Não existe inércia em programação?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/13


    Tipo, se tu deixar um código lá parado e quietinho, vai surgir um monte de bug que antes não existia? (Não estou falando de descobrir bugs, e sim de surgir bugs onde antes não existia)

    Ou pra surgir um bug é sinal de que nego ficou futucando o que já estava funcionando bem e fez merda?

    Não entendo do assunto, portanto, por favor, forneçam hipóteses para a queda de funcionalidade de um sistema que funcionava bem e de repente começa a ficar cheio de defeitos. Em linguagem do homem médio, por favor.

    obs: Há conteúdo secreto neste tópico, que pode ser visualizado com óculos 3D ou com o uso da perspicácia.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Post pra todo mundo, meus multis.

    Bizet
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Preguiça de fazer backup?

    Também queria saber isso aí.

    Bellman
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Inércia em programação?

    Fazer um loop infinito vazio (sem tratamento de interrupções ou qualquer outra coisa).

    Teu sistema fica lá, funcionando, mas sem fazer nada..... o que poderá causar uma possível falha no mesmo é uma perturbação na entrada (fonte de alimentação - variação na tensão e/ou corrente) ou perturbação na saída (a carga é um pedal, por exemplo, e ele "resolve" demandar mais corrente, ultrapassando os limites de operação da fonte) ou atingir o menor MTTF dos componentes presentes na placa.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bellman

    Seu homem médio é superestimado!

    Bellman
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Ah, e backup é legal fazer.

    http://static.usenix.org/events/fast07/tech/full_papers/pinheiro/pinhe iro.pdf

    http://static.usenix.org/events/fast07/tech/schroeder/schroeder_html/i ndex.html

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    sim, a entropia é soberana (usando a mesma régua para medir tudo)

    Buja
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Buja
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Em programacao de sistemas:

    Codigo que da erro sem ninguem ter mexido é variaveis externas que mudaram e o sistema nao previa isso.

    Ex.:

    Eu faço um formulario de contato num site que envia um email pra mim, solicitando um orçamento e um email para o usuario informando que ele solicitou o orçamento. O codigo foi feito, colocado no site e funciona perfeitamente. Nunca mais ninguem alterou este codigo.

    De repente, sem mais sem menos, o codigo começa a dar erro de envio. Nao recebe os emails, e estoura varios erros na tela. O codigo nao foi mexido.

    Com certeza entao, nao é o codigo que resolveu dar bug. O ele estava errado desde o inicio e nunca tinha passado pelas partes erradas, ou ele nao estava preparado pra se comportar certo quando os parametros mudavam.

    Será que o codigo fazia validacao de email existente?
    Será que validava se a caixa de entrada está cheia?
    Será que validava se pudesse haver uma queda do servidor, se houvesse queda de internet, se o servidor ficaria lento e levaria mais do que o tempo limite pra executar?
    Será que o codigo fazia validacao de esquemas de spam, e colocaria alguns destinatarios em blacklist?
    Será que simplesmente validava se o formato do email estava certo?

    Tudo isso faz a coisa dar bug.


    Agora existem casos onde o codigo está certo, debugado e homologado, testado em todos os ambientes, preparado pra mudancas e da erros desconhecidos. Faz parte do misterio da vida!

    Bellman
    Membro
    # mai/13
    · votar


    black/grey/white box ftw

    _Excelion
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    o rolê é cheio de bug as is, e os bugs parecem se reproduzir como insetos (tum dum psst), as futucadas são remendos

    os caras contra a as futucadas tem uma visao teologica do código

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    o código de deus não dá bug. Teologicamente comprovado

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Imaginando o motivo óbvio da criação do tópico, considere também que o sistema onde a programação opera pode ter sofrido alterações que influenciam na programação, mesmo sem qualquer interferência no "software" programado.

    Atualização de servidores, deslocamento de clusters blablablá podem fazer com o que um site tenha que fazer alguns ajustes imprevisíveis antes dessas alterações.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Programação não é ciência.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    programação é tipo uma matemática que se reduz à lógica, carece de imaginação

    john s mill
    Membro
    # mai/13
    · votar


    carece de imaginação

    se tem uma área onde a imaginação pode produzir muita coisa é a programação, não é lógica reducionista. já passamos da programação linear a muito tempo :D

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    droga, tá cada vez mais difícil trollar aqui

    =/

    Bellman
    Membro
    # mai/13
    · votar


    programação é tipo uma matemática que se reduz à lógica, carece de imaginação

    que bobinho, não conhece implementações estocásticas e fuzzy ^^

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sallqantay
    droga, tá cada vez mais difícil trollar aqui

    =/


    Esqueceu que o john s mill é um cara ingênuo e todo certinho?

    Strato_Master
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    nego ficou futucando o que já estava funcionando bem e fez merda?

    muito provavelmente...

    Strato_Master
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    mas como diz um colega meu....

    "funcionar" é uma palavra muito forte.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bellman
    Buja
    GuitarHouse
    Strato_Master

    Cavalheiros, grato pelas explicações. Mas em resumo, quando uma merda acontecer, eu devo continuar xingando mentalmente o senhor que eu já xingo, ou devo xingar um outro que eu nem conheço? Pela resposta do GuitarHouse acho que é a segunda opção.

    _Excelion

    Tu estava falando de mercado e regulamentações estatais?

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Tem uma parada que chama Design Evolutivo.

    Quando vocẽ faz um software, NUNCA vai ser possível mapear todas as entradas e todas as variáveis que podem acontecer. Tem coisa que você nunca vai pensar, como uma simples queda de energia no servidor, um S.O diferente, problema na memória, entre muitas coisas.

    E aí que entra o Design Evolutivo. Você vai refatorando o código a ponto de que ele sempre cubra mais pontos, até que uma hora ele ficará estável (mas não sem bugs) pois a maioria dos casos estarão cobertas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Não existe inércia em programação?