A postura assertiva

    Autor Mensagem
    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/13


    "Bem, aqui cabe abrirmos um parêntese para deixar uma questão bem clara: a assertividade tem por princípio o objetivo de restringir ao mínimo possível as situações de conflitos entre pessoas, e quem a adota como premissa do seu comportamento interpessoal vai, evidentemente, reduzir substancialmente as chances de cometer falhas graves com quem convive. Isto porque implica em incorporar características como a transparência, a responsabilidade com o que se envolve, a aceitação das diferenças e dificuldades individuais, a coerência e a busca permanente de clareza nas comunicações que estabelece, o que dificilmente deixa dúvidas quanto ao que a pessoa pensa, o que fala ou como age."

    Fonte.

    A Wikipédia diz:

    "Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.[2] A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso.[3]

    Pessoas com comportamento mais assertivo sentem menos ansiedade, tem maior grau de internalidade segundo o critério de locus de controle de Levenson e melhor auto-estima.[4] Conviver com pessoas assertivas também aumenta a auto-estima e diminui a agressividade."

    É desejável ter uma postura assertiva? Como ser assertivo (expressar-se claramente, de forma honesta, no momento apropriado)?

    Dissertem.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Isso é lenda.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    É desejável ter uma postura assertiva? Como ser assertivo (expressar-se claramente, de forma honesta, no momento apropriado)?

    para mim é a única alternativa de vida: intenções claras e colocadas. Nada é besteira, tudo deve ser conversado o mais rápido possível, antes que pequenos conflitos virem monstros.

    A dificuldade maior é o medo, mas temos que tacar o foda-se para o que os outros pensam de nós. O que importa é o que você quer (e que isso fique claro logo de início)

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    "eu quero te conhecer, te tratar bem e te possuir com vigor"

    eu para uma roya no 4o encontro

    Les Guitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    para mim é a única alternativa de vida: intenções claras e colocadas. Nada é besteira, tudo deve ser conversado o mais rápido possível, antes que pequenos conflitos virem monstros.

    Um mundo sem mimimi! \o/

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Me esforço para ser, na maior parte do tempo.

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Acho digno aquele que se propõe a ser assertivo sempre...

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mas ae, como ser assertivo? Alguma ideia mais concreta, porque até agora a coisa ficou meio vaga.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Dental Floss Tycoon

    posta a sua questão que nóis resolve, a parada é meio caso a caso. Técnica pronta é coisa de metaleiro fritador fã do malmsteen ou PUA

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sallqantay

    Eu pergunto mais em termos gerais mesmo. Quando eu falo de uma postura assertiva, quero falar de postura generalizada mesmo.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Dental Floss Tycoon

    postei o que sabia, qualquer dúvida tamos aí

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    Mas ae, como ser assertivo? Alguma ideia mais concreta, porque até agora a coisa ficou meio vaga.

    Colocando em prática o conceito de assertividade, o qual você citou no tópico, uéi.

    Mas se precisamos de um método, uma definição, acho que já começamos errado.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Prefiro a postura asseada.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças

    essa é a primeira dificuldade: em um primeiro momento não temos ideia claramente do que é isso

    john s mill
    Membro
    # mar/13
    · votar


    brunohardrocker

    Como você vai fazer algo que não tenha definição?

    Sem definição você não sabe sequer do que se trata.

    CindyFerrari
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sallqantay
    a cada dia que passa, te acho mais fofuxo
    =*****



    Técnica pronta é coisa de metaleiro fritador fã do malmsteen ou PUA
    eitaaa chamou o marquin pra briga!!

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    CindyFerrari

    =*

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    john s mill

    Me refiro a conhecer o conceito e passar a lembrar dele sempre antes de tomar as atitudes.
    Acho que a assertividade deve ser espontânea.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Então eu sempre tentei ser assertivo, mas sou meio temperamental as vezes...
    Ninguém é perfeito né. =P

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mas ae, como ser assertivo? Alguma ideia mais concreta, porque até agora a coisa ficou meio vaga.

    Colocando em prática o conceito de assertividade, o qual você citou no tópico, uéi.

    Mas se precisamos de um método, uma definição, acho que já começamos errado.


    essa é a primeira dificuldade: em um primeiro momento não temos ideia claramente do que é isso

    Pois é, é preciso ter esses conceitos bem internalizados antes de pensar em ser externamente assertivo com eles.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    pega aquele lixo do PUA e lê ao contrário: eis a assertividade

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: One More Red Nightmare
    · votar


    negócio é deixar rolar e passar e viver numa eterna autocritica

    ou fazer igual ao Fausto e vender a alma pro capeta e se tornar a humanidade

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    aquele lixo do PUA

    Por um instante eu quase me deixei cair nas satânicas palavras do PUA, mas retomei a consciência depois.

    negócio é deixar rolar e passar e viver numa eterna autocritica

    Não entendi, Douguinho.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: One More Red Nightmare
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    É mister entender a metafísica do bgl

    o exemplo do goethe é melhor, Fausto como um humanista na acepção mais correta


    Entendamo-nos bem. Não ponho eu mira
    na posse do que o mundo alcunha gozos.
    O que preciso e quero é atordoar-me.
    Quero a embriaguez de incomportáveis dores,
    a volúpia do ódio, o arroubamento
    das sumas aflições. Estou curado
    das sedes do saber; de ora em diante
    às dores todas escancaro est'alma.
    As sensações da espécie humana em peso,
    quero-as eu dentro de mim; seus bens, seus males
    mais atrozes, mais íntimos, se entranhem
    aqui onde à vontade a mente minha
    os abrace, os tateie; assim me torno
    eu próprio a humanidade; e se ela ao cabo
    perdida for, me perderei com ela.


    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Isso é o tal do "tato social"?

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Isso é o tal do "tato social"?
    Até onde eu sei, assertividade é a capacidade de dizer não quando necessário. Tato (ou trato) social eu não sei direito, mas acho que tem a ver com carisma. Ou não.

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/13
    · votar


    É desejável ter uma postura assertiva?
    Só se você deseja ter uma postura assertiva.

    SODAPOP
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    a gente tenta ne, acho q pra algumas pessoas tentar ser assertivo doi demais

    grafitte
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Deve ser preciso um bocado de saco pra manter isso funcionando, ao menos pra quem não é assertivo de "nascença".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A postura assertiva