pótico pra quem passou na USP este ano

Autor Mensagem
Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


Só por curiosidade: a USP é atirada que nem a maioria das federais ou tem mais infraestrutura?

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


alexdiffer

CC õ/

Lìív
Veterano
# fev/13
· votar


Les Guitar
Depende da faculdade/instituto.

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


Lìív

Mas ele falou em relação a USP, quantos campi a USP tem?

Drowned Man
Veterano
# fev/13
· votar


Eu.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Não passei. E dane-se USP.

Lìív
Veterano
# fev/13
· votar


Thiago Teixeira
Mas mesmo dentro da USP butantã há vários institutos/faculdades.

DrZaius
Veterano
# fev/13
· votar


Les Guitar

Só por curiosidade: a USP é atirada que nem a maioria das federais ou tem mais infraestrutura?

Isso é lenda urbana de quem estuda em particular.

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


DrZaius

Não sei cara, acho que em algumas instituições até acontece isso...
Meu tio estudava na UFPR e reclamava de algumas coisas. Já eu, estudo na UTFPR e não tenho absolutamente nada a reclamar, a infraestrutura do meu campus é muito boa.

punkguitar
Veterano
# fev/13
· votar


vou começar esse ano na UFMS ,aqui em Campo Grande sem duvida é que tem mais estrutura ,o campus tem tudo até o maior estadio universitário da América Latina (apesar das péssimas condições)piscina olímpica, área de preservação,hospital,clinica veterinaria entre outras.
o problema é que devido à greve das universidades federais as aulas só começam em abril, mas em relação as universidades particulares acredito eu que as instituições federais são bem melhores.

é claro que existem exceções

Índio_DT
Veterano
# fev/13
· votar


Cara, minha pseudo-futura esposa passou em medicina lá;

J x V x
Veterano
# fev/13
· votar


Thiago Teixeira
Tecnológicas geralmente têm estrutura melhor, mesmo. É a lógica do Governo e do tal do REUNI.

J x V x
Veterano
# fev/13
· votar


punkguitar
Eu faço UFMS-CG, cara. Que curso tu passou? =)

J x V x
Veterano
# fev/13
· votar


mas em relação as universidades particulares acredito eu que as instituições federais são bem melhores.


Com certeza, mas as federais costumam ter problemas de estrutura, dependendo do curso. Principalmente depois do programa de Reforma Universitária (REUNI), que prioriza cursos que produzem mais pesquisas e têm "maior valor" no mercado, como Medicina, por exemplo.
Até porque se não fosse assim não teria motivos pra ter rolado uma greve tão grande ano passado.

Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


mas em relação as universidades particulares acredito eu que as instituições federais são bem melhores.

Por quê? É só curiosidade mesmo. Já conversei muito sobre isso com alunos/ex-alunos/formados em federal que, pelas opiniões, me deixam encucado quanto à idolatria às universidades públicas. Uma coisa que ouvi muito é que tem muito professor que não dá a mínima pras aulas, simplesmente entra na sala, diz quais capítulos do livro pra ler e mandam um "até o dia da prova", voltando ao laboratório.

Se alguém acha isso positivo, explique-se.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Les Guitar
É só curiosidade mesmo. Já conversei muito sobre isso com alunos/ex-alunos/formados em federal que, pelas opiniões, me deixam encucado quanto à idolatria às universidades públicas.
Eu aprendi uma coisa depois de uns anos de formado: a pior pessoa pra falar de um curso é quem tá do meio pro final, ou acabou de se formar. A essa altura do campeonato o cara tem todas as críticas possíveis e tá de saco cheio da faculdade.

Eu também teria xingado muito (no twiter) meu curso após formado, mas conforme fui trabalhando e tocando minha vida, vejo que mesmo com alguns professores má vontade assim e toda a falta de infraestrutura, ainda é um dos melhores cursos da área. Tive oportunidade de trabalhar com formados em outras grandes faculdades, tanto privadas como públicas, e o patamar é o mesmo.

Uma coisa que ouvi muito é que tem muito professor que não dá a mínima pras aulas, simplesmente entra na sala, diz quais capítulos do livro pra ler e mandam um "até o dia da prova", voltando ao laboratório.
isso é um estereótipo. Acontece, mas voce não pode generalizar que todos os cursos ou todos os professores sejam assim.
Não faltam professores muito bons e muito interessados também, e não faltam professores que lecionam tanto nas públicas quanto nas grandes particulares.

Les Guitar
Só por curiosidade: a USP é atirada que nem a maioria das federais ou tem mais infraestrutura?
Essa dicotomia universidade pública X privada é uma baboseira de neoliberalistas que temem o leviatã [/purpurine]

Você tem que ter em mente que existe uma gama gigante de particulares, que desde final da década de 1990 abriu uma cacetada de Uni-Duni-Tê só pra tirar uma casquinha do crescimento de demanda.
Essas pseudo-faculdades tem uma estrutura meia boca, o mínimo pra ser aprovado no MEC, e um corpo docente que não fica fixo por cinco anos, pelas más condições de trabalho e falta de estrutura pedagógica.
Essas nem vale parar pra comparar.

