Militantes esquerdistas sofrem de transtornos psiquiátricos?

    Autor Mensagem
    Dylan Thomas
    Veterano
    # abr/13


    Recentemente tive contato com um artigo publicado em 1910 no periódico The British Journal of Psychiatry. O texto trata de um tipo de paranóia chamada querulomania (ou paranoia querulans na nomenclatura latina). Não pude deixar de perceber como a descrição dessa condição mental se assemelha com a condição de vários dos integrantes dos grupos militantes mundo afora.

    Não se trata de fazer um diagnóstico psiquiátrico ou psicológico, pois não sou profissional ou acadêmico das respectivas áreas (portanto, sim, há o risco de cair na vã filodoxia), mas já na descrição inicial é possível que muitos dos leitores percebam as semelhanças com as figuras militantes, que são cada vez mais frequentes na rotina ocidental. Embora alguns possam até ter começado sua luta por direitos de forma justa (salvo o movimento ecológico, que já está envolvido com o extremismo desde seu início [1]), na maior parte das vezes, esses movimentos militantes acabaram enveredando pelo caminho “querulomaníaco”.

    Veja se é exagero meu ou se, de fato, a descrição do psiquiatra Colin McDowall descreve de modo muito aproximado o tipo de personalidade que se constata nos integrantes de vários desses grupos:

    No início, a insanidade está aliada a um ferrenho sentimento de quem foi injustiçado de forma súbita e inesperada; esse sentimento é logo em seguida transformado em uma firme crença de que ele próprio (o paciente) foi privado de todos os direitos, de modo que isso resulta em uma hiperestesia do seu amour propre ou a hipertrofia do seu ego.