Seria Bentinho gay?

Autor Mensagem
Petúnia
Veterano
# jan/13


Sempre quis saber se Capitu traiu ou não Bento. Depois de ter lido algumas vezes o livro e algumas adaptações, eu cheguei a conclusão nenhuma, mas vendo umas revistas antigas ( nem tão antigas) achei uma boa interpretação para todo o ciumes de Bentinho, ele estava enciumado de Capitu ou de Escobar?
Algumas passagens em que da a intender que ele seja homo ou não:

"Chamava-se Ezequiel de Souza Escobar. Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugidios, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo."

"Escobar veio abrindo a alma toda, desde a porta da rua até o fundo do quintal. A alma da gente, como sabes, é uma casa com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro... Não sei o que era a minha. Mas como as portas não tinham chaves nem fechaduras, bastava empurrá-las e Escobar empurrou-as e entrou. Cá o achei dentro, cá ficou..."

"Ia alternando a casa e o seminário. Os padres gostavam de mim. Os rapazes também e Escobar mais que os rapazes e os padres."




"Fui levá-lo à porta... Separamo-nos com muito afeto: ele, de dentro do ônibus, ainda me disse adeus, com a mão. Conservei-me à porta, a ver se, ao longe, ainda olharia para trás, mas não olhou."

"Fiquei tão entusiasmado com a facilidade mental do meu amigo, que não pude deixar de abraçá-lo. Era no pátio; outros seminaristas notaram a nossa efusão: um padre que estava com eles não gostou..."


"Escobar também se me fez mais pegado ao coração. As nossas visitas foram-se tornando mais próximas, e as nossas conversações mais íntimas."

(Depois da morte de Escobar) "Era uma bela fotografia tirada um ano antes. (Escobar) estava de pé, sobrecasaca abotoada, a mão esquerda no dorso de uma cadeira, a direita metida no peito, o olhar ao longe para a esquerda do espectador. Tinha garbo e naturalidade. A moldura que lhe mandei pôr não encobria a dedicatória, escrita embaixo, não nas costas do cartão: 'Ao meu querido Bentinho o seu querido Escobar 20-4-70'."

A última frase, retirada do inicio do livro, pode elucidar um pouco quem era Bentinho e o que se passava por sua alma atormentada. Na ocasião, Bentinho consegue dar um beijinho em Capitu e confessa depois com alívio (querendo demonstrar algo diferente que era percebido pelos seus pares??):
"De repente, sem querer, sem pensar, saiu-me da boca esta palavra de orgulho: – Sou Homem!"



Seria um romance proibido ou uma amizade afetuosa apenas?
E Machado, estaria rindo de minha cara e de muita gente ao tentar descobrir esse mistério.

Apesar dessas insinuações não acredito muito nessa hipótese.





Abraços \o/

XhampoO
Veterano
# jan/13
· votar


Petúnia

haushUHAUSHuahushaush
Eu ri disso hahaha, mas sabe, nunca li esse livro, e nem sabia dessa história hehe

Costuma ler muitos livros Pet???

Simonhead
Veterano
# jan/13
· votar


nunca li esse livro

Meu Deus!

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


esse papo de traição é coisa de livro de mulézinha ciumenta insegura, se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis

¬¬

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis
E por que alguém leria machado de assis, afinal de contas?

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


Scrutinizer
pro vestibular







e só

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Scrutinizer
E por que alguém leria machado de assis, afinal de contas?


para não ser um nerd tapado que grafa vídeo-jogos

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
concordo!!

Petúnia
te sento a vara, bentinho viado!! kkkkkkkkk

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


eu acho que as observações procedem.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13
· votar


"O Alienista" é true.

Rob_Nicolau
Veterano
# jan/13
· votar


Achei muito interessante a interpretação, mas ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos rsrs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13
· votar


Eu tenho certeza que rolou traição, não só com o Escobar, mas também com um monte de outros caras. Pela descrição a Capitu tinha tudo pra isso.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13
· votar


Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história.

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


Bentinho nem era guei.

ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Viciado em Guarana
Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história.
boa literatura sobrevive aos spoilers.

Petúnia
Veterano
# jan/13
· votar


XhampoO
Eu ri disso hahaha, mas sabe, nunca li esse livro, e nem sabia dessa história hehe

já sabia =P
Costuma ler muitos livros Pet???

Atualmente não

sallqantay
esse papo de traição é coisa de livro de mulézinha ciumenta insegura, se eu me interessasse por isso iria ler Jane austen, e não Machado de assis

Essa mulher pode ser uma ótima escritora, mas prefiro Machado. Prefiro valorizar o produto nacional u.u

Scrutinizer
E por que alguém leria achado de assis, afinal de contas?

Eu leio, porque gosto de Machado.

CindyFerrari
pro vestibular

Todos os livros que já li nunca foram pro vestibular =/

Tears Of Fire
te sento a vara, bentinho viado!! kkkkkkkkk

Talvez ele gostasse

. Robson
Achei muito interessante a interpretação, mas ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos rsrs

Die Kunst der Fuge
Eu tenho certeza que rolou traição, não só com o Escobar, mas também com um monte de outros caras. Pela descrição a Capitu tinha tudo pra isso.

Pode ser,mas tem uma parte no livro também em que diz que o Bentinho segura na mão de Sancha quando estão na janela e parece rolar um clima. Talvez se não desconfiasse de Capitu ele a teria traído?

Viciado em Guarana
Nunca li esse livro, mas no ano passado a professora de literatura deu um spoiler tão brabo dele que eu conheço a história.

Não é a mesma coisa, mas tá valendo.

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


Só eu não recebi resposta T_T

Rob_Nicolau
Veterano
# jan/13
· votar


Lìív
eu tbm naão, Lìívinhaaa =(
rsrs

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Lìív
Bentinho nem era guei.

ainda tenho pra mim que o Bento era um cara extremamente psicótico e não rolou traição nenhuma, eram só amigos próximos



Meio duvidoso, e tal...
=P

Mas tem diversos momentos que a história indica alguma coisa diferente. Não tem como ter certeza.

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


. Robson
Vem cá, então (hug)

Drowned Man
Ah, eu não sei, viu.

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Lìív
eu também não, fui inguinorado u_u

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


kiki
Fecha o tópico e dá um ban na Petúnia u_u

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Lìív
vou mudar o nick dela pra Petulante

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


kiki
Hahaha /õ\
Muitos users petulantes nesse fórum, ein.

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Lìív
é uma raça que predomina sobretudo no OT

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


kiki
Virarei moderadora, banirei todos e ficarei com o fórum só para mim. mwahaha

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Fórum da Lívia
Online agora: 1 | 1 membro(s) e 0 visitantes
[Lìív]

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


kiki
Isso! u_u
:P
;)

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Novos Tópicos
- Esmaltes coloridos
- Onde compra uma cafeteira italiana rosa?
- Bati meu braço e ficou roxo
- Bati minha perna e ficou roxa

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


Novos Tópicos
- Esmaltes coloridos
- Onde compra uma cafeteira italiana rosa?
- Bati meu braço e ficou roxo
- Bati minha perna e ficou roxa


Hey, eu sou muito mais tr00 do que isso ¬¬'
(como você sabe que eu gosto de esmaltes coloridos? @,@)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seria Bentinho gay?