Impressões de um francês sobre o Brasil repercutem na internet

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# abr/13 · Editado por: GuitarHouse


http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/04/13/interna_gerais,3710 34/impressoes-de-um-frances-em-bh-repercutem-na-internet.shtml

Francês de 29 anos morador de BH publica em blog 65 observações sobre o país que se espalharam em pouco tempo. Muitos brasileiros concordaram, outros se indignaram.

A lista completa está no http://olivierdobrasil.blogspot.com.br

Não consegui copiar tudo do site dele.

Começo na fila

1 - Aqui no Brasil, tudo se organiza em fila: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas já bastam para constituir uma fila.

2 - Aqui no Brasil, não se pode tocar a comida com as mãos. O hambúrguer se come dentro de um guardanapo. Toda mesa de bar, restaurante ou lanchonete tem distribuidor de guardanapos e de palitos. Mas esses guardanapos são quase de plástico, nada de suave ou agradável. O objetivo não é de limpar suas mãos ou sua boca, mas é de pegar a comida com as mãos sem deixar papel nem na comida nem nas mãos.

3 - Aqui no Brasil tudo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir uma Coca zero: é gay. Jogar vôlei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay; ser gaúcho: gay; ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay: também é gay.

4 - Aqui no Brasil, os homens não sabem fazer nada das tarefas do dia a dia: não sabem faxinar, nem usar uma maquina de lavar. Não sabem cozinhar, nem a nível de sobrevivência: fazer arroz ou massa. Não podem consertar um botão de camisa.

5 - Aqui no Brasil, os chineses são japoneses.

6 - Aqui no Brasil, a política não funciona só na dimensão esquerda-direita. O Brasil é um país de esquerda em vários aspectos e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia para outro quase sem aviso. Tem uma diferença enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salário mínimo é bastante comum, e ganhar o salário mínimo ainda mais.

7 - Aqui no Brasil, é comum e conhecer alguém, bater um papo, falar “a gente se vê, vamos combinar, tá?”, e nem trocar telefone.

8 - Aqui no Brasil, a palavra “aparecer” em geral significa “não aparecer”. Exemplo: “Vou aparecer mais tarde” significa na pratica “não vou não”.

9 - Aqui no Brasil, não se assuste se estiver convidado para uma festa de aniversário de dois anos
de uma criança. Vai ter
mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja.

10 - Aqui no Brasil, pode pedir a metade da pizza de um sabor e a metade de outro. Ideia simples e genial.

11 - Aqui no Brasil, Deus está muito presente... pelo menos na linguagem: “vai com o Deus”, “se Deus quiser”, “Deus me livre”, “ai, meu Deus”, “graças a Deus”, “pelo amor de Deus”. Ainda bem que Ele é brasileiro.

12 - Aqui no Brasil, a comida é: arroz, feijão e mais alguma coisa.

13 - Aqui no Brasil, marcar um encontro às 20h significa às 21h ou depois. Principalmente se tiver muitas pessoas envolvidas.

14 - Aqui em Belo Horizonte, a menor cidade grande do mundo. 5 milhões de habitantes, mas todo mundo conhece todo mundo. Por isso que se fala que BH é um ovo. Eu diria que é um ovo frito. Assim fica mais mineiro.

15 - Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. É natural acolher alguém novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferença do mundo. Obrigado, brasileiros.

E no site tem mais 50! São 65 e não tem como copiar pra cá.

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


GuitarHouse
eu achei a lista bem pertinente.

Electric Eye
Veterano
# abr/13
· votar


É bem assim mesmo.

staind
Veterano
# abr/13
· votar


Muito bom hahahahah! verdade verdadeira

GuitarHouse
Veterano
# abr/13
· votar


kiki
Totalmente pertinente. Não vi nada que não seja.

Olhe as 65 no site. Tem umas MUITO engraçadas...

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


outras boas:

Aqui no Brasil, o clima é muito bom. Tem bastante sol, não esta frio, todas as condicões estão reunidas para poder curtir atividades fora. Porem, os domingos, se quiser encontrar uma alma viva no meio da tarde, tem que ir pro shopping. As ruas estão as moscas, mas os shopping estão lotados. Shopping é a coisa mais sem graça do Brasil.

Aqui no Brasil, todo mundo torce para um time, de perto ou de longe.

Aqui no Brasil, sempre tem um padre falando na televisão ou na radio.

