O caso do Delegado e da Juiza: menores infratores

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/12


    Peço a moderação que compreenda que os seguintes videos servem como conteúdo do tópico, não apenas como exibição por serem curiosos, engraçados ou legais.





    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Post para a redução da maioridade penal, para o Datena e para os jovens corruptos.

    Snakepit
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Não culpo a Juíza.

    Juiz não cria a lei. Aplica.

    A culpa é de Brasilia.

    Esse é mais um caso em que o sistema realmente funciona exatamente como foi planejado. Foi feito pra ser assim mesmo. Não existe interesse em prender esse pessoal, nem em resolver o problema. O sistema simplesmente lava as mãos, assim como obriga a lei.

    dibass
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Não preciso assistir os vídeos pra sustentar a opinião de que a maioridade penal já deveria ter sido revista, e a punição para crimes como assalto e homicídio deveria ser mais duras.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu sugiro deixar as coisas exatamente como estão.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Não culpo a Juíza.

    Juiz não cria a lei. Aplica.

    A culpa é de Brasilia.

    Esse é mais um caso em que o sistema realmente funciona exatamente como foi planejado. Foi feito pra ser assim mesmo. Não existe interesse em prender esse pessoal, nem em resolver o problema. O sistema simplesmente lava as mãos, assim como obriga a lei.


    Concordo.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Menores infratores são bandidos, tal como os bandidos maiores de idade. A maioria dos países desenvolvidos possui mecanismos que permitem julgar tais elementos como criminosos comuns.

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu sou delegado, mas achei antiética a conduta do colega. Cada um no seu quadrado. A juíza apenas cumpriu a Lei. Se a sociedade em geral acredita que a norma é inadequada, tem que pressionar para mudar a legislação, e não pressionar o aplicador.

    Já recebi muitas críticas porque não prendi motoristas bêbados que se envolveram em acidentes com vítimas, mas se recusaram a soprar bafômetro. Outra Lei ridícula que precisa ser mudada com urgência.

    Quanto aos adolescentes, antigamente eu usava um discursinho de direitos humanos, mas hoje, depois do que eu já vi eles aprontando, penso que talvez fosse necessário diminuir a idade para responsabilização penal.

    Muitos desses "meninos" já são infratores praticamente incorrigíveis com várias mortes "nas costas". São totalmente insensíveis e extremamente violentos. Imaginem um parente na mão de uma criatura dessas. Só vocês vendo, pura maldade.

    dibass
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ouso até dizer que menores infratores são mais perigosos que pessoas de maior idade.
    Porque são tudo porra loca, inconsequente, do tipo que atira só pra ver o tombo. Sabem que se forem pegos serão liberados, então tocam o foda-se da forma mais diabólica possível.

    Snakepit
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Snakepit
    · votar


    vintagentleman
    Se a sociedade em geral acredita que a norma é inadequada, tem que pressionar para mudar a legislação, e não pressionar o aplicador.

    Exatamente. Mas não vejo isso acontecer de forma alguma. A pressão popular até pode acontecer, mas de forma organizada capaz de surtir algum efeito é inimaginável, já que no meu ver não existe interesse dos governantes em mudar isso, muito menos dos meios de comunicação.

    No meu entender aconteceu exatamente o contrário do que deveria nos últimos 10 anos, as leis ficaram mais brandas. A lei dos crimes hediondos praticamente acabou e virou moda soltar preso por falta de capacidade dos presídios. Além é claro da desmoralização das forças armadas e da banalização de pequenos crimes, pois se quer são feitos BO na maioria das vezes. Soltam direto ou os policias dão um pequeno "corretivo" no criminoso, sem qualquer registro. Com isso estatísticas sobre crimes são facilmente maquiadas criando uma ilusão de segurança, enquanto o criminoso se aproveita disso para partir para crimes piores. Exatamente o OPOSTO da prática da tolerancia zero, que comprovadamente funcionou em diversos países.

    Resumindo, diminuir a maioridade penal acabaria criando um tremendo abacaxi para o Governo, principalmente o Federal, pois precisaria, no mínimo, ampliar e muito o sistema penitenciário e sua eficácia. Não vejo isso acontecendo de forma alguma, pois além de eximia incompetência e ineficácia em se tratando de segurança publica, o Governo Federal não tem interesse político nisso, assim como não tem vontade nenhuma de resolver o problema cronico da violencia em todo país.

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Snakepit

    O Governo Federal sempre evitou criar um ministério para tratar a questão da defesa social porque sabe que passaria de um papel secundário, quase que "nas sombras" do problema para uma situação de protagonismo. E haveria uma cobrança direta, muito maior do que a que ocorre hoje, com os estados servindo como escudo e recebendo em troca polpudas verbas de convênios federais que são pessimamente investidas (se é que são).

