"Morre Oscar Niemeyer, metade gênio e metade idiota"

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12


Morreu o arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos. Pensava e escrevia coisas detestáveis. Dele se pode dizer o que disse Millôr Fernandes sobre um colega seu de Pasquim: “Metade é gênio, e metade é idiota”.

Não tenho nada a acrescentar ao que escrevi sobre ele, neste blog, quando fez 99 anos – teve tempo de escrever e de dizer muitas tolices depois. Mas nada disso, acho, macula a sua obra. Reproduzo aquele texto. Volto para encerrar.
*
Um homem não é sua obra. Céline — Louis-Ferdinand Céline — era um idiota político e um antissemita delirante. E, no entanto, escrevia como um príncipe. Cumpre não usar o seu belo texto para justificar seu cretinismo. Ezra Pound era um fascistoide do miolo mole, mas um poeta admirável (embora não do meu gosto pessoal) e um homem de cultura. Os textos sobre política de Fernando Pessoa não servem nem para catar cocô. E foi, a meu ver, um dos maiores poetas de todos os tempos em qualquer língua. A lista seria gigantesca. Há cretinos políticos de esquerda também. O meu romancista predileto no Brasil, Graciliano Ramos, era comunista, mas São Bernardo, Angústia, Vidas Secas ou mesmo Memórias do Cárcere — relato de quando foi preso pela ditadura de Getúlio justamente porque era comunista — não são.

Os meus amigos sabem o que penso: artistas jamais deveriam se ocupar de política — não em sua arte. Não acredito em obra engajada, a não ser naquela que expressa melancolia, desespero e saudosismo. A boa arte política é sempre reacionária, voltada para o passado. Artistas que se dobram a utopias finalistas se transformam em prosélitos. Desconheço se Churchill escreveu algum verso ou disse algo relevante sobre a condição humana. Mas, em política, foi o maior entre os, chamemo-lo ainda assim, contemporâneos. Cada coisa em seu lugar. É típico do obscurantismo e da burrice — fascista ou leninista — satanizar a obra deixada por um artista por conta do seu alinhamento ideológico. Seria como censurar Churchill porque mau poeta.

Respeito, como quase sempre, opiniões contrárias e até entendo a natureza da crítica. Pessoalmente, no entanto, acho Oscar Niemeyer um gênio, embora deplore as suas escolhas políticas e enxergue em sua trajetória de vida o principal desvio de caráter dos comunistas: o oportunismo nos meios com o totalitarismo no fim. Mas e daí? Vou dizer, por isso, que não vislumbro no seu trabalho a centelha do gênio? Vislumbro. Não sei quanto tempo ainda dura esta nossa aventura. Pelo tempo que durar, o seu trabalho restará como bom exemplo do que pode produzir o gênio humano.

Assim como, sei lá eu, o gótico foi a expressão material do espírito de um tempo, acho que Niemeyer conseguiu dar forma à cultura moderna, com a leveza do seu concreto, o que já é quase um clichê. A Catedral de Brasília, templo de oração projetado por um ateu militante, consegue a síntese perfeita entre o mundo horizontal e igualitário — o espírito do tempo moderno — e o apelo ao divino, a memória cultural que uma igreja, qualquer uma, evoca. Acho descabidas as críticas a seus prédios brasilienses — “desconfortáveis”, “ignoram a natureza”, sei lá o quê… Mas tudo bem: essa crítica é pertinente e aceitável.

O que censuro mais em Juscelino Kubitschek do que nele, aí, sim, é a vocação para achar que a sociedade obedece a regras que cabem num projeto. Brasília foi, em muitos aspectos, um delírio caro, desnecessário e megalômano, que, ademais, afastou a política da vida dos cidadãos comuns. A concepção, em si, é autoritária, menos pelo que possa haver de “comunismo” embutido do que de descolamento de certa elite da realidade do país. Cidades só nasciam por atos administrativos na vontade de imperadores e déspotas. Elas são construções coletivas, como, aliás, a Brasília cheia de defeitos de hoje prova à farta.

Voltei
A estupidez política de Niemeyer, que defendia regimes homicidas, não condena a sua obra. Mas a sua obra também não absolve a sua estupidez política.


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/morre-oscar-niemeyer-meta de-genio-e-metade-idiota/

Lamentável...

#Teamsnowhite cagando na formação de opinião nas grandes mídias...

Jack Kerouac...
Veterano
# dez/12
· votar


a VEJA é detestável e idiota.

ainda se eles viessem falar que grande parte da "genialidade" do cara veio de corbusier...

