Cubo Mágico - Tópico Oficial - Equipamento, coleção, técnicas, speedcubing e tudo mais.

Autor Mensagem
O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13 · Editado por: O sacerdote dos templos de Syrinx


Alguém aí compartilha deste hobby?

Há um tempo passei a me interessar pelo projeto de Ernö Rubik e resolvi aprender a montar o cubo pelo método mais básico (camadas). Pretendo passar para o método transitório e depois ir de vez para o Fridrich e outros métodos intuitivos para, assim, cair de cabeça no speedcubing.
Não objetivo entrar em campeonatos e nem nada disso, é apenas por diversão e por satisfação pessoal.

Estou começando também a colecionar "cubos" (na verdade qualquer puzzle do gênero). É uma coleção barata e fácil, pois em qualquer lugar você encontra cubos diversos e o melhor cubo do mundo custa 25 reais. O original é mais caro (cerca de 40 dilmas), mas serve apenas como um troféu na estante, já que o seu desempenho não é tão bom assim.

Enfim, até agora tenho:

-Rubik's original 3x3
-Piratão de 1,99 3x3
-Mini 3x3
-Rager's Puzzle 3x3

E esperando chegar:

-DaYan ZhanChi 3x3 (o melhor cubo do mercado atualmente).

Alguém nesta poçilga se interessa por isso também ou estou sozinho aqui? Não é possível, logo aqui...

Enfim, boa vida o/

makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx

Eu gostava de "brincar" com cubo mágico.

Não sei se você já viu um brasileiro (acho que do Rio) que participou de um programa do Discovery channel internacional, e resolve os cubos em poucos segundos.

No fim do programa ele ainda resolveu 3 cubos de olhos vendados, após ficar 2 minutos estudando os cubos (sem mover as peças).

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI323642-17770,00-C ONHECA+O+BRASILEIRO+QUE+E+CONSIDERADO+UM+SUPERHUMANO.html

DarkMakerX
Veterano
# mar/13
· votar


Aprendi a fazer por camadas semana passada. Mas acho que já está bom, mesmo não sendo tão rápido :)

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
Vi sim. Ele é "multi-técnica", consegue resolver o cubo em situações diversas e tal.
Na forma tradicional (a de campeonatos) o recorde mundial é de 5.55 segundos. Desse mês agora. É de um holandês lá.

DarkMakerX
Para não. Vai em frente :]

ROTTA
Veterano
# mar/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
Alguém aí compartilha deste hobby?

Positivo!

Tenho um 3X3X3 DIY, um 4X4X4 chinês (não sei a marca, mas é bom), e encomendei um 5X5X5 do DX que ainda não chegou.

E um 3X3X3 daqueles de camelô que nem conto...

Abraços.

Snakepit
Veterano
# mar/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Nunca consegui montar... E já tentei muito.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13
· votar


ROTTA
Massa. Tu já pratica speedcubing com 3x3 e aí resolveu passar pra 4x4 e 5x5 ou não?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/13
· votar


Os cubos mágicos costumam ser duros mesmo ou só os falsos de camelô que são assim?

Porque ao ver os caras que sabem montar, parece que o cubo se movimenta muito facilmente, mas sempre que eu pus a mão num desses eram mais duros que pão de oito dias.

testinogrosso
Veterano
# mar/13
· votar


Só os do camelo msm.

Eu sei montar, vi video no YT, hahahaha.
pelo menos eu aprendi.
metodo basico.

ROTTA
Veterano
# mar/13 · Editado por: ROTTA
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
Tu já pratica speedcubing com 3x3 e aí resolveu passar pra 4x4 e 5x5 ou não?

Meu maior interesse não é na velocidade. Gosto de resolver, me distrai, limpa a mente.

Os cubos mágicos costumam ser duros mesmo ou só os falsos de camelô que são assim?

Só os de camelô.
Abraços.

Snakepit
Veterano
# mar/13
· votar


É possível uma pessoa normal montar, sem roubar? Sem procurar dicas?

Ou eu que sou burro mesmo?

Ou as duas coisas?

Perdi muito tempo com isso quando era pirralho.

ROTTA
Veterano
# mar/13
· votar


Snakepit
É possível uma pessoa normal montar, sem roubar? Sem procurar dicas?

Possível é, mas acho que tentar entender "do zero" os movimentos e algoritmos de resolução é bem demorado.

Abraços.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13
· votar


Viciado em Guarana
Os cubos mágicos costumam ser duros mesmo ou só os falsos de camelô que são assim?

