Militantes esquerdistas sofrem de transtornos psiquiátricos?

    Autor Mensagem
    Dylan Thomas
    Veterano
    # abr/13


    Recentemente tive contato com um artigo publicado em 1910 no periódico The British Journal of Psychiatry. O texto trata de um tipo de paranóia chamada querulomania (ou paranoia querulans na nomenclatura latina). Não pude deixar de perceber como a descrição dessa condição mental se assemelha com a condição de vários dos integrantes dos grupos militantes mundo afora.

    Não se trata de fazer um diagnóstico psiquiátrico ou psicológico, pois não sou profissional ou acadêmico das respectivas áreas (portanto, sim, há o risco de cair na vã filodoxia), mas já na descrição inicial é possível que muitos dos leitores percebam as semelhanças com as figuras militantes, que são cada vez mais frequentes na rotina ocidental. Embora alguns possam até ter começado sua luta por direitos de forma justa (salvo o movimento ecológico, que já está envolvido com o extremismo desde seu início [1]), na maior parte das vezes, esses movimentos militantes acabaram enveredando pelo caminho “querulomaníaco”.

    Veja se é exagero meu ou se, de fato, a descrição do psiquiatra Colin McDowall descreve de modo muito aproximado o tipo de personalidade que se constata nos integrantes de vários desses grupos:

    No início, a insanidade está aliada a um ferrenho sentimento de quem foi injustiçado de forma súbita e inesperada; esse sentimento é logo em seguida transformado em uma firme crença de que ele próprio (o paciente) foi privado de todos os direitos, de modo que isso resulta em uma hiperestesia do seu amour propre ou a hipertrofia do seu ego.

    A alteração na personalidade psíquica leva o paciente a agir de modo absurdamente extravagante, pois ele já se tornou [com essa alteração] intolerante, impaciente, colérico, além de ser cada vez mais leviano e problemático nas relações familiares, se comparado com a relação que tem com estranhos. Todos os pacientes escrevem, na maioria das vezes, como se estivessem emitindo um alerta, além de carregarem um estilo desnecessariamente autoritário.

    Eles abusam e caluniam por meio de papéis e panfletos; confundem suas sentenças e citações, sublinhando as palavras e enfatizando-as em letras garrafais.

    O círculo dos inimigos imaginários do paciente cresce conforme suas queixas falham em serem satisfeitas; todos os questionamentos e conselhos são recebidos por ele com suspeita. Para si próprios, eles exigem apenas direitos, enquanto para os outros eles exigem somente os deveres. Eles usam todo e qualquer estratagema para atingir seus fins.

    A despeito da aparente lógica e conservação da memória, eles não têm a perspicácia necessária ao espírito crítico. A obsessão deles por justiça os leva a acreditar que tudo conspira contra os seus direitos. Eles são crédulos além do imaginável e tornam-se vítimas da própria querulomania.

    O progresso é uma regra durante algum tempo, porém o relapso se segue certamente. É reconhecido que todos esses pacientes são os mais perigosos e frequentemente cometem os piores excessos. Eles são perseguidores desde o começo. Em liberdade eles são difusores de escândalos; em um sanatório eles fazem críticas a todos, condenando as autoridades e discutindo seus erros com os outros internos, de modo que ele instiga todos os tipos de dificuldades… [2]

    Apesar das cabais semelhanças dessa condição com vários dos integrantes de movimentos sociais, é salutar lembrar que, dentre vários motivos, o fato de as queixas e reclamações terem se tornado elemento central na cultura ocidental, os estudos dessa condição mental foram relegados à obscuridade nos últimos 40 anos pelos profissionais clínicos e acadêmicos da área psiquiátrica. Hoje em dia, o enfoque mais próximo dado ao assunto refere-se apenas aos tipos que abusam do sistema judiciário com processos contra qualquer coisa que os incomode – é a paranoia litigante. [3]

    Só não me pergunte como foi possível que tenham praticamente engavetado um assunto justamente quando ele passou a ser elemento central de uma cultura. Mistérios do mundo moderno…



    [1] v. BIEHL, Janet. Ecofascism: Lessons from the German Experience, p. 8

    [2] v. http://bjp.rcpsych.org/content/56/234/528.2.citation#BIBL

    [3] v. http://bjp.rcpsych.org/content/184/4/352#BIBL

    http://revistavilanova.com/paranoia-militante/

    QUARESMA
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Se não tiver no site do Olavo não presta.

    O sacerdote dos templos de Syrinx
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Sim, todos. Sem uma única exceção.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Não.

    landlord
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Nossa o cara posta um artigo de uma revista groupie do Olavo...

    DrZaius
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Não, é safadeza mesmo.

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    salvo o movimento ecológico, que já está envolvido com o extremismo desde seu início

    o/

    Dylan Thomas
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Nossa o cara posta um artigo de uma revista groupie do Olavo...
    mimimi ad hominem mimimi Chama o PSOL e o Che... paredón mimi

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    qualquer idiota idólatra da técnica sabe que uma composteira é deveras mais perigosa que as armas químicas ou nucleares

    landlord
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Militantes esquerdistas sofrem de transtornos psiquiátricos?

    "Baseado na pesquisa que meu cachorro levantou."

    _Viciado em Guaraná, levando em consideração que ele questionaria um texto com mais de três parágrafos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu acho que é um problema hormonal.

    Muito semelhante ao efeito da TPM nas mulheres. Com a diferença que afeta indivíduos que tem um pênis entre as pernas.

    _Excelion
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eu só não milito pois apesar de ser att whore, não tenho saco para as picuinhas quasi-internas entre os pstus, pcos e ler-qis da vida

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eu gostava mais do Dylan antes dele virar um devil boy emulator

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/295854/

    -Dan
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Queria ter visto a entrega das faixas do Devil boy pro Dylan Thomas.

    Teve salgadinhos?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ah cara..
    não exatamente...
    com certeza tem uns desse tipo... mas, eu acho, que ninguém foi privado de todos os deus problemas e são fácilmente irritados...

    landlord
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: landlord
    · votar


    O lance é que devido aos problemas socioambientais mais mulheres adolescentes menstruam mais cedo, gerando assim mais militantes esquerdistas.

    Então os próprios problemas que os conservadores dizem que não existem geram mais e mais esquerdistas, estes gerados com argumentos direitistas. E ai está o paradoxo.

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    landlord

    BRAVO! close potic

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pra cada esquerdista, existe 99 pessoas que torcem o nariz e fazem pouco das suas ideias. O povo é true.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    lógica marxista-trotskista-leninista travestida de dialética hegelmarxólogaxiitagreepeaceista?

    Konrad
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Espoliar quem produz não é transtorno; é mau-caratismo mesmo.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Dylan Thomas

    que bonitinho, você comprou um dicionário de política ontem e não sabe como usar? É isso?

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Konrad
    Espoliar quem produz não é transtorno; é mau-caratismo mesmo.

    você tá falando dos bancos?

    landlord
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Vou sentar minha bunda na cadeira, afinal já faço parte "dos 1%" e não preciso de consciência...

    leo2505
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    "O Brasil é o único Pais em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita." MAIA, Tim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Militantes esquerdistas sofrem de transtornos psiquiátricos?