Pra Música: Stereo ou 5.1?

Autor Mensagem
Hawklord
Veterano
# jan/13


Audifilos do forum, respondam-me uma coisa:
O que vocês acham melhor pra ouvir música? 5.1 ou Stereo?
Aquelas caixinhas de home theather+subwoofer ou de 2 a 4 caixotões com falantes de 12" e os respectivos tuiters,etc ligados em Stereo?

Falem-me das vantagens e desvantagens de cada sistema.
E se alguém ai já ouviu um som quadrafônico ou algum sistema diferente, compartilhe suas experiências*.

*falando nisso, eu já ouvi o Zaikeera do Flaming Lip com dois stereos ao mesmo tempo, intensa a experiência.

Electric Eye
Veterano
# jan/13
· votar


Pra mim tanto faz, nem sei diferenciar um do outro.

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


o negócio é o quadrofonico!

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Stereo. Esse é o padrão em que a parada é mixada no estúdio, 5.1 é para cinema (alguns poucos álbuns ao vivo obedecem ao 5.1).

Só que as caixas tem que ser boas, full range. Aqui em casa eu tenho um reciver toshiba da década de 80, não troco por nada

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Stereo. Esse é o padrão em que a parada é mixada no estúdio, 5.1 é para cinema (alguns poucos álbuns ao vivo obedecem ao 5.1).
Sim, pra ouvir um disco stereo um sistema 5.1 é exagero.

Mas uma coisa que eu queira saber é dos graves, eles vão todos,só pro subwoofer, ou aquelas caixinhas minusculas tem um grave decente.

Só que as caixas tem que ser boas, full range.
Off Course.

Tears Of Fire
o negócio é o quadrofonico!
Se você acha um aparelho quadrafônico...

Electric Eye
Ah!Vai ouvir mp3 de 120 Kbps em foninho mono e sai desse tópico.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord
pra ouvir um disco stereo um sistema 5.1 é exagero

é incorreto, pois os efeitos de estúdio pressupõe dois canais full range, e não uma divisão grave/agudo entre as caixas de som de um sistema 5.1 ou 2.1

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Então tem uma divisão entre grave e agudo mesmo
Isso que sempre me deixo com um pé atrás com esse negócio de música em 5.1
Mesmo que a mixagem seja em 5.1, que graça tem se o grave vem de uma caixa só!

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord

é um lixo mesmo, só para o povo comprar a última moda mesmo. Eu vejo filmes em 2.0 e não tenho do que reclamar

Kensei
Veterano
# jan/13
· votar


Stereo.

Strato_Master
Veterano
# jan/13
· votar


stereo

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord
Se você acha um aparelho quadrafônico...

meu pai tem um toca disco quadrofônico...

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire
Já ouviu algum disco nele?
Compartilhe a experiência.

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord
cara... é fera! tipo, só é bom quando você tá lá... mas se você tiver num churras, e o som tivar longe, é a mesma coisa do Stereofônico (que, seria a mesma coisa que o monofônico, ao meu ver), mas não é todo o LP que tem essa função... era uns específicos (boa parte que eu ouvia, pelo menos, era quadrofônico) mas hoje não se deve fazer CDs e DVDs de show com essa capacidade... no máximo alguns do Pink Floyd que vinham até com um negócio de teste do Sorownd.. (tá certo?)

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Stereo

em caixas deste tipo

o resto é tentativa de caixa de som

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire
Acho que do Dark Side em diante o Pink Floyd fez todos os albuns em mix quadrafônico.
só é bom quando você tá lá...
Com certeza, ai sim que da aquele efeito surround.

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord
o surround é mais feito para filme... música fica mais no Stereo mesmo...

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


sallqantay
é incorreto, pois os efeitos de estúdio pressupõe dois canais full range, e não uma divisão grave/agudo entre as caixas de som de um sistema 5.1 ou 2.1

Pelo o que entendi, é que o sistema 5.1 é legal para ouvir os sons dos filmes, mas não é tão legal pra ouvir músicas em geral. É isso?

Tô doido por um "Receiver" e uma par de caixas, daqueles antigos, pra ouvir as minhas músicas. Tô com um micro system meia-boca que vem como 100 watts RMS e perde pra caixinhas de PC com 5 watts RMS por canal... Frustrante (Philco PH672) .

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire
Sei, mas os disco quadrafônicos do Pink Floyd tem aqules frescuras do som vai passando de uma caixa pra outra e, que te certa, te "sorround"

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


Hawklord
que te certa, te "sorround"
acho que não entendi essa parte cara...
se você por um sistema 5.1, uma das caixas devem ficar copiando uma outra... o Subwoffer "rouba" as ondas mais graves... pelo menos essa parte do Sub acontece no som 2.1 do meu notebook...

Hawklord
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire
Não
Tava falando do efeito no mix quadrafônico mesmo
5.1 o grave vai tudo pro subwoofer não tem essa não

.omni
Veterano
# jan/13 · Editado por: .omni
· votar


CD = Stereo
DVD = 5.1
Quadrafônico = história

Agora eu vou dizer o que eu acho sobre o 5.1.

