Sobre quando um cliente bate o pé pra fazer algo que vai ficar pior pra ele do que o que vc quer fa

    Autor Mensagem
    Clara Schumann
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Clara Schumann


    O que vcs costumam fazer quando isso acontece? Se vcs deixam o cliente fazer o que quer mesmo que seja errado e ruim, onde fica o seu compromisso com a profissão?

    CindyFerrari
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Sempre passo por isso.

    Se dá pra fazer, mas vai ficar feio eu digo "ok, vamos fazer, mas não admitimos reclamações posteriores".
    Se não dá pra fazer porque está fora dos padrões/normas da empresa eu digo "infelizmente o sr terá que fazer por conta própria".

    Xeper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Tentamos argumentar, o que geralmente não dá em nada... no fim fazemos o que cliente quer. Vai gastar um tempo para dar errado, um tempo maior ainda para consertar a cagada e mais um tempo para orientar o cliente.
    Como ganho por hora, nem esquento... cliente mala é garantia de uma graninha a mais no fim do mes

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # abr/13
    · votar


    Não me importo.

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    iniciante tem que ralar a bundinha mesmo, dignidade vem depois de alguns anos

    landlord
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Equilíbrio.

    Faz o que você gosta
    As vezes aceita uma bobagem
    Ganhe dinheiro.

    Outra coisa, várias vezes acatei coisas que não seriam "teoricamente" a mais correta, mas na pratica funcionaram.

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    O importante é alertar o cliente que o que ele quer, muito provavelmente, não ficará tão bom. De resto, "o cliente tem sempre razão."

    Bellman
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Xeper's style + mandar o cliente bundinha assumir responsa formalmente (antes de implementar o projeto) pelas possíveis merdas causadas por um produto/design/uatéva fora das especificações

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    onde fica o seu compromisso com a profissão?

    Em fazer o que foi especificado. Se estes são os requisitos do projeto você deve atendê-lo da melhor forma (menor variabilidade) possível.

    Você tem talvez uma obrigação ética de aconselhar qual seria a melhor opção segundo as boas práticas da área, mas não pode ser impositivo.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Xeper's style + Bellman's style

    Bem nessa, o cliente deve assinar um documento se responsabilizando por ter escolhido fazer algo fora dos padrões, OU, se o pedido em questão for absurdo, o profissional deve se recusar a fazer, pelo bem do seu nome e da ética.

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    brunohardrocker
    se o pedido em questão for absurdo


    O que seria um absurdo e segundo quem?

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    john s mill

    Por exemplo, se alguém chegar num engenheiro e exigir que algo seja assim ou assado, e que isso comprometa a estrutura do projeto, colocando em risco a vida de pessoas.

    No lugar do profissional, eu não assino o projeto de jeito nenhum.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Dou o telefone de um eletricista que também é bombeiro

    "Ja que o sr quer incendiar sua residência, esse cara aqui vai ser uma mão na roda"

    _Excelion
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    like i give a fuck

    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu argumentava, se não desse certo problema dele, eu disse que iria dar problema.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Se vcs deixam o cliente fazer o que quer mesmo que seja errado e ruim

    Acho que essa não é a decisão mais inteligente se você for ter que dar suporte após a venda.

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    brunohardrocker

    Aí e outro caso. Estou levando em conta o cenário do tópico no qual a opção 2 ficaria pior pra ele, mas em momento algum causaria risco a sua integridade.

    Se for este o caso, concordo contigo.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Lembro de um professor meu, advogado penalista, contando em aula o como é foda você fazer toda a tese de defesa, falar pro réu como ele vai agir no julgamento, e chega na hora o cara não faz porra nenhuma do combinado e fode com todo o trabalho que você se matou pra fazer hahaha

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Clara Schumann
    compromisso com a profissão

    Depois de quase 10 anos na area de TI eu aprendi que, essa coisa de compromisso, boas práticas... é bonito só no discurso...

    O cara que entrega alguma coisa, cheia de gambiarras, antes de vc, mas funciona, vai ser mto melhor do que vc... e ponto final

    john s mill
    Membro
    # abr/13
    · votar


    MarcosMalmsteen

    Depende do tamanho do produto.

    Trabalho com TI também, na área de segurança pública não tem como segurar na gambiarra, maior parte do tempo você está mexendo no código dos outros, não criando funcionalidades novas.

    Estabilização com POG é complicado

    Simonhead
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ... no fim fazemos o que cliente quer.

    BEM isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre quando um cliente bate o pé pra fazer algo que vai ficar pior pra ele do que o que vc quer fa