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charvelsocal Veterano |
# mai/13
Galera, preciso que vcs esclareçam uma dúvida cruel de um pré-vestibulando..
Fazendo exercícios de Física, percebi que, em algumas questões, a resolução só pode ser encontrada usando Grandezas Aparentes (Gravidade Aparente, Densidade Aparente, Massa Aparente, Temperatura Aparente, (Insira uma grandeza) Aparente...). A dúvida é: o que são Hrandezas Aparente e quando usá-las? Agradeço respostas.
Ex Em uma questão de Hidrostática que fiz, em que a densidade do ar era 1,2 g/l e a do Hélio era 0,2 g/l (dadas no enunciado) vc só acha a resposta usando Densidade Aparente (Dap = Dar - Dhe).
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guizimm Veterano |
# mai/13
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se vc sabe fazer o exercício nem se preocupe, o que vc precisa é chegar na resposta
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LeandroP Moderador |
# mai/13
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charvelsocal
Como bem disse o guizimm: "se vc sabe fazer o exercício nem se preocupe, o que vc precisa é chegar na resposta".
É utilizado o termo "aparente" porque não se pode definir um valor exato.
Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade_aparente
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Insufferable Bear Membro |
# mai/13
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Nunca tinha ouvido o termo antes, mas pelo que estou achando aí é só pra dizer que é um valor aproximado. Mas é bem desnecessário, já que qualquer medida é uma aproximação, talvez eu realmente não tenha entendido.
se vc sabe fazer o exercício nem se preocupe, o que vc precisa é chegar na resposta Sério mesmo? Deprimente...
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guizimm Veterano |
# mai/13
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Insufferable Bear se for pro vestibular, sim, fazer o que...
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Insufferable Bear Membro |
# mai/13
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guizimm Mas o cara quer entender, então pra que esse tipo de comentário?
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GuitarHouse Veterano |
# mai/13 · Editado por: GuitarHouse
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charvelsocal
Essas grandezas aparentes são as "observadas", ignorando algumas condições ideais como vácuo etc.
Logo, a densidade de um liquido, grãos etc. será APARENTE quando tiver ar ou um gás específico misturado, por exemplo. Se você tira o ar, vc terá sua densidade absoluta, talvez, na fórmula Massa dividido por Volume.
Outro exemplo de grandeza aparente é a dilatação aparente. Se vc aquece uma vasilha com água, a água vai dilatar e vai vazar. Mas esse vazamento não é a dilatação real da água, já que o vasilhame também dilatou. Logo, aparentemente a água dilatou X (que vazou), mas dilatou mais porque o vasilhame também.
Daí, para encontrar esse coeficiente para saber a dilatação real (e não aparente), será a diferença entre a dilatação da água e a do vasilhame.
Entendeu um pouco?
Poste o enunciado completo e poderemos ajudar melhor. Talvez a resposta tenha pedido qual o coeficiente de densidade aparente. Pesquise tb sobre densidade absoluta e relativa, que vai entender mais.
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guizimm Veterano |
# mai/13
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Insufferable Bear o cara é vestibulando, querer entender sem ligar pra parte prática é perda de tempo se ele não gosta dessa área, eu só quis dar um conselho que pode ser útil, se ele não concorda é só ignorar
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GuitarHouse Veterano |
# mai/13
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guizimm Eu fiz vestibular há mais de 10 anos e lembro da teoria porque entendi como funciona, sem apenas decorar (e sou formado em Direito...vai entender).
:)
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guizimm Veterano |
# mai/13
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GuitarHouse Cara, eu não acho que tenha apenas que decorar, eu até acho que entender é o caminho mais fácil, afinal as questões são sempre contextualizadas. Mas se vc ja consegue fazer os exercícios com uma certa tranquilidade, é melhor partir pra outro conteúdo, porque é muita coisa e é muita concorrência. E além do mais, do que adianta saber a teoria anos depois se não for usar pra nada, nem pra conhecimento de mundo?(não sei te adianta de alguma coisa, só estou dizendo que se for assim não é vantagem nenhuma)
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Insufferable Bear Membro |
# mai/13 · Editado por: Insufferable Bear
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Caramba... Esse negócio realmente me deixa sem esperanças...
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GuitarHouse Veterano |
# mai/13 · Editado por: GuitarHouse
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guizimm Uma coisa que acho que um dia você vai perceber é que, apesar de a escola ter foco "apenas" para vestibular, a escola serve também para desenvolver o cérebro em suas multifunções. Procurar entender o funcionamento das coisas cria ligações em neurônios e desenvolve QI.
A inteligência serve para situações do dia-a-dia e para absorver conhecimentos futuros. Esse tipo de coisa só tem desenvolvimento quando o cérebro absorve informações. Mesmo sem querer, ele demonstrando interesse em ENTENDER as coisas, revela que a cabeça dele não é vazia; tem sede de conhecimento.
Creio que isso signifique muito e facilite muito a vida dele no vestibular. Eis a diferença dos que têm facilidade no aprendizado, ou dos que tem mais rapidez em novos conhecimentos. Estratégias do cérebro.
