Will Bejar
culturalmente, pois em termos de custo não é
Aliás, é BEM caro...


só é caro para quem nao coloca como prioridade a saúde (existem várias redes de recém formados aqui em sampa como o CEP, sedes sapiens)

as pessoas em geral têm dinheiro e outras prioridades

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
só é caro para quem nao coloca como prioridade a saúde (existem várias redes de recém formados aqui em sampa como o CEP, sedes sapiens)
Realmente... se não tem interesse não vai atrás dessas informações!!!

as pessoas em geral têm dinheiro e outras prioridades
Se acha que não é imoprtante, pra que gastar com isso???

-Dan
Veterano
# jun/13
· votar


Nunca fui em um profissional graduado da área, mas já fui analisado (como todo mundo já deve ter sido em algum momento).

Sim, é clarificante e por vezes, renovador. Altamente recomendável.

O desafio é encontrar um bom profissional.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# jun/13
· votar


Psicologia sim. Psiquiatria não.

marcuslk
Veterano
# jun/13
· votar


"eu não sou louco pra procurar psicólogo/psiquiatra".
Minha ex dizia isso kk

Psicólogo tem que ser igual ao um médico geral. Acho que no mínimo devemos fazer um exame por ano pra saber como tá as coisas.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


marcuslk
O problema é que uma sessão não é o suficiente (pelo que dizem)... eu imagino que uma análise de uma sessão seja igual casar com uma mulher logo após o primeiro beijo... heuehuehuehuehueheuh

marcuslk
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
kkk claro, claro.
O que eu disse é que no mínimo tem que ser uma sessão só pra saber como está. E se precisar, continuar com as outras...

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


marcuslk
Eu lembro de ter uns papos assim com uma analisada... nunca uma é suficiente... sempre tem um ponto de interrogação na mente do "cerumano"... pelo menos é o que dizem os psicólogos.

marcuslk
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar
Mas é verdade, quanto mais melhor. E melhor pro psicólogo também hehe
E acho legal isso do pessoal achar necessário, to estudando psicologia =)

dibass
Veterano
# jun/13
· votar


Na maioria das vezes é por sugestão alheia
praticamente todas as vezes. Ainda mais considere o fato de que os ginecologistas medicam mulheres supostamente depressivas com rivotril e variados

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


terapia psicológica pode ser dispensada?


Sei lá, nunca fiz, apesar de achar que preciso.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


marcuslk
E acho legal isso do pessoal achar necessário, to estudando psicologia =)
Boa!!! Acho interessante...

dibass
praticamente todas as vezes.
Pois é... acho que é difícil a pessoa aceitar que precisa!!!

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


Acho que no mínimo devemos fazer um exame por ano pra saber como tá as coisas
Hahaha. O cara acha que é assim...

MenteSuja
Membro
# jun/13
· votar


Cada pessoa é única. Tem gente que faz tudo certo a vida toda, e, de repente, se vê totalmente desamparada e infeliz. Acredito que família, pressão de trabalho e relacionamentos definem todo o indivíduo. Porém, fazer um tratamento psicológico não significa que "tudo vai mudar e ser maravilhoso"... Nós mesmos temos de mudar, se acostumar com a dor e seguir em frente. Tem muita pessoa que fica indo no psicólogo por anos e anos... E não adianta nada. Continua tomando remédio. Existem diversos tipos de psicólogos. Acredito que um profissional de verdade, que pense no bem estar dos seus pacientes, deve querer que ele aprenda a conviver e superar suas deficiências sem usar ninguém de muleta. Portanto, acredito que uma terapia psicológica deve durar uns seis meses. Assim como remédios devem ser temporários, viver sedado é uma merda.

FláviaTaline
Veterano
# jun/13 · Editado por: FláviaTaline
· votar


MenteSuja
fazer um tratamento psicológico não significa que "tudo vai mudar e ser maravilhoso"...
Ninguém disse isso.

Tem muita pessoa que fica indo no psicólogo por anos e anos... E não adianta nada. Continua tomando remédio.
Hein?

Acredito que um profissional de verdade, que pense no bem estar dos seus pacientes, deve querer que ele aprenda a conviver e superar suas deficiências sem usar ninguém de muleta.
Fizeste uma relação da terapia/psicólogo com uma muleta? Que alguns profissionais desejam que haja uma dependência por parte do paciente?

Portanto, acredito que uma terapia psicológica deve durar uns seis meses.
Não é tão fácil assim determinar isso, as pessoas buscam um psicólogo por n motivos...

marcuslk
Veterano
# jun/13
· votar


FláviaTaline
Hahaha. O cara acha que é assim...
Não entendi bem o seu comentário rs

Porém, fazer um tratamento psicológico não significa que "tudo vai mudar e ser maravilhoso"...
Com certeza.
O profissional só te mostra o caminho, o resto depende de você. Mas claro, cada caso é um caso.

landlord
Veterano
# jun/13
· votar


Eu não acho errado fazer terapia, mas na verdade hoje é até superestimada... pelo menos para as classes sociais mais altas.

Hoje você precisa é de baba emocional para qualquer coisa da vida, relacionamento, trabalho, família, amigos... Agora qualquer adolescente precisa de acompanhamento psicológico, fica insatisfeito com tudo e vira adulto que toma lexotan.

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


marcuslk
Porque não é assim, vai lá, paga uma sessão e deu. Não é simples assim...

landlord
é até superestimada... pelo menos para as classes sociais mais altas.
._.

Quanto ao tópico, pode ser dispensável sim.

Jack Kerouac...
Veterano
# jun/13 · Editado por: Jack Kerouac...
· votar


já foi em psicólogas em duas épocas diferentes. ajudaram-me, sim. valeu o gasto.

uma amiga minha só largou a bulimia com a ajuda de terapia. acho toscão quando dizem que psicólogo é furada.

marcuslk
Veterano
# jun/13
· votar


Porque não é assim, vai lá, paga uma sessão e deu. Não é simples assim...
Por isso eu disse o mínimo, pra saber a situação. Não disse que é o necessário rs

RafaelValeira
Veterano
# jun/13
· votar


dibass
O lance que "terapia" é algo culturalmente elitizado.

Will Bejar
Aliás, é BEM caro...

Existem várias associações que oferecem acompanhamento psicológico por valores bem baixos, inclusives alguns de graça!

marcuslk
Will Bejar

Além de uma sessão só, muitas vezes, não ser o suficiente, tem outros "problemas" para se encontrar um psicólogo:
Vc tem que encontrar um psicólogo que utilize uma abordagem que vc se identifique e, principalmente, precisa encontrar um psicólogo que vc se sinta confortável para conversar.

landlord
Hoje você precisa é de baba emocional para qualquer coisa da vida, relacionamento, trabalho, família, amigos... Agora qualquer adolescente precisa de acompanhamento psicológico, fica insatisfeito com tudo e vira adulto que toma lexotan.


Ué, mas psicólogo não é pra isso! Está muito mais relacionado com o auto-entendimento do que esse papel que vc descreveu...

FláviaTaline
Veterano
# jun/13
· votar


Vc tem que encontrar um psicólogo que utilize uma abordagem que vc se identifique e, principalmente, precisa encontrar um psicólogo que vc se sinta confortável para conversar.
Verdade. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a terapia psicológica pode ser dispensada?