Autor |
Mensagem |
Roy.Mustang Veterano |
# out/12
Apesar das restrições impostas pelo governo à cobrança de tarifas bancárias, as instituições financeiras estão criando novas tarifas e achando brechas nas normas para cobrar por serviços não contratados pelos clientes. Neste ano, as reclamações contra os bancos somente por custos que não foram acordados já somam o equivalente a dos dois anos anteriores juntos, segundo dados compilados pela Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
Dados do Banco Central também apontam que a cobrança irregular de serviços não contratados vem ganhando destaque no ranking de reclamações da instituição, que considera só queixas confirmadas como procedentes. No ano passado, elas mais do que triplicaram.
Um dos problemas apontados pela economista Ione Amorim, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), são os pacotes de serviços oferecidos pelos bancos. "As instituições financeiras estão usando os pacotes para validar a cobrança de outras tarifas", diz. "São um caminho para driblar as normas."
Segundo ela, os principais problemas ocorrem nos chamados serviços diferenciados, que incluem desde aluguel de cofres a envio de mensagens automáticas e administração de fundos de investimento. Muitas vezes classificados com nomes diferentes, eles são de difícil comparação pelos clientes. Algumas dessas cobranças também incluem itens que o BC proíbe.
O Bradesco, por exemplo, passou a cobrar dos clientes, em julho deste ano, pela visualização da imagem dos cheques emitidos nas consultas pela internet. A tarifa de R$ 2 é classificada pelo banco como uma remuneração por "serviços diferenciados".
Segundo a instituição, o serviço foi implantado gradualmente em todo país e só não foi cobrado enquanto era apenas um projeto-piloto.
O chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon, diz que a cobrança é irregular. Ele orienta os clientes a denunciar ao BC sempre que identificarem que algum custo foge a regra. Amorim destaca que, mesmo nos pacotes, o cliente precisa ser previamente informado sobre novas cobranças.
Nessa linha, de acordo com o Idec, o Santander criou novos tipos de extratos, chamados de "inteligentes", que chegam a custar R$ 4,90. O banco diz que esse extrato traz muitas informações além da movimentação de conta e é enviado pelo correio.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1174728-bancos-cobram-tarifas-que -o-bc-proibe.shtml
|
Roy.Mustang Veterano |
# out/12
· votar
Post pro Cumpadi Uóxitu
|
tambourine man Veterano |
# out/12 · Editado por: tambourine man
· votar
recentemente troquei de cartão de crédito e eles mudaram o sistema, suspendendo a cobrança em conta e me mandando um boleto em casa. Não me avisaram, eu não percebi e acabei ficando com o cartão travado por não pagamento da fatura, além de pagar juros absurdos.
Troquei alguns emails malcriados com a minha gerente e a sua supervisora, e o banco restituiu minha grana
fikdik
|
GuitarHouse Veterano |
# out/12
· votar
Bancos. Péssimo com eles, pior sem eles.
|
brunohardrocker Veterano |
# out/12
· votar
Recebi um cartão de crédito de um banco o qual já tenho uma conta há 10 anos, sem minha solicitação. Pensando que seria necessário desbloquear para que esse cartão passasse a valer, fiquei despreocupado. Nem fui atrás para desbloquear, já que não era de meu interesse.
No fim, descobri que estava debitando da minha conta 3 parcelas de 6,40 referentes a anuidade do cartão.
Tive que me incomodar. Ir até a agência para solicitar o cancelamento e reembolso das taxas.
O valor pode ser pequeno e pouco motivador para entrarmos com ações na justiça. Mas devemos nos perguntar quantas outras pessoas receberam tal cartão. Isso no final dá um "bom" montante para o banco. Não?
|
Cavaleiro Veterano |
# out/12
· votar
Bancos Centrais são o câncer do mundo que o contagia com keynesianismo.
|
Roy.Mustang Veterano |
# out/12
· votar
brunohardrocker
aconteceu um mesmo comigo. Já tinham roubado 90 pila da minha conta. Fui lá no banco, expliquei o problema e joguei meu contrato em cima da mesa da bancária e perguntei onde estava escrito que eu liberei ou muito menos pedi um cartão de crédito.
Me reembolsaram e ficou tudo belê.
|
brunohardrocker Veterano |
# out/12
· votar
Roy.Mustang
Pior foi aguardar na fila (tomar um chá de cadeira) para falar com o gerente da agência. Não faço isso há anos.
|
Roy.Mustang Veterano |
# out/12
· votar
brunohardrocker
Entendo. Assim como vc falou, não é pela quantia em si e sim pelo respeito. Já tinha falado com o advogado e se eles me colocassem no SPC eu ia entrar com uma ação "ganha"...
|
amador_ssa Veterano |
# out/12
· votar
GuitarHouse
Bancos. Péssimo com eles, pior sem eles.
So pra os baraum que nem você dotô. Recebo salario de brasileiro nato, se me dessem na mão nem tinha perigo de roubarem, é pouco mesmo hehe mas o pouco com Deus é muito. Não uso nenhum serviço bancario exceto extrato e saque, queria me livrar da maldita taxa de manutenção...
brunohardrocker
Pior foi aguardar na fila
Outro dia fui numa agência e ocorreu algo atípico. Peguei minha senha e depois de uma hora e pouco NINGUEM foi chamado pelo guiche eletronico... Inacreditavel. Fui embora
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# out/12
· votar
Péssimo com eles, pior sem eles.
Há toneladas de controvérsias. Pelo menos se estivermos falando de bancos como conhecemos hoje.
|
Roy.Mustang Veterano |
# out/12
· votar
hj em dia, se vc olhar pro banco, eles já cobram alguma taxa
|
makumbator Moderador
|
# out/12
· votar
brunohardrocker Pior foi aguardar na fila (tomar um chá de cadeira) para falar com o gerente da agência. Não faço isso há anos
Gerentes hoje em dia não passam de vendedores de "produtos" dos bancos. Cada agência tem uns 300 gerentes dos mais diversos setores. Não é como no passado, em que um gerente realmente gerenciava a agência...hoje eles só tem essas cotas para cumprir, e com isso precisam nos empurrar toda a sorte de porcarias de produtos, de aplicação comum a seguro caixão...hsahsah!
|
Roy.Mustang Veterano |
# nov/12
· votar
makumbator
bem lembrado. Hoje são vários gerentes...
|