Aqui no Brasil, se produz o melhor café do mundo e em grandes quantidades. Uma pena que em geral se prepare muito mal e cheio de açúcar.

Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado!

Aqui no Brasil, todo mundo gosta de pipoca e de cachorro quente. Não entendo.

Aqui no Brasil, quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim, se ouvi muito: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”, e até o meu preferido: “olha só pra você ver”. Obrigado por me avisar, já tinha esquecido para que tinha olhos.

Aqui no Brasil, tem uma relação ambígua e assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira se exporta la. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, poucos são os brasileiros que vão de ferias na América latina (a não ser Buenos Aires ou o Machu Pichu), mas eles em geral visitaram mais países europeus do que eu. O Brasil as vezes parece uma ilha gigante na América latina, embora que tenha uma fronteira com quase todos os outros países do continente.

Aqui no Brasil, o brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos.

Aqui no Brasil, o sistema sempre ta “fora do ar”. Qualquer sistema, principalmente os terminais de pagamento de cartão de credito.

Aqui no Brasil, tem três palavras para mandioca: mandioca, aipim e macaxeira. La na franca nem existe mandioca.

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


GuitarHouse
Olhe as 65 no site. Tem umas MUITO engraçadas...
acabei de olhar e trouxe outras mais.

achei que ia ser uma lista de preconceitos (de brasileiros ou de gringos), mas não era.
não li nada que não fosse interessante.

GuitarHouse
Veterano
# abr/13
· votar


kiki
Dessas eu ri demais:

Aqui no Brasil, se acha tudo tipo de nomes, e muitos nomes americanos abrasileirados: Gilson, Rickson, Denilson, Maicon, etc.

Aqui no Brasil, os homens se abraçam muito. Mas não é só um abraço: se abraça, se toca os ombros, a barriga ou as costas. Mas nunca se beija. Isso também é gay.

Aqui no Brasil, quando um filme passa na televisão, não passa uma vez só. Se perder pode ficar tranquilo que vai passar mais umas dez outras vezes nos próximos dias. Assim já vi "Hitch" umas quatro vezes sem querer assistir nenhuma.

Aqui no Brasil, tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, quando encontrar uma pessoa, pode falar “bom dia”, mas também se fala “e ai?”. E ai o que? Parece uma frase abortada. Uma resposta correta e comum a “obrigado” e “imagina”. Imagina o que? Talvez eu quem falte de imaginação.

Aqui no Brasil, a comida é: arroz, feijão e mais alguma coisa.

Aqui no Brasil, tem um lugar chamado cartório. Grande invenção para ser roubado direito e perder seu tempo durante horas para tarefas como certificar uma copia (que o funcionário nem vai olhar), o conferir que sua firma é sua firma.

Aqui no Brasil, parece que a profissão onde as pessoas são mais felizes é coletor de lixo. Eles estão sempre empolgados, correndo atrás do caminhão como se fosse um trilho do carnaval. Eles também são atletas. Tens a energia de correr, jogar as sacolas, gritar, e ainda falar com as mulheres passando na rua.

Aqui no Brasil, a torneira sempre pinga.

Aqui no Brasil, não se assuste se estiver convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. E ‘normal’.

Aqui no Brasil, o cliente não pede cerveja pro garção, o garção traz a cerveja de qualquer jeito.

mvrasseli
Veterano
# abr/13
· votar


15 - Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. É natural acolher alguém novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferença do mundo. Obrigado, brasileiros.

Tem suas exceções, mas o povo de Minas concerteza é o mais acolhedor do Brasil.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/13
· votar


Gostei. Valeu, GuitarHouse.

Achei essa legal:

59. Aqui no Brasil, tem três palavras para mandioca: mandioca, aipim e macaxeira. La na franca nem existe mandioca.

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


hauhauauhuahauhau... bem verdade!!!

Snakepit
Veterano
# abr/13
· votar


Muito bom!

Aqui no Brasil, os homens se vestem mal em geral ou seja não ligam. Sapatos para correr se usam no dia a dia, sair de short, chinelos e camiseta qualquer e comum. Comum também é sair de roupas de esportes mas sem a intenção de praticar esporte

Acho que só no Brasil Nike Shox é status social. Alem disso TENIS de esporte se usa para tudo, até pra ir na balada. Tenis de correr é tenis de correr...

Snakepit
Veterano
# abr/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Os comentarios na noticia são assustadores! Tem gente até mandando o cara ser deportado. O brasileiro só é democratido e a favor da liberdade de expressão quando lhe convem.