Spect
Veterano
# dez/12
· votar


A imagem é bem nonsense. O título citado é de um blog, onde o autor escreve a sua opinião. O título da notícia de morte não foi esse.

É no mínimo muita ingenuidade ficar "mimimimi tal emissora é vilã mimimimi tal revista é isso mimimi tal jornal é aquilo" quando todas vem do mesmo saco.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/12
· votar


Grande reinaldão.

Snakepit
Veterano
# dez/12
· votar


Nem li.

Mas deve ser sobre a metade comunista dele.

Enfim, cada um tem o direito de expressar sua opinião como quiser. A veja não é jornal e não tem e nunca terá a intenção de servir como um meio de informação imparcial. Nem deveria ser, nem deveria tentar ser.

landlord
Veterano
# dez/12
· votar


Spect
A imagem é bem nonsense. O título citado é de um blog, onde o autor escreve a sua opinião. O título da notícia de morte não foi esse.

É no mínimo muita ingenuidade ficar "mimimimi


Hahaha, a doce contradição...

Bizet
Veterano
# dez/12
· votar


É no mínimo muita ingenuidade ficar "mimimimi tal emissora é vilã mimimimi tal revista é isso mimimi tal jornal é aquilo" quando todas vem do mesmo saco.

Só se o nome do saco for "revistas", porque dentro desse saco elas são bem diferentes e a veja realmente tá entre as piores.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12
· votar


a veja realmente tá entre as piores.

A Veja é a pior. Puta revistinha direita conservadora de merda. São formadores de opinião, o mínimo que se espera é um pouco de imparcialidade... Mesma coisa a Globo e tantas outras mais...

Jack Kerouac...
Veterano
# dez/12
· votar


desde quando mídia é imparcial?

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


desde quando mídia é imparcial?

Vocês realmente que é assim que deve ser? Eu posso dizer qualquer merda sobre qualquer coisa e, se for publicado, tanto faz, porque mídia é assim?
Sei lá, sou contra a censura, mas pensar que o negócio é simples assim me dá mó medinho...

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/12
· votar


Puta revistinha direita conservadora de merda.
nem isso eles são, a veja falha em tudo.

Spect
Veterano
# dez/12 · Editado por: Spect
· votar


landlord
Bizet
Meu filho ouvirá Classic Rock

Não gosto da Veja. Então, não acompanho o que ela publica, só. Acho totalmente desnecessária toda essa militância contra X ou Y que acontece nas redes sociais. Ainda mais se tratando de que o texto foi postado num blog que é totalmente focado na opinião do cara.

Jack Kerouac...
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer

mídia é comércio. jogo de interesses.
o fato é que quando a revista é muito ruim, ela vai perdendo a credibilidade, e as vendas, logicamente. por isso a necessidade de não ser totalmente sem noção. a VEJA tá se denegrindo...

Snakepit
Veterano
# dez/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
São formadores de opinião, o mínimo que se espera é um pouco de imparcialidade...

Pq deveria ser imparcial?

Ninguém é imparcial, e a Veja apenas deixa isso claro. Ela é uma revista de direita, ponto. Não é jornal é basicamente editorial, a maioria das coisas são as opinioes dos colunistas na revista. Pq seria imparcial?

Assim como existem de esquerda.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12
· votar


Snakepit

Eu acho que, no meu mundinho ideal e utópico, as grandes mídias sempre deveria expor as coisas sem tomar partido. Porra, os caras são formadores de opinião, acho injusto ser parcial em qualquer tipo de coisa, inclusive uma teoria. E pense bem, o Comunismo é uma ideologia, nem estou falando de partidos políticos necessariamente, ou seja, não vejo a necessidade de um texto grotesco e ignorante como este.

Acho que a Veja tem sim responsabilidade, afinal, contrataram o colunista, ele recebe para escrever em nome da Veja. Então deveria rolar uma filtragem nisso ai. Deveria, se o foco da Veja não fosse tão escroto quanto esse cara...

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12
· votar


Eu escrevi um comentário, mas o cara não deixou publicar. Bunda mole do caralho mesmo...

"Vi a manchete da matéria e custei pra acreditar que existe jornalista tão fraco formando opinião.
Pensei num estereótipo de alguém que poderia ter escrito tal texto, e era exatamente alguém que eu esperava: Uma pessoa com idade, que com certeza não teve filosofia no colégio, nunca estudou o mínimo de Marx ou Engels para conhecer a teoria, e ai reprova qualquer tipo da Ideologia comunista. Afinal, se você acha que a frase "Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é nossa opção." é de autoria de um idiota, o único idiota aqui é você, Reinaldo."