Sei que o vestibular é pesado e que a gente quer agilidade, custoXbenefício ao estudar. Mas veja, há vestibulares hoje que tendem a cobrar mais inteligência do que decorebas.
Pra saber qual fórmula aplicar, precisa saber o que a prova está cobrando. A teoria vai além da fórmula.
Posso estar errado, mas sempre gosto de entender o porquê das coisas mesmo que tenha de fazer uma prova que só precise saber como fazer...isso ajuda demais ao guardar informações, bem como o senso crítico do mundo.
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Gansinho Veterano |
# mai/13
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GuitarHouse Muito bom o exemplo do vasilhame com água pra explicar grandeza aparente.
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guizimm Veterano |
# mai/13
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GuitarHouse Beleza com isso ae, concordo, mas no terceiro ano o negócio é passar mesmo, só nesse ano, depois, na faculdade eu quero aprofundar muitos conhecimentos, mas por enquanto eu quero saber fazer o vestibular. Mas veja, há vestibulares hoje que tendem a cobrar mais inteligência do que decorebas eu não estou dizendo que é preciso apenas decoreba, eu estou dizendo que é preciso saber a matéria pra saber fazer a prova
Não adianta, se o meu concorrente se preocupar com entender tudo antes de fazer, eu vou fazer pra ver se eu entendo depois e ver o que eu preciso entender pra eu ir melhor que ele, depois eu me preocupo com desenvolvimento intelectual.
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GuitarHouse Veterano |
# mai/13 · Editado por: GuitarHouse
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guizimm Não adianta, se o meu concorrente se preocupar com entender tudo antes de fazer, eu vou fazer pra ver se eu entendo depois e ver o que eu preciso entender pra eu ir melhor que ele, depois eu me preocupo com desenvolvimento intelectual.
Se não se preocupa antes, difícil dar tempo. Isso reflete na faculdade.
O que eu quis dizer foi outra coisa: não adianta saber a fórmula se você não saber o que a questão quer...O que ele quer aprender é, no mínimo, indispensável.
É questão prática. Não é "preocupação intelectual" desnecessária.
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guizimm Veterano |
# mai/13
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GuitarHouse Se não se preocupa antes, difícil dar tempo to ligado, eu por exemplo aprendi bastante coisa além do que escola pede(aliás eu nem aprendi o que a escola pede muito bem até esse ano), mas eu fiz isso antes desse ano não adianta saber a fórmula se você não saber o que a questão quer... claro que sim, por isso é preciso saber a bem matéria, e saber ler direito a questão, dificilmente eles pedem pra explicar o que vc ta fazendo a fundo
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amador_ssa Veterano |
# mai/13
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Calma calma calma. Sei, não tem ninguem nervoso mas quero fazer minhas considerações sobre guizimm Vs GuitarHouse hehe, sei v6 não estão lutando mas o que penso:
guizimm tem umpouco de razão. Ele sabe que a maioria dos vestibulares aprovam o cara que marcou a bolinha certa no gabarito e faz uma redação boa, independente dele saber menos de um cara que ficou nervoso ou que estudou bem mais mas não teve tanta sorte e não caiu na prova o que ele estudou. Fato. Tem exceções como os vestibulares que têm 2ª fase, com questões discurssivas. Mas uma amiga me disse que foi aprovada na 2ª fase mesmo sem saber direito, so no enroletion.
Porém o GuitarHouse também tem razão ao dizer que a pessoa tem que aprender e não apenas decorar. To fazendo faculdade e percebi que tenho que ter noções de história, matemática, português (lógico rs), física mesmo estando em um curso de Contábeis. Mas digo, a pessoa pode aprender mas esquecer se não retomar a aplicação. So não esquece por muito tempo se aprendeu de uma forma que marcou, como um acontecimento, aula interessante, alguma coisa marcou aquela aula. E digo que também muitas vezes o decoration se faz necessário, tenho que reconhecer
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guizimm Veterano |
# mai/13
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amador_ssa Tem exceções como os vestibulares que têm 2ª fase pelo que eu vejo, mesmo nesses na maioria dos exercícios vc tem que saber o conteúdo e saber fazer o exercício, mesmo sem ter assimilação do conteúdo, infelizmente Mas uma amiga me disse que foi aprovada na 2ª fase mesmo sem saber direito, so no enroletion eu quero aprender esse método
o ruim é que um tem um monte de cabeça oca por aí passando e pensando em ganhar dinheiro, e as ciências não se desenvolvem tão bem, e nem a parte social da coisa
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charvelsocal Veterano |
# ago/13
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Obrigado. Algum moderador poderia, por favor, fechar este tópico?
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Insufferable Bear Membro |
# ago/13
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charvelsocal Você mesmo pode fechar este tópico, em cima dos Tópicos relacionados.
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charvelsocal Veterano |
# ago/13
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Insufferable Bear Eu sei, "descobri isso" ontem (não acesso o fórum com tanta frequência). Mil desculpas pela minha ignorância.
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