Não matei Umberto, matei um rei, matei um princípio.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/13


    Tópico oficial do regicídio.

    Em 29 de julho de 1900, Umberto I foi convidado a Monza para participar de uma cerimônia de entrega de prêmios organizada pela Società Ginnastica Monzese Forti e Liberi, evento que contou com equipes de atletas de Trento e Trieste. Embora ele costumasse usar uma cota de malha de proteção sob a camisa, decidiu não usá-la naquele dia em virtude do calor, atitude que contrariava as instruções de seus agentes de segurança. Entre os populares que o saudavam também se encontrava Gaetano Bresci, com um revólver no bolso.

    O rei permaneceu no local por cerca de uma hora e, segundo testemunhas, estava de bom humor: "Entre esses jovens inteligentes me sinto rejuvenescido.", teria declarado [10]. Ele decidiu retornar ao palácio da Villa Reale di Monza por volta de 22:30h, caminhando entre a multidão e a banda de música, que iniciava a "Marcha Real" [16].

    Aproveitando-se da confusão, Bresci postou-se à frente do rei e disparou três tiros. Umberto, baleado no ombro, pulmão e coração, dirigiu-se ao general Ponzio Vaglia: "Vamos, eu acho que estou ferido!" [17].

    Logo após, a polícia prendeu Brescia (que não ofereceu nenhuma resistência), livrando-o do linchamento pela multidão. Enquanto isso, a carruagem chegava à Villa Reale onde a rainha, já avisada do ocorrido gritava: "Façam algo, salvem o rei!" [10] Mas nada mais podia ser feito, o rei já estava morto.

    Seu corpo foi sepultado Panteão de Roma, em 13 de agosto. Bresci foi julgado e condenado à morte por regicídio em 29 de agosto, mas a condenação foi comutada em prisão perpétua pelo novo rei, Vítor Emanuel III. Bresci morreu em 22 de maio de 1901.

    DrZaius
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não matei Umberto

    Matei dois bertos.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tópico oficial do regicídio.

    Achei que fossem falar do Jaime Lannister aqui. o/

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Assim como no filme "máscara de ferro" e também como em outros eventos do mesmo cunho, percebo uma 'força' interessada no poder nos bastidores destes regicídios

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    "O indivíduo não pode aceitar a história tal como ela vai correndo. Ele tem que destruir a realidade para afirmar aquilo que é e não para colaborar com ela. "A negação é o meu deus, como há pouco tempo o era a realidade. Os meu heróis são os destruidores do velho: Lutero, Voltaire, os enciclopedistas, os terroristas, Byron no Caim". Encontramos assim e, de uma assentada, todos os temas da revolta metafísica"

    A Camus, "o homem revoltado"

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    o desespero leva à violência, quando o mais importante é esvaziar a violência sem realimentar o seu ciclo

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    sallqantay

    quase um provérbio chinês

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Cavaleiro

    essa primeira onda de terroristas anarquistas mancharam o movimento mesmo, eu só entrei nessa pela não violência (contra a natureza violenta do estado pelo esvaziamento pacífico e o não confrontamento)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não matei Umberto, matei um rei, matei um princípio.