Se for comparar com as grande particulares tradicionais, aí sim. Aqui em SP, Mackenzie, Puc, GV, etc. Elas têm sim mais estrutura que as públicas.

Mas mesmo a USP não é uma coisa só. Se voce vai na FEA, a estrutura é tão ou até mais bacana que o Mackenzie ou a Puc. Depende da unidade, da prioridade dada, e de outras formas de financiamento.

é que fica essa rixa que uma quer ser melhor que a outra pra provar algo. As particulares principalmente precisam provar sua qualidade porque tem que fazer propaganda e garantir sua clientela, o que as públicas não precisam fazer.

Em termos de professor e qualidade de aula, acho que não fica atrás não (já falei lá em cima).

Ou seja, é não tá errado voce pensar isso, mas é exagero simplificar que é só isso.

_Excelion
Veterano
# fev/13
· votar


via de regra em SP:

USP, Unicamp > PUC-SP, Unifesp, Unesp > resto

_Excelion
Veterano
# fev/13
· votar


Se eu não tivesse fobia do interior, faria Economia na Unicamp, bem mais interessante.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


_Excelion
ce faz na usp?

faria Economia na Unicamp, bem mais interessante.
disserte

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Porra, vo aproveitar pra fazer uma pergunta que vai ser essencial pro que eu vou querer prestar.

Eu ouvi dizer que existem universidades que deixam os alunos fazerem discuplinas que não são do curso que eles prestam, eu tenho um prof de quimica que fazia um monte de matéria que não eram do curso na Unicamp, existe isso mesmo?e na USP?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


Ah doutor, tenho uma bixete pra você!

Economia na FEA mesmo.

Aguardo contato.

punkguitar
Veterano
# fev/13
· votar


J x V x
Ciência da Computação

e vc faz qual?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


O que a galera pergunta sobre infraestrutura, depende do campus, ex.:

FFLCH = Lixo
FEA = Foda

Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm
Isso é matéria eletiva, existe em qualquer universidade.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Les Guitar
então em qualquer lugar eu posso fazer as matérias que eu quiser?(alem das obrigatórias, e desde que eu tenha tempo)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm

Não em qualquer lugar, depende de Universidade/curso.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
e no caso de psicologia na USP?(como eu sonho alto)

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm
Provavelmente você precisa preencher com umas matérias opcionais do seu curso também.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


guizimm
e na USP?
sim

mas vai depender de duas coisas:
- se as disciplinas que voce pretende assistir abrem vaga pra gente de fora.
- e se o seu curso pede que voce curse optativas

nenhums dois dois impede voce de assistir, mas se as condições forem favoraveis é melhor.

por exemplo, o pior caso: seu curso nao exige optativa e as disciplinas que voce quer nao abrem pra gente de fora. mesmo assim voce pode ir lá na cara e coragem e pedir pro professor pra assistir as aulas como ouvinte. já vi varios casos assim, e nunca vi o prof barrar (só se for aula praticas, que use laboratorio, algo assim).. em geral os profs acham legal.
ouvinte: nao precisa ser avaliado, nao vai entrar no seu histórico.

o melhor caso: seu curso exige que curse uma parte das optativas em outras unidades, e a disciplina que voce ta afim abre vaga pra aluo de fora. ai voce cursa a disciplina e ainda conta crédito pro seu curso. fica com a nota no histórico e tudo mais.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm

Hmm não sei... sei que em SP na UFABC é assim, de escolher matérias, ai teoricamente dá pra pegar vários diplomas... mas meus amigos que estudam lá dizem que na prática é impossível, porque ou você fica anos e anos fazendo faculdade pra pegar os diplomas, ou adeus vida social (e deixar de lado é praticamente impossível nessa idade).

e no caso de psicologia na USP?(como eu sonho alto)

Olha, não seja pessimista não, psicologia tem seu grau de dificuldade pra passar, mas não é tão difícil (concorrido) quanto Economia, Direito, Engenharia, Medicina e os outros cursos mais tradicionais... Dá pra passar sim! A nota de corte na 1ª fase foi 52 na ultima Fuvest (isso varia de ano pra ano, mas a variação nunca é tão grande), se você estudar bem durante o ano você consegue. Eu fiz por ai qnd prestei no meu 3º ano do Colégio, e nem tava tão focado na fuvest quanto eu tava em outros, ou seja, dá pra passar...

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Scrutinizer
kiki
vou pesquisar sobre essas coisas
Meu filho ouvirá Classic Rock
na verdade eu tento ser realista, afinal a fuvest não é uma prova fácil, e apesar de eu estudar numa escola boa, eu não fui um bom aluno nesses últimos dois anos, ainda bem que esse ano é revisão e é bem pré vestibular mesmo, mas eu tenho medo de não ser disciplinado o suficiente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pótico pra quem passou na USP este ano