1- Ninguém tem um sistema 5.1 alinhado em casa. Eu já passei muito tempo medindo distâncias e ângulos com fitas e transferidores e checando a intensidade de cada caixa com um decibelímetro pra ter certeza de que isso é o tipo de coisa que ninguém vai fazer em casa com seis caixas de som.

2- Eu não entendo a caixa do centro. Eu entendo porque ela existe numa sala de cinema, eu entendo o que acontece nela, porém geralmente a caixa do centro dos sistemas mais vagabundos (que as pessoas tem em casa) é muito ruim e é onde normalmente vai a voz, baixo, bumbo, etc.
O stereo tem uma panorâmica perfeita incluindo o centro fantasma, então na teoria daria pra fazer um sistema 4.0 (stereo + surround), ou 4.1 (stereo + surround + sub) que teria o mesmo papel.

3- Sistemas quadrafônicos não existem mais. Poucos álbuns foram lançados nesse formato. A mixagem inteira tem que ser feita pra 4 canais, então não é todo sistema que vai tocar e só aqueles discos mixados nesse formato.

4- Subwoofer. No 5.1, a mixagem é feita pra seis caixas e o sub vai usar a maior parte do subgrave. Não é "todo o grave" que vai pra ele e ele não escolhe quais frequências vai reproduzir. Alguém escolheu exatamente o que iria pra qual caixa, incluindo o subwoofer.
Quando você dá play num sistema "2.1", você está dando play num arquivo STEREO, não tem ABSOLUTAMENTE NENHUMA DIFERENÇA ouvir no carro ou num headphone ou numa caixinha de PC além do som de cada sistema, evidentemente.

Na minha singela opinião, pra ouvir música nada é melhor que um bom sistema 2.0.

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


.omni

Saquei... Faz todo sentido mesmo!

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
Quando você dá play num sistema "2.1", você está dando play num arquivo STEREO, não tem ABSOLUTAMENTE NENHUMA DIFERENÇA ouvir no carro ou num headphone ou numa caixinha de PC além do som de cada sistema, evidentemente.

ah cara... eu acho que tem diferença sim... pelo menos no meu modelo, os graves acabam se sobre-saindo... fica melhor para ouvir o baixo, por exemplo... mas talvez, com uma mixagem, você consiga fazer o grave almentar daquele jeito, nunca tentei....

kokada
Veterano
# dez/14 · Editado por: kokada
· votar


booooa pergunta! Eu estou voltando aos discos de vinil agora, tá um verdadeiro vício comprar LP's usados! Mas nem tenho toca-discos e receiver ainda.

Li todas as mensagens mas ainda fiquei na dúvida entre o 5.1 e o stereo - estava quase comprando um receiver Pionner 5.1 sem as caixas. Será que se eu comprar 2 caixas e 1 sub, não vou ter um resultado satisfatório? Seria melhor mesmo comprar aqueles receivers antigos?

Aqueles receivers da Gradiente S95, 96, S126, são bons? Eu vi que a potencia de saída é bem baixa... de 15w a 25w por canal, dependendo desses modelos bem básicos.

E no 5.1, pensei num Pionner VSX D457 ou D607S... o que vcs acham? Nesses, eu compraria um sub...

Pretendo gastar até uns 500,00 num receiver... as caixas nem pesquisei ainda... pretendo usar por enquanto 2 do conjunto que tenho Aiwa NSX F9, daqueles velhão com carossel 5 cds.

guitarluiz
Veterano
# dez/14
· votar


Tem como ser stereo com uma caixa só?


Digo, tem como juntar os dois canais e jogar só em uma caixa?

Eu tenho uma e um amplificador de ( 200w) de uma dessas marcas fuleiras mutiuso, pra ouvir música é legal, só que o problema é que só sai um canal... tem algum jeito de colocar os dois?

Não tenho grana pra comprar outra caixa com um falante enorme como esse que tenho.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


nunca ouvi nada em 5.1, só stereo mesmo. E minha caixa multiuso fulera tambémtem esse problema.

Henry D. Thoreau
Membro Novato
# dez/14
· votar


kokada

não adianta ter uma ultra caixa de som se você acabar comprando um crosley.

guitarluiz
Veterano
# dez/14
· votar


daimon blackfire

Queria saber resolver, é foda ficar com um lado só..

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


guitarluiz

Eu tenho uma e um amplificador de ( 200w) de uma dessas marcas fuleiras mutiuso
que marca e modelo é isso, porque o que se classifica como "multiuso" geralmente são aquelas ciclotron com entradas com nome de mic1, mic2, guitar, "orgão", line-in, se for dessas dá pra ligar por exemplo um canal na line in e outro na de teclado, ou na mic low

pra ouvir 5.1 você precisa sentar na sua poltrona no meio da sala e não tirar a bunda de lá já que a ideia é você ter toda a dimensão do som, se ligar o som e sair fazendo faxina pela casa toda, não muda nada de ter o som stereo ou até mono

Snakepit
Veterano
# dez/14 · Editado por: Snakepit
· votar


guitarluiz
Tem como ser stereo com uma caixa só?


Digo, tem como juntar os dois canais e jogar só em uma caixa?


Sim, da pra "juntar" os sons e deixar ele mono. Da pra fazer isso diretamente com adaptador no cabos tipo esses. ou esse.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra Música: Stereo ou 5.1?