O quanto vale uma fotografia?

Autor Mensagem
kisuca
Veterano
# mai/13 · Editado por: kisuca


Estava eu pesquisando e analisando...

Quanto que vale o trabalho de um fotógrafo?
Trabalho com fotografia, e sinceramente acho que meu trabalho tem um preço acessível, ao mesmo tempo que todo mundo pensa ser caro...

Eis que surge a dúvida: O que é caro, e barato nesse ramo?

Qual a média de preço que é cobrado em sua cidade para um profissional fotografar um book/evento?
;**

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


Vale o trabalho do fotografo

CindyFerrari
Veterano
# mai/13
· votar


O preço depende muito do tamanho da equipe, da qualidade do seu trabalho, do material que vc usa pro álbum e do nome que vc faz..

O pessoal acha que fotografia é caro mesmo [vamos concordar que não é barato], mas tipo, de uma festa de casamento por exemplo, é a lembrança que fica registrada.. As roupas vc devolve, o espaço não é seu e a comida não preciso nem falar...

Por aqui vc encontra de 500~2000+, tranquilo...

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


se for para pentelhar pessoas na minha festa com flashs, poses e clichês fotográficos, não vale nada. Prefiro abrir uma pasta no dropbox e as pessoas que depositem suas fotos lá. Para book vale o mesmo: tem que ser foda e original

aí eu pago o que o cara pedir (acho que é bem difícil pedir menos de 1000 numa dessas paradas, se você colocar o custo de tudo)

leo2505
Veterano
# mai/13
· votar


Que nem li outro dia por aí: "Não é a arte que vale dinheiro, e sim a visão do artista".

Hoje em dia como todo mundo pode ter acesso a uma câmera digital, e mesmo "porcamente", acaba capturando aquele momento desejado... fazendo com que fotografia "pareça" algo simples.
Resta a você demonstrar o por quê você é o diferencial :D

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


os caras que vão fazer o álbum da minha formatura queriam cobra mais de 2000, isso é mais do que a própria formatura, ninguém quis comprar, so mais fazer o que falaram do drop box

Bellman
Membro
# mai/13
· votar


^

com 2k dá pra pagar metade de uma dslr legal, pedir para algum parente não alcoólatra chato e perfeccionista sem parkinson e que curta você tirar as fotos e pronto

CindyFerrari
Veterano
# mai/13
· votar


guizimm
as fotos da minha foram tiradas por uma prima com uma sony cyber shot, irmão com galaxy dele e uma amigo som uma sony que não sei o modelo, mas tbm era uma compacta.. e eu gostei muito!

obviamente um fotógrafo profissional teria feito um trabalho bem melhor, mas eu gostei das minhas ^^

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


Depende muito, do trabalho do fotografo, experiencia, equipe e graduacao tambem.

Eu contratei faz 2 meses um fotografo pra fazer umas fotos externas, 24 fotos numa revista, com excelente material, garatia vitalicia da qualidade da pagina, em mgrande resolucao e um dvd contendo as 630 fotos trabalhadas.
Ficou por 1,5k.
Esse fotografo é pos graduado em fotografia, tem uma equipe com 5 estagiarios e 5 anos de experiencia na area. A modernidade do trabalho do cara é o diferencial.

Mas final de semana que vem, vou contratar uma fotografa pra fazer as fotos do casamento. O preço é bem mais em conta. Porem, já é mais tradicional o trabalho dela. Tem mais experiencia na area, sabe lidar melhor com eventos do que com externas, mais tambem nao tem pos na area nem aquele quê de modernidade.
As fotos + filmagem + externas com ropua de casorio ficam na faixa de 3,5k, enquanto do fotografo modernista ficam por 5.2k, sem filmagem, sem externas, book com 50 fotos.

Depende muito do que se pretende, fotos mais "xiques", digamos assim, é mais caro. Se mais qualificado, mais caro. Se mais moderno, mais caro. Se a lente foi feita com as luzes das estrelas da galaxia de andromeda, mais caro ainda. Varia muito.

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


Buja

o que você entende por moderno?

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


CindyFerrari
pra mim a foto não precisa de produção, só de ficar nítida e com uma resolução rasoável, só pra lembrar da formatura depois
Bellman
pedir para algum parente não alcoólatra chato e perfeccionista sem parkinson e que curta você tirar as fotos e pronto
vc acabou de descrever meu pai, ele adora tirar fotos, com certeza vai levar camera no dia
e o que é dslr?

-Dan
Veterano
# mai/13
· votar


Existem fotos e fotos.

Há quem só ligue pra resolução razoavel e nitidez.

Há quem procure alguem com talento, visão e sensibilidade.

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


sallqantay
o que você entende por moderno?
Moderno> Efeitos de fade, esmaecimento do fundo, linhas mais arrojadas digamos assim, foto mais editada, trabalhada, luzes nos lugares certos, close pegando bem a paisagem, por do sol, cenario e tudo mais.

