Autor |
Mensagem |
Petúnia Veterano |
# jan/13
Sempre quis saber se Capitu traiu ou não Bento. Depois de ter lido algumas vezes o livro e algumas adaptações, eu cheguei a conclusão nenhuma, mas vendo umas revistas antigas ( nem tão antigas) achei uma boa interpretação para todo o ciumes de Bentinho, ele estava enciumado de Capitu ou de Escobar? Algumas passagens em que da a intender que ele seja homo ou não:
"Chamava-se Ezequiel de Souza Escobar. Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugidios, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo."
"Escobar veio abrindo a alma toda, desde a porta da rua até o fundo do quintal. A alma da gente, como sabes, é uma casa com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro... Não sei o que era a minha. Mas como as portas não tinham chaves nem fechaduras, bastava empurrá-las e Escobar empurrou-as e entrou. Cá o achei dentro, cá ficou..."
"Ia alternando a casa e o seminário. Os padres gostavam de mim. Os rapazes também e Escobar mais que os rapazes e os padres."
"Fui levá-lo à porta... Separamo-nos com muito afeto: ele, de dentro do ônibus, ainda me disse adeus, com a mão. Conservei-me à porta, a ver se, ao longe, ainda olharia para trás, mas não olhou."
"Fiquei tão entusiasmado com a facilidade mental do meu amigo, que não pude deixar de abraçá-lo. Era no pátio; outros seminaristas notaram a nossa efusão: um padre que estava com eles não gostou..."
"Escobar também se me fez mais pegado ao coração. As nossas visitas foram-se tornando mais próximas, e as nossas conversações mais íntimas."
(Depois da morte de Escobar) "Era uma bela fotografia tirada um ano antes. (Escobar) estava de pé, sobrecasaca abotoada, a mão esquerda no dorso de uma cadeira, a direita metida no peito, o olhar ao longe para a esquerda do espectador. Tinha garbo e naturalidade. A moldura que lhe mandei pôr não encobria a dedicatória, escrita embaixo, não nas costas do cartão: 'Ao meu querido Bentinho o seu querido Escobar 20-4-70'."
A última frase, retirada do inicio do livro, pode elucidar um pouco quem era Bentinho e o que se passava por sua alma atormentada. Na ocasião, Bentinho consegue dar um beijinho em Capitu e confessa depois com alívio (querendo demonstrar algo diferente que era percebido pelos seus pares??): "De repente, sem querer, sem pensar, saiu-me da boca esta palavra de orgulho: – Sou Homem!"
Seria um romance proibido ou uma amizade afetuosa apenas? E Machado, estaria rindo de minha cara e de muita gente ao tentar descobrir esse mistério.
Apesar dessas insinuações não acredito muito nessa hipótese.
Abraços \o/
|
XhampoO Veterano |
# jan/13
· votar
Petúnia
haushUHAUSHuahushaush Eu ri disso hahaha, mas sabe, nunca li esse livro, e nem sabia dessa história hehe
Costuma ler muitos livros Pet???
|
Simonhead Veterano |
# jan/13
· votar
nunca li esse livro
Meu Deus!
|
sallqantay Veterano |
# jan/13
· votar
esse papo de traição é coisa de livro de mulézinha ciumenta insegura, se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis
¬¬
|
Scrutinizer Veterano |
# jan/13
· votar
se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis E por que alguém leria machado de assis, afinal de contas?
|
CindyFerrari Veterano |
# jan/13
· votar
Scrutinizer pro vestibular
e só
|
sallqantay Veterano |
# jan/13
· votar
Scrutinizer E por que alguém leria machado de assis, afinal de contas?
para não ser um nerd tapado que grafa vídeo-jogos
|
Tears Of Fire Veterano |
# jan/13
· votar
sallqantay concordo!!
Petúnia te sento a vara, bentinho viado!! kkkkkkkkk
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
eu acho que as observações procedem.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/13
· votar
"O Alienista" é true.
|
Rob_Nicolau Veterano |
# jan/13
· votar
Achei muito interessante a interpretação, mas ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos rsrs
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/13
· votar
Eu tenho certeza que rolou traição, não só com o Escobar, mas também com um monte de outros caras. Pela descrição a Capitu tinha tudo pra isso.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jan/13
· votar
Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história.
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
Bentinho nem era guei.
ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Viciado em Guarana Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história. boa literatura sobrevive aos spoilers.
|
Petúnia Veterano |
# jan/13
· votar
XhampoO Eu ri disso hahaha, mas sabe, nunca li esse livro, e nem sabia dessa história hehe
já sabia =P Costuma ler muitos livros Pet???
Atualmente não
sallqantay esse papo de traição é coisa de livro de mulézinha ciumenta insegura, se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis
Essa mulher pode ser uma ótima escritora, mas prefiro Machado. Prefiro valorizar o produto nacional u.u
Scrutinizer E por que alguém leria achado de assis, afinal de contas?
Eu leio, porque gosto de Machado.
CindyFerrari pro vestibular
Todos os livros que já li nunca foram pro vestibular =/
Tears Of Fire te sento a vara, bentinho viado!! kkkkkkkkk
Talvez ele gostasse
. Robson Achei muito interessante a interpretação, mas ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos rsrs
Die Kunst der Fuge Eu tenho certeza que rolou traição, não só com o Escobar, mas também com um monte de outros caras. Pela descrição a Capitu tinha tudo pra isso.
Pode ser,mas tem uma parte no livro também em que diz que o Bentinho segura na mão de Sancha quando estão na janela e parece rolar um clima. Talvez se não desconfiasse de Capitu ele a teria traído?
Viciado em Guarana Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história.
Não é a mesma coisa, mas tá valendo.
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
Só eu não recebi resposta T_T
|
Rob_Nicolau Veterano |
# jan/13
· votar
Lìív eu tbm naão, Lìívinhaaa =( rsrs
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
Lìív Bentinho nem era guei.
ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos
Meio duvidoso, e tal... =P
Mas tem diversos momentos que a história indica alguma coisa diferente. Não tem como ter certeza.
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
. Robson Vem cá, então (hug)
Drowned Man Ah, eu não sei, viu.
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Lìív eu também não, fui inguinorado u_u
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
kiki Fecha o tópico e dá um ban na Petúnia u_u
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Lìív vou mudar o nick dela pra Petulante
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
kiki Hahaha /õ\ Muitos users petulantes nesse fórum, ein.
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Lìív é uma raça que predomina sobretudo no OT
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
kiki Virarei moderadora, banirei todos e ficarei com o fórum só para mim. mwahaha
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Fórum da Lívia Online agora: 1 | 1 membro(s) e 0 visitantes [Lìív]
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
kiki Isso! u_u :P ;)
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Novos Tópicos - Esmaltes coloridos - Onde compra uma cafeteira italiana rosa? - Bati meu braço e ficou roxo - Bati minha perna e ficou roxa
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
Novos Tópicos - Esmaltes coloridos - Onde compra uma cafeteira italiana rosa? - Bati meu braço e ficou roxo - Bati minha perna e ficou roxa
Hey, eu sou muito mais tr00 do que isso ¬¬' (como você sabe que eu gosto de esmaltes coloridos? @,@)
|