Snakepit
Veterano
# dez/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Acho que a Veja tem sim responsabilidade, afinal, contrataram o colunista, ele recebe para escrever em nome da Veja. Então deveria rolar uma filtragem nisso ai. Deveria, se o foco da Veja não fosse tão escroto quanto esse cara...

Exato, contrataram o colunista para dar a sua opinião. Então deixa ele, isso se chama liberdade de expressão.

Não concordo com praticamente nada que a Veja escreve, mas vou defender até o fim o direito de continuarem escrevendo a bobagem que der na telha.

Existe uma diferença entre noticiário e colunas editoriais. Uma coisa é jornal, Folha, Estadão, e as grandes midias, Globo, SBT, etc. Outra coisa completamente diferente é uma revista editorial, seja a Veja, Carta Capital, Epoca ou os clássicos jornais do SIMPRO, CUT, etc, que de imparciais também não tem nada, mas respeito.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Filho, imprensa nenhuma tem quer ser imparcial. Se tu gostas da esquerda, logo gostas de sociologia, então veja o que diz o maior de todos os sociólogos modernos, Emile Durkhein que confessa que jamais haverá neutralidade e que o próprio desejo de ser neutro já é uma forma de parcialidade. Neutralidade por ser apenas uma estabilidade de forças opostas e não uma postura deliberada. Portanto, a imprensa não tem que ser neutra. A imprensa tem quer ser séria. Isso sim.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/12
· votar


O texto parece um tanto apelativo mesmo, porém tem algumas verdades. O artista costuma lançar mão de sua posição na mídia para transparecer maturidade política e querer formar opinião, muitas das vezes sem ter capacidade para tal. Apenas no oba oba.

Vejo muito aquele imbecilzinho do Marcos Palmeira, entonando a voz com palavras de ordem na televisão em campanhas pífias que dá vergonha alheia do vexame.

Scrutinizer
Veterano
# dez/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


quando a revista é muito ruim, ela vai perdendo a credibilidade, e as vendas
Meu Deus, você é novo, mas não pensei que pudesse ser tão inocente...

Eu não estou discutindo a Veja, talvez ela não tenha passado do limite, o problema é de gente que pensa que não há limite... Não, nem isso, você pode pensar isso, mas não pensando que seja uma decisão simples, porque não é...

DrZaius
Veterano
# dez/12
· votar


Discordo completamente do título do artigo. Chamar aquele velho gagá totalitário que compunha umas paisagens distópicas e uns prédio que mereciam lugar em cenografia de filme B da década de 50 de metade gênio é uma ofensa ao bom gosto.

DrZaius
Veterano
# dez/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eu sabia que essa tal de filosofia no ensino médio só serviria de doutrinação gramsciana,

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12
· votar


DrZaius

Na verdade, aprendi duas coisas em filosofia no ensino médio inteiro:

1 - A sociologia pegou os parâmetros da ciência e o usou para entender a sociedade;
2 - Ser virtuoso é aquele que tem moral para realizar boas ações.

E o único autor que estudei foi Freud, focado na psicanálise.

Enfim, uma bosta. Mas te ensina a parar e refletir sobre algumas coisas, já é melhor que nada...

neologist_
Veterano
# dez/12
· votar


Discordo completamente do título do artigo. Chamar aquele velho gagá totalitário que compunha umas paisagens distópicas e uns prédio que mereciam lugar em cenografia de filme B da década de 50 de metade gênio é uma ofensa ao bom gosto.

/close thread

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/12
· votar


Eles podem escrever a merda que quiserem e vocês vão ter que tolerar porque não podem fazer nada para mudar isso.

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


Só porque o cara era endeusado (na Globo, diga-se de passagem), isso impediria ele de falar merda na política?

E agora que vocês lembraram que na Globo ele tinha grande relevância, como fica o mimimi de vocês? É só ignorar?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/12
· votar


brunohardrocker

ele ser comunista e falar sobre o comunismo é sinônimo de falar merda sobre política?

Ahhh...

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# dez/12
· votar


A Veja é a pior. Puta revistinha direita conservadora de merda.

e o que seria "direita conservadora"?

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# dez/12
· votar


ele ser comunista e falar sobre o comunismo é sinônimo de falar merda sobre política?

pois é. Better dead than red.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/12
· votar


Its Fucking Boring To Death
e o que seria "direita conservadora"?

Pleonasmo.

Né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Morre Oscar Niemeyer, metade gênio e metade idiota"