    Já é errado termos duas polícias estaduais que "batem cabeça" e competem entre si. Ainda mais uma militar, verdadeiro ranço ditatorial. Poderíamos ter uma só polícia estadual, não militar, que absorveria os quadros atuais da Civil e da Militar sob a forma de cargos em extinção. E com piso nacional. Policial bem remunerado é muito menos sujeito à corrupção.

    Essa nova polícia não poderia ser subordinada ao Poder Executivo. Poderia ser órgão auxiliar do Ministério Público, por exemplo, com as mesmas garantias deles. Hoje as polícias são muito amarradas aos governos, que são muito corruptos em regra.

    Quanto à maioridade penal acho que deveria ser abaixada, mas com obrigatório investimento dos entes federativos em ocupação para a moçada, educação integral, profissionalizante etc. Tem que tirar os jovens da rua antes que se tornem criminosos, e os que insistirem na delinquência deverão ser segregados com rigor. São muito perigosos para a sociedade.

    O problema de hoje no campo da segurança é devido ao desaparelhamento das polícias, e isto, na minha opinião é intencional: nossos políticos não querem policia séria e atuante e qualquer um pode imaginar o motivo.

    Outras causas são sistêmicas e todo o modelo precisa ser revisto, com planejamento para as próximas décadas. Mas não vejo vontade política ou comprometimento mínimo dos governos. Parece que para os governantes é melhor ter as polícias no cabresto do que trabalhando de forma independente e no rigor legal.

    paulinho pc
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vintagentleman
    Eu sou delegado


    Ah, resolvido, nesse caso vamos promove-lo a chefe do fórum.
    Ainda mais com os seus post´s em negrito, que comumente faz.

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    paulinho pc

    Ah tá, já entendi... O Sr. tem problemas com a "repressão" rsrsrsr
    Desculpe-me incomodá-lo com meus destaques em negrito. É que eu aprendi assim lá na PUC, mas vou procurar melhorar para agradá-lo.

    Não quero ser chefe de nada, achei que estava colaborando num tópico no qual tenho algum conhecimento.

    Enfim, coisas de Off Topic, tem todo tipo de gente rsrsrs

    CindyFerrari
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    achei antiética a conduta do colega. Cada um no seu quadrado.
    Já eu achei muito justo o desabafo do delegado do vídeo, serve pra sociedade ver que a polícia está trabalhando, fazendo o que tem que ser feito, mas a outra ponta está desfazendo o trabalho da polícia.

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    CindyFerrari

    Essa era mesmo a intenção do delegado, mas esse tipo de discussão em público denota que os órgãos que atuam na área estão desarticulados e não falam a mesma língua, o que não deixa de ser verdade, mas enfraquece o que deveria ser um esforço conjunto.

    E a Lei só prevê restrição de liberdade para adolescente em casos de crimes cometidos com violência ou grave ameaça e o delegado sabe isso.

    Mas você tem razão, ele deve estar cansado de "enxugar gelo", prender para depois soltarem. Mas cada um deve fazer sua parte.

    CindyFerrari
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vintagentleman
    Mas cada um deve fazer sua parte.
    Pense num sonho!!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vintagentleman
    Essa era mesmo a intenção do delegado, mas esse tipo de discussão em público denota que os órgãos que atuam na área estão desarticulados e não falam a mesma língua, o que não deixa de ser verdade, mas enfraquece o que deveria ser um esforço conjunto.

    Heheheheheh! Eu não acho isso de todo ruim, mas a minha opinião não conta porque eu só quero ver o circo pegar fogo.

    Mas...
    E a Lei só prevê restrição de liberdade para adolescente em casos de crimes cometidos com violência ou grave ameaça e o delegado sabe isso.
    Ouvi falar que as casas de detenção para menores também estão superlotadas e isso seria mais mais um estimulante pra "impunidade". Isso procede?

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Viciado em Guarana


    Primeiro que existem diversas formas de "punir", estando estabelecidas diversas penas alternativas na legislação, como pagamento de multa, prestação de serviços comunitários, restrição a frequentar determinados lugares etc.Claro que essas seriam para crimes menos graves.

    Mas para o pensamento do "povão" punição mesmo é cadeia. E os estabelecimentos prisionais no Brasil, sejam para adolescentes, mulheres ou homens estão superlotados. Aqui cabe ressaltar uma crítica já feita pelos sociólogos: menos escolas = mais cadeias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O caso do Delegado e da Juiza: menores infratores