Tradicional > Foto sem trabalho especial, pos producao, nada disso. Procurando fazer o primeiro plano ficar perfeito ao click da foto e nao efeitos posteriores. O crú mesmo. Bate foto, manda imprimir!

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


-Dan

Existem fotos e fotos.

Há quem só ligue pra resolução razoavel e nitidez.

Há quem procure alguem com talento, visão e sensibilidade.



E há os que se preocupam com o dois. Mas tambem, esteja disposto a pagar caro!

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


Há quem procure alguem com talento, visão e sensibilidade
eu curto algumas fotos mais artísticas, mas em álbum de formatura, por exemplo, não tem necessidade

kisuca
Veterano
# mai/13
· votar


Genteeee, e o pessoal ta reclamando de eu cobrar 200,00 pra fazer um book.

Foto I

Eu não acho caro não :x

Vi pelos comentários que os fotógrafos cobram muito bem mesmo :B

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


kisuca
Nao prostitua sua profissao. Se o sujeito acha caro, manda ele procurar outro que faça com a mesma qualidade mais barato do que R$ 200,00 entao.

Vira e mexe me aparece um achando que to cobrando absurdo pra fazer um site. Tem gente que acha que fazer site é criar pagina no facebook, ou blogzinho no wordpress. Eu nao desvalorizo nao. Nao quer, procura outro.

kisuca
Veterano
# mai/13
· votar


Buja

Bahhh cara, valeu mesmo pelas palavras. Na verdade, eu sou bem nova no quesito "fotos" e por isso não tenho uma noção de preço. Chegou a olhar a foto que postei?

Será que o meu trabalho vale mais do que o que eu cobro? ;*

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


kisuca
Eu vi a foto que voce postou. Na minha ignorancia achei muito bem feito o trabalho. Ha de se consultar pessoas que são do ramo mesmo, talvez uma design grafico ou fotografo mesmo, porque eu mesmo nao tenho criterio pra julgar. Aqui no forum mesmo tem fotografos, outro dia a gente tava falando disso mesmo.

Agora sobre preço, eu sei menos ainda, varia muito de acordo com a experiencia, a graduacao, o portfolio, a equipe, o maquinario, etc etc.

Mas posso te dar um pequeno norte, so nao sei se funciona pra area de fotografia.
Essa semana conversei com um amigo meu, que está estudando design grafico, e ele disse que o professor dele passou uma tabelinha com percentual de valores.
Diz ele que é o seguinte:

Um profissional cobra X.
O que ainda nao se sagrou profissional, deve cobrar X/2.
O estudante, deve cobrar X/4.

Isso pra area de design, mas faz sentido.
Eu corto cabelo a 20 reais com o profissional.
Se for um cara que ja formou o curso de cabelereiro, mas nao tem experiencia, o corte é 10.
Se for o aprendiz, o corte nao passa de 5 reais.

Acho que voce pode, de repente, pesquisar pra saber se na sua area essa regrinha se aplica.

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


Agora imagine so.
Paguei 1500 pela revista de 24 fotos.
Imaginemos que para confecionar a revista, fique em 500 reais, certo?!
As fotos sozinhas sairiam por 1000, isso é o profissional.
O recem formado em fotografia, 500 reais.
O estudante, 250.

Nestes termos, voce sendo estudante, cobraria 250 por 24 fotos.
250 / 24 = R$ 10,41 - pela foto digital tratada.

Estou falando isso, na minha regiao, belo horizonte, mg na data de 2 meses atras, março de 2013.

Se a reguinha se aplica, da pra voce ter uma vaga nocao da margem que pode aplicar.

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


Isso tambem é, se a revista fica por 500 reais, o que nao faço a minima ideia. Se for mais cara, logicamente o preço da foto é menor. Procure saber o valor dessas coisas primeiro.

o/

Espero nao ter falado merda e ter ajudado.

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


kisuca

200 é muito pouco (gostei das fotos, ficaria até mal pagando só isso)

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/13
· votar


não entendo nada da matéria, o que faz com que eu ache que qualquer centavo gasto é centavo demais.

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


One More Red Nightmare

insensível

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


One More Red Nightmare
Pão duro rsrs

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


One More Red Nightmare

avarento

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


One More Red Nightmare

sacripanta

kisuca
Veterano
# mai/13
· votar


sallqantay

valeu pela força, man :)

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


One More Red Nightmare
mao de vaca

fernando tecladista
Veterano
# mai/13
· votar


acho que meu trabalho tem um preço acessível, ao mesmo tempo que todo mundo pensa ser caro...

igual a dar aulas de música
tem gente que ainda cobra 100,00 e pessoal se assusta com o preço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O quanto vale uma fotografia?