Responsável por revelar espionagem digital dos EUA some em Hong Kong

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jun/13 · Editado por: Will Bejar


O prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos responsável por revelar um programa secreto de vigilância governamental sumiu de vista nesta segunda-feira (10) em Hong Kong, antecipando-se a um provável pedido de extradição.

Edward Snowden, de 29 anos, que revelou as atividades de monitoramento da NSA sobre milhões de usuários de telefones e internet, incluindo dos sites Google e Facebook, nos Estados Unidos, deixou seu hotel em Hong Kong horas depois de aparecer em um vídeo divulgado no domingo.

Em Washington, vários parlamentares defenderam que o ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) seja extraditado e processado como responsável por um dos mais significativos vazamentos de segurança na história norte-americana. O Departamento de Justiça disse estar na etapa inicial de uma investigação criminal sobre o caso.

Os programas de vigilância foram inicialmente revelados pelos jornais "Washington Post" e " Guardian", e posteriormente Snowden pediu para ser identificado como responsável pelas informações. Ele disse que as divulgou por acreditar que os EUA construíram uma vasta máquina secreta de espionagem para bisbilhotar os próprios norte-americanos.

Ex-assistente técnico da CIA, Snowden trabalhou na NSA como funcionário de uma empresa prestadora de serviços, a Booz Allen Hamilton. Ele disse que se desencantou com o presidente do país, Barack Obama, já que seu governo deu continuidade às políticas de vigilância excessivamente intrusivas de seu antecessor George W. Bush.

"Não quero viver em uma sociedade que faz esse tipo de coisa ..., não quero viver em um mundo onde tudo o que faço e digo fica gravado. Isso não é algo que eu esteja disposto a suportar ou viver sob isso", disse Snowden ao "Guardian", que publicou em seu site uma entrevista em vídeo com ele, datada de 6 de junho.

Snowden, que segundo o "Guardian" passou quatro anos como prestador de serviços no NSA, copiou documentos secretos no escritório da agência no Havaí, há três semanas, e então disse ao seu supervisor que precisava de algumas semanas de folga para se tratar de uma epilepsia. Em 20 de maio, ele viajou para Hong Kong.

Funcionários de um hotel de luxo onde ele se hospedou disseram à Reuters que Snowden saiu de lá por volta de 12h de segunda-feira (hora local). Ewen MacAskill, jornalista do "Guardian", disse que Snowden continua em Hong Kong.

"Ele não tinha um plano. Ele pensou detalhadamente em vazar os documentos, e aí decidiu que, em vez de ficar anônimo, iria a público. Então ele pensou nisso detalhadamente, mas seus planos para depois sempre foram vagos", disse MacAskill.

O jornalista acrescentou que o denunciante provavelmente tentará pedir asilo em algum país, "mas não tenho certeza de se isso será possível ou não".

"Imagino que haverá uma verdadeira batalha entre Washington, Pequim e grupos dos direitos civis a respeito do seu futuro", afirmou.

Os Estados Unidos e Hong Kong têm um tratado de extradição em vigor desde 1998.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/acuado-ex-agente-da-cia-edwa rd-snowden-desaparece-em-hong-kong-2.html
_________________________________________________________

Bizarra essa parada aí... por aqui o próprio povo fica te espionando, imagina o governo tb??? Céloko!!!

Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


Fonte arial?

Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


Não vão matar ele.. provavelmente vão fazer igual ao Assange... vão achar algum estupro ou sonegação de imposto e vão tentar prender ele por isso.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Stolichnaya
Fonte arial?
Esqueci a fonte... rs...

Eu tb não acho que vão matá-lo... mas vai apanhar pacaceta!

Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


Will Bejar
Também acho que não vai apanhar.. mas acho que vão foder a vida dele exatamente como o Assange, hahaha.

Sou pró-Assange, o cara foi muito macho.. assim como esse aí.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Stolichnaya
heuhueheuheuh... já tem o esquema todo armado...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

"...Assange estudou matemática e física, foi programador e hacker, antes de se tornar porta-voz e editor-chefe do WikiLeaks..."

So podia ser.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


por isso que eu digo para todos os inimigos do estado que a parada é a não ação, qualquer outra coisa só dá merda

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


É foda... os caras (governo) vivem fazendo merda por aí... então, aparece um cara e joga tudo no ventilador e aí eles ficam tentando "estrangular" o cara por ter dito a verdade. Em tudo o que li, ninguém disse que as paradas divulgadas fossem mentira, só acusaram o cara de espião!!!

E digo mais, 90% do povo que tem Facebook é espião... e espiado...

sallqantay
Veterano
# jun/13 · Editado por: sallqantay
· votar


Will Bejar

mas é claro que o leviatã tem que matar essas pessoas, elas colocam em risco agentes que estão há anos infiltrados na al-quaeda, etc. Inimigo do estado tem que sumir mesmo, esse lero-lero de direitos civis e democracia é o maior papo furado que eu já vi. É guerra, a segurança nacional envolvida, tem mais é que passar fogo nos desertores

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
elas colocam em risco agentes que estão há anos infiltrados na al-quaeda, etc.
Ok... pelo menos os caras ficam sabendo que são vigiados 24h por dia por conta de X ou Y. Aí vai do cara seguir usando os meios ou não. Fez certim em divulgar e erradim do governo apagar os manos...