Muitos são, não só os de camelô. Aliás, o próprio Rubik's original é um tanto quanto duro (em comparação aos cubos mais experts). Mas se por 'duro' você quer dizer praticamente impossível de rodar e travando, sim, só os piratões de feira são assim.

ROTTA
Meu maior interesse não é na velocidade. Gosto de resolver, me distrai, limpa a mente.

Saquei.

Snakepit
É possível uma pessoa normal montar, sem roubar? Sem procurar dicas?

É possível sim. Mas o processo de entendimento dos algoritmos é muito difícil e demorado. Para você ter uma ideia, o próprio Ernö Rubik levou mais de um mês pra conseguir resolver o cubo pela primeira vez. E olhe que ela não era um "cara comum". Era professor de matemática e criou o cubo.

Mensonstratosx
Veterano
# mar/13
· votar


estou no método transitório, mas sou bem nubinho, meu cubo é aqueles de 10 reais (horrível), meu recorde com aquele é 1 mim 24 segundos :)

Mensonstratosx
Veterano
# mar/13
· votar


Snakepit
é possível, só precisa ter paciência level supremo e bastante atenção :)

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13
· votar


Mensonstratosx
meu recorde com aquele é 1 mim 24 segundos

Em camadas? Tá um tempo bom.

Ruru_Ferreira
Veterano
# mar/13
· votar


topico mais nerd do ot

pinuccad
Membro
# mar/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
fui enganada comprei um cubo de 40 reais

pinuccad
Membro
# mar/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
fui enganada comprei um cubo de 40 reais e nem consio montar

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# mar/13
· votar


pinuccad
fui enganada comprei um cubo de 40 reais

Que cubo? Se for um Rubik's da Hasbro o preço é esse mesmo.

e nem consio montar

Aprende, uai.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# abr/13
· votar


Meu cubo chegou, um Da Yan Zhanchi Mixed 3x3

Puta que o pariu, é outro nível...
No método de camadas (ainda estou tomando coragem pra passar pro Fridrich) meu tempo tava em torno de 2'00 a 2'30'' e só a mudança de cubo baixou meu tempo pra cerca de 1'20'', devido á possibilidade de agora eu usar fingertricks, o que era impossível nos outros cubos.

É esse aqui:

http://img.alibaba.com/img/pb/052/190/558/558190052_857.jpg

Jack Kerouac...
Veterano
# abr/13
· votar


adrenalina pura.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/13
· votar


Tem uma cena true com esse negócio no filme The Pursuit of Happyness.

Snakepit
Veterano
# abr/13 · Editado por: Snakepit
· votar


^



Nessa cena se não me engano esse cara é um executivo bem sucedido e o Will smith conseguiu compartilhar um taxi com o cara só pra poder pedir emprego.

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


o próprio Ernö Rubik levou mais de um mês pra conseguir resolver o cubo pela primeira vez. E olhe que ela não era um "cara comum". Era professor de matemática e criou o cubo

post desmotivacional

ROTTA
Veterano
# abr/13
· votar


Ressuscitando: semana passada chegou o cubo 5x5x5. Achei mais fácil de resolver que o 4x4x4, que tem mais problemas de paridade no final da resolução (e que são complexos de resolver sem decorar os algoritmos imensos).

Para que ainda não tinha ouvido o termo paridade, trata-se de problemas de alinhamento nas arestas que não acontece no 3x3x3 (afinal, ele só tem um "cubinho" em cada aresta, enquanto que os maiores tem 2 ou 3, que ficam desalinhados).

O 5x5x5 tem 2 tipos de problema de paridade no final, que podem ser facilmente resolvidos. Enfim, achei mais legal de resolver do que o 4x4x4.

Abraços.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# abr/13
· votar


Die Kunst der Fuge
Snakepit
Legal.

ROTTA
Sabe de que marca são os cubos? To querendo pegar uns 2x2, 4x4 e 5x5.

Simonhead
Veterano
# abr/13
· votar


Meu maior interesse não é na velocidade. Gosto de resolver, me distrai, limpa a mente.


Meu caso ai!

Ken Himura
Veterano
# abr/13
· votar


Alguém já tentou?

http://dx.com/p/genuine-v-cube-7-7x7x7-brain-teaser-magic-iq-cube-1835 4

Denayse
Veterano
# abr/13
· votar


Tem um site de um cara que já participou de vários campeonatos, e ele indica várias lojas confiáveis pra comprar cubo mágico. E no site tem vários tutorias de cada cubo tbm : Cinoto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cubo Mágico - Tópico Oficial - Equipamento, coleção, técnicas, speedcubing e tudo mais.