Nunca deixe suas memórias serem maiores que seus sonhos

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jan/13


Vi essa frase ontem.

Depois comecei a refletir pra tentar perceber o quanto depende de nós e o quanto depende do ambiente externo ou mesmo do acaso.

Tem vários autores que tratam o assunto, desde psicólogos behavioristas, estatísticos e autores de auto ajuda empresarial.

Só me perguntei na hora, seria possível viver de uma forma em que seu próximo dia seria melhor que o anterior até o fim da sua vida?

E o conceito de melhor fica na subjetividade de cada um, do que considera melhor.

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Só uma curiosidade: Os orientais chamam isso de Kaizen, quando tratam em relação a melhoria contínua em processos de qualidade

Mensonstratosx
Veterano
# jan/13
· votar


acho q o sentido é para as pessoas não viverem no passado e sim imaginando e lutando por um futuro melhor, eu entendo assim :)

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Mensonstratosx

a minha discussão não é o significado da frase em si, mas a reflexão a partir dela, principalmente em seria possível viver de uma forma em que seu próximo dia seria melhor que o anterior até o fim da sua vida?

prilapot
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
Belooo, isso é um fato que acontece diariamente.
Realmente não devemos deixar memórias superarem sonhos.

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Na verdade eu escrevi um pouco mais sobre isso colocando algo sobre o movimento helicoidal de quatro quadrantes que é uma compilação da motivação de maslow com uma teoria de dicotomia do estado de humor.

Pelo menos o título ficou apropriado: ensaios e pensamentos desconexos na racionalização da vida.

Mensonstratosx
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
cara, sempre tentando, acho que a graça ta nisso, q nem aquele proverbio, a graça não é chegar no topo da montanha, e sim escalar até lá

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Mensonstratosx

O que você falou agora é uma simplificação da modelagem utópica e os processos para tentar atingí-la obedecendo a um contexto.

Mas é bem por aí

Mensonstratosx
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
D: e é por isso que prefiro a microbiologia como área de trabalho

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


seria possível viver de uma forma em que seu próximo dia seria melhor que o anterior até o fim da sua vida?

não mesmo, tem horas que o tempo fecha e a tempestade fode tudo, aí você abaixa a cabeça e rema.

Talvez haja uma forma de manter a calma e a serenidade em meio ao furacão, eu ainda não encontrei, e sofro muito quando ele vem

Rob_Nicolau
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro

Eu penso que 'viver um dia melhor que o anterior sempre' é uma coisa inalcançável. Imagine, por exemplo, o quanto de coisas interessantes teriam de lhe acontecer num dia comum aos 75 anos de idade! Utopia.

Mas em paralelo a esse pensamento, eu acredito que o que se pode fazer (e deve) é SER melhor a cada dia.

Partindo da premissa de que você se-melhora dia pós dia,
ter 'dias melhores' acaba sendo conseqüência (mesmo que o conceito de dia melhor lhe mude a cada dia que passa).

Mensonstratosx
Veterano
# jan/13
· votar


Rob_Nicolau
bem colocado

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
não mesmo, tem horas que o tempo fecha e a tempestade fode tudo, aí você abaixa a cabeça e rema.


É o jeito.


[/i]Talvez haja uma forma de manter a calma e a serenidade em meio ao furacão, eu ainda não encontrei, e sofro muito quando ele vem[/i]


Já tive um colapso nervoso por isso. Estou melhorando.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
Ah, eu vi isso ontem, tb. Tem bastante sabedoria nessa frase.

Nem vou entrar na vibe filosófica da coisa, mas enfim. A maioria das pessoas, depois de uma certa idade (a minha? hahah), acaba se "contentando" com o que tem e meio que vivendo do passado. A pessoa tem um emprego meia boca, um relacionamento meia boca, uma vida meia boca e fica achando que está presa nisso e não consegue sair (normalmente pq não tenta). Daí fica vivendo do passado e sempre lembrando das histórias dos "bons" tempos.

Claro, tem horas que o ambiente nos ajuda e horas que ele nos fode. Shit happens, man the fuck up and deal with it. Mas o que é mais comum é a própria pessoa fuder a vida dela, por burrice. Por exemplo, todo mundo conhece alguém que engravidou uma piriguete porque queria trepar sem camisinha no dia e agora não pode largar o sub-emprego que tem porque precisa sustentar filho. Coisas nesse sentido. De certa forma, quem chega nos 30 com a vida "desfudida" já está em vantagem sobre o resto.

Os fracos vão achar que nada pode ser feito, baixar a cabeça e ficar por isso mesmo. Os fortes dão um jeito. Não acho que tenha nada de filosófico ou de muito complicado nisso, até pq 90% dessas coisas são pura masturbação mental e, na prática, o mundo funciona de forma bem básica e primitiva. É a seleção natural e a sobrevivência do mais forte, aplicada ao ser humano, só. =)

brunohardrocker
Veterano
# jan/13 · Editado por: brunohardrocker
· votar


While we're living, the dreams we have as children fade away.