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/13
· votar


Um técnico de informática pobre peitando a própria nação, sendo esta a mais poderosa do mundo... esse cara é o meu herói!

É um mártir, mas ainda sim é um exemplo que eu mostraria a um filho, se eu tivesse um.

Simonhead
Veterano
# jun/13
· votar


Viciado em Guarana
Um técnico de informática pobre peitando a própria nação, sendo esta a mais poderosa do mundo... esse cara é o meu herói!

Pensei igual. SE esse cara morrer, vira Deus rapidinho.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Simonhead
Viciado em Guarana
Pode crer!!!

_Excelion
Veterano
# jun/13
· votar


strong and relentless, the dark side of the force is, hmm.

captured in half a second, the defector was

the empire's agents, swift and lethal they are

Stolichnaya
Membro
# jun/13
· votar


Will Bejar
Exatamente.

E se matarem o Assange ou esse cara, eles viram mártires.

Vão esperar a história esfriar bastante (como está acontecendo com o Assange neste momento) e, num acidente, o cara morre atropelado, hahaha.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/13
· votar


Totalitarismo - Regime de governo praticado pelos outros

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


É guerra, a segurança nacional envolvida, tem mais é que passar fogo nos desertores

Ta.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man

imagina que tu é um agente da inteligência que ficou 10 anos se fudendo no seilaoqueistão, aí vem um fanfarrão e coloca o teu rabo na reta ao divulgar info sigilosa. O que tu faz? Manda uma carta pedindo que ele pare?

Jack Kerouac...
Veterano
# jun/13
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/How_to_Disappear_Completely_and_Never_Be_ Found

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Jack Kerouac...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

amador_ssa
Veterano
# jun/13
· votar


Tem um cara, "amigo da [minha] família", ele fez concurso pra policia e trabalha lá faz tempo. Ele é "gente boa" mas sei que ele não tem vocação pra policia e o que não gosto nele é que quando ele tem problemas, damos um jeito e vamos ajuda-lo, a qualquer hora, mas quando precisamos dele, ele nunca pode. Não to falando de dinheiro, pra não ser mal agradecido ele ja me fez UM favor rsrs

Deixando esse mimimi pra lá, ele engravidou e casou com a namorada. O casamento tava indo em crise, e ele acabou desabafando pra gente que pediu pra um colega da inteligência grampear o telefone da mulher e o colega negou. Antes que pensem que foi PM ou Policia Civil, é no âmbito Federal. Isso porque ele tem 2 graduações, sei lá quantas pos graduações, é professor universitário e de cursinho preparatório de concurso, tem niveU alem de ser Puliça. V6 acham que isso não é comum? Não podemos garantir a honestidade de nehhum ser humano

amador_ssa
Veterano
# jun/13 · Editado por: amador_ssa
· votar


duplo

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


pra não ser mal agradecido ele ja me fez UM favor rsrs

o pai do Trololo tá sempre por aqui

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
O que tu faz? Manda uma carta pedindo que ele pare?
Faz a mesma coisa que se eles (os invadidos) descobrissem por conta própria!!!

john s mill
Membro
# jun/13
· votar


é sério que isso é uma informação confidencial?

o que as pessoas acham que acontece com o que elas falam ou escrevem? vai pro limbo?

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


john s mill
Fica num servidor inacessível a "cerumanos"... ahan...

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/13
· votar


Que coisa feia o governo dos EUA está fazendo!
Bisbilhotando a caixa de emails alheia!

Quanta falta de educação! u.u

makumbator
Moderador
# jun/13
· votar


Will Bejar

O mais engraçado dessa história é que o cara era terceirizado em empresas que prestam serviços á CIA e NSA. Acho hilário terceirizar serviços relativos à espionagem (mesmo que burocráticos e fora do campo, como a análise, compilação de dados e arquivamento de documentos). É o tipo de economia (a terceirização) que pode abrir portas para esse tipo de vazamento.

Vi hoje na folha uma reportagem sobre o caso, em que atualmente são empresas privadas que decidem quem pode e quem não pode ter acesso a certos documentos em determinados escalões nos EUA. Inclusive a empresa que esse cara trabalhava é a principal prestadora de serviço à NSA, e tem mais de 98% de seu faturamento vindo justamente da própria NSA.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


makumbator
Inclusive a empresa que esse cara trabalhava é a principal prestadora de serviço à NSA, e tem mais de 98% de seu faturamento vindo justamente da própria NSA.
Nossa... vão fechar a lojinha depois dessa... huahauhauhau... apesar de um caso específico, é muito grave!!! (não estou defendendo o governo estadounidense... só vendo o ponto de vista cliente-fornecedor).

Se fosse aqui no Brasil, o cara não ia divulgar, ia só pedir uma propininha básica pra fechar o bico e em algum momento ia morrer de forma inesperada... huahauhauhau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Responsável por revelar espionagem digital dos EUA some em Hong Kong