Isso me lembra o caso do jornalista do NYT que falou que o Lula era chegado numa cachaça. Afinal, o que aconteceu com esse cara? Ele foi deportado ou não?

Mensonstratosx
Veterano
# abr/13 · Editado por: Mensonstratosx
· votar


Interessante, tem coisas boas que a gente não percebe no nosso país.

Gansinho
Veterano
# abr/13
· votar


Aqui no Brasil, todo mundo gosta de pipoca e de cachorro quente. Não entendo.

E quem não gosta?! Porra, impossível não gostar de pipoca e cachorro quente. auhauhuhauhauha

Snakepit
Os comentarios na noticia são assustadores! Tem gente até mandando o cara ser deportado. O brasileiro só é democratido e a favor da liberdade de expressão quando lhe convem.

E olha que tudo que o cara falou é verdade, e falou com bom humor. Tem até "elogios" ali no meio. Tenho nojo desse povo que critica qualquer coisa que vê na internet.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/13
· votar


3 - Aqui no Brasil tudo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir uma Coca zero: é gay. Jogar vôlei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay; ser gaúcho: gay; ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay: também é gay.

Falou o cara que é do povo que fala fazendo biquinho.

Jack Kerouac...
Veterano
# abr/13
· votar


Viciado em Guarana
Falou o cara que é do povo que fala fazendo biquinho.

não é possível que você não entendeu.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Jack Kerouac...
Não é possível que você não entendeu.


Seu "misérable"! Vai destruir a piada de outro!

anonymous4
Veterano
# abr/13
· votar


Interessante, tem coisas boas que agente não percebe no nosso país.

A gnt só percebe as coisas com perspectiva.

É só passar um mes no exterior que vc ja volta notando seu próprio país de forma totalmente diferente.

Jack Kerouac...
Veterano
# abr/13
· votar


Viciado em Guarana

é porque não fazia muito sentido.

Mensonstratosx
Veterano
# abr/13
· votar


anonymous4
com corda

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/13
· votar


Interessante, tem coisas boas que agente não percebe no nosso país.

66 - Aqui no Brasil todo mundo é agente. E agente tem várias definições que só existem no Brasil. Agente secreto que faz greve; agente laranja que não tem nada a ver com guerra química, mas com alguém que não sabe que seus documentos foram usados para falcatruas diversas; agente passivo que sai do armário e não fica só na gramática.

Eu escrevi "gramática" ou "ortografia"?

:P

Mensonstratosx
Veterano
# abr/13
· votar


67- Aqui no Brasil, as pessoas gostam de se sentirem superioras a custa de deslizes dos amigos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/13
· votar


Mensonstratosx
67- Aqui no Brasil, as pessoas gostam de se sentirem superioras a custa de deslizes dos amigos.

Faz sentido.

:)

Les Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


27 - Aqui no Brasil, existe três padrões de tomadas. Vai entender porque...

mvrasseli
Veterano
# abr/13
· votar


Les Guitar
A porra desse francês é engenheiro eletricista também? Tá achando que fucinho de porco é tomada?

ROTTA
Veterano
# abr/13
· votar


GuitarHouse
Impressões de um francês sobre o Brasil repercutem na internet

Tirando o tom generalista demais das frase ("tudo", "nada", etc), no geral não consigo discordar de muita coisa.

Abraços.

Mr. Joe
Veterano
# abr/13
· votar


Aqui no Brasil, quando encontrar com uma pessoa, se fala: “Beleza?” e a resposta pode ser “Jóia”. Traduzindo numa outra língua, parece que faz pouco sentido, ou parece um dialogo entre o Dalai-Lama e um discípulo dele. Por exemplo em inglês: “The beauty? - The joy”. Como se fosse um duelo filosófico de conceitos abstratos.

hahahahahahah

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


tem um monte de coisa que eu nem reparava mas que são realmente estranhas

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/13 · Editado por: Its Fucking Boring To Death
· votar


Os comentarios na noticia são assustadores! Tem gente até mandando o cara ser deportado. O brasileiro só é democratido e a favor da liberdade de expressão quando lhe convem.

É o tipo de gente que se ofende quando, por exemplo, alguém é chamado de careca, mesmo sendo verdade.

Gente burra é a que mais me assusta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Impressões de um francês sobre o Brasil repercutem na internet