Eu tinha alguns sonhos. Mas com o tempo ao perceber que realizá-los seria como ganhar na loteria ou ser atingido por um raio mesmo dando tudo de mim mesmo, resolvi deixá-los para trás, parar de pensar nisso e descobrir novos sonhos, agora realizáveis, a cada dia que passa.
Assim consegui me aproximar mais do "hoje".

qew
Veterano
# jan/13 · Editado por: qew
· votar


Drowned Man
Já tive um colapso nervoso por isso. Estou melhorando.


Como assim, cara?

DarkMakerX
Veterano
# jan/13
· votar


Depende do que é "melhor".

Felicidade não se mede. Mas mesmo assim acho que tem um limite que você pode ser feliz. Então, se se dia for mais feliz que o dia anterior, um dia você chega nesse "limite".

_Excelion
Veterano
# jan/13 · Editado por: _Excelion
· votar


prêmio editorial da Revista Capricho para os seguintes trechos:

seria possível viver de uma forma em que seu próximo dia seria melhor que o anterior até o fim da sua vida? - 5º lugar

tem horas que o tempo fecha e a tempestade fode tudo, aí você abaixa a cabeça e rema. - 3º lugar

While we're living, the dreams we have as children fade away. - 1º lugar

Os fracos vão achar que nada pode ser feito, baixar a cabeça e ficar por isso mesmo. Os fortes dão um jeito. - 4º lugar

Felicidade não se mede. - 2º lugar

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


qew
Como assim, cara?


A coisa apertou e eu não soube lidar. Resultado: inúmeras internações por enxaqueca. E olha que eu sou novo, hein.

DarkMakerX
Veterano
# jan/13
· votar


Felicidade não se mede. - 2º lugar

Segundo lugar! Yeah! o/

qew
Veterano
# jan/13
· votar


_Excelion
Os fracos vão achar que nada pode ser feito, baixar a cabeça e ficar por isso mesmo. Os fortes dão um jeito. - 4º lugar

essa deveria ser a 1ª

Drowned Man
esultado: inúmeras internações por enxaqueca.

Que foda <o>

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Vou tentar explicar um pouco da minha teoria, pra isso vou colocar essas imagens:

Hierarquia de maslow

Movimento helicoidal

Vamos supor que a pirâmide de maslow tenha todo o segredo da felicidade, e quanto mais você chega aos últimos níveis, maior seu nível de felicidade.

A questão toda está voltada para o estado de humor, alegria, vibe ou whatever como queiram chamar. Só que como quase tudo no mundo que tem dois extremos e uma infinidade de pontos entre eles, sempre há uma oscilação, como o movimento helicoidal.

O ponto mais baixo é de depressão, tristeza, que não é necessariamente ruim na minha opinião, porque levam ao crescimento pessoal e pensamento crítico.

O ponto mais alto está intimamente ligado a estar de bem com a sua vida, sociabilidade, mas normalmente é um período em que você não está refletindo, crescendo.

Quando você atinge o ápice, a tendência é de declínio, porque você não está num período de reflexão, está de bem com aquilo que você é e tem.

Só que quase toda a pirâmide está voltada para um alto nível de estado de humor, inclusive a maior parte da realização pessoal. O segredo seria saber controlar essa oscilação da melhor maneira possível, para chegar o mais próximo da utopia de felicidade crescente. Acho que cada um tem formas de fazer isto, a música funciona muito bem pra mim, por exemplo, assim como a socialização.

Eu elaborei um pouco mais esse pensamento com outras teorias em uma folha, depois vou escrevendo aqui, mas a ideia básica é essa. O que acham?

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


_Excelion

Valeu.
Todo machão tem seu lado menininha. Compartilhe o/

wilvaz
Veterano
# jan/13
· votar


Tem um ditado que diz o seguinte:
" Velhice é quando você para de sonhar e ter ideais"
Não sei quem foi que disse isso.... Mas no mundo dos negócios, e até mesmo no pessoal, me dá muita inspiração. A felicidade depende de muitos fatores, inclusive o sucesso.

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro

Aguardo a polêmica que este post irá gerar.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
Eu elaborei um pouco mais esse pensamento com outras teorias em uma folha, depois vou escrevendo aqui, mas a ideia básica é essa. O que acham?

achei bom. Dá uma misturada com aquele negócio de felicidade = realidade/expectativa e pode me mandar o original para as minhas primeiras críticas.

Só que algumas tempestades acabam afetando a parte de baixo da pirâmide também, não? Isso não te joga para o início do ciclo?

seu editor

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro

Achei bom, mas e quanto aos fatores externos (ou imprevistos, etc)? Eles influenciam nisso, e estão além da nossa capacidade de gerenciamento de oscilação.

Esses acontecimentos podem jogar alguém que está em um nível baixo pra outro pior ainda.

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Só que algumas tempestades acabam afetando a parte de baixo da pirâmide também, não? Isso não te joga para o início do ciclo?


É isso que pensei tb.

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


Drowned Man

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar num sonho que se tem, e que seus planos nunca vão dar certo.
Tem gente que não sabe amar

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Drowned Man

A parte de baixo é bem básica. O sexo se refere a sexualidade de forma geral, não a estar fazendo sexo regularmente, mas pode acontecer sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nunca deixe suas memórias serem maiores que seus sonhos