Tópico oficial da casas minúsculas planejadas.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    Umas matérias interessantes que eu vi sobre o assunto:

    Casa-cubo traz soluções sustentáveis
    Protótipo de residência criada por engenheiro britânico mede apenas 27 m³

    É possível viver confortavelmente em um cubo cujos lados medem apenas três metros? O engenheiro e psicólogo britânico Mike Page desenvolveu o protótipo de uma casa que, além de provar que as exíguas medidas são suficientes, traz ainda soluções sustentáveis louváveis.

    Fota da sala

    O Cube Project ganhou destaque no Festival Internacional de Ciências de Edimburgo, na Escócia, realizado em abril. “Das 2 mil pessoas que visitaram a construção, menos de 20 expressaram reações negativas”, afirma Page. Segundo ele, o que mais surpreendeu foi a quantidade de móveis literalmente encaixados nos 27 metros cúbicos da casa, sem que se tivesse a sensação de espaço apertado.

    A construção contempla sala, com mesa, sofá e TV de tela plana; quarto com cama com 1,20 m de largura; banheiro com chuveiro de alta performance e vaso sanitário que transforma resíduos em adubo; e cozinha, com pia, geladeira, forno e fogão de indução – tudo integrado e desenhado pelo próprio Page.

    Entre as soluções ecologicamente corretas, também estão as madeiras certificadas pelo FSC (conselho internacional de manejo sustentável) usadas nas paredes, o látex do colchão, as fibras naturais dos estofados e a manta impermeabilizante, sem solventes, aplicada no telhado. Além disso, o cubo é energeticamente eficiente, graças à utilização de painéis solares e lâmpadas LED, as mais eficientes do mercado.

    A ideia inicial era criar uma casa com o menor impacto ambiental possível, que fosse também confortável, prática e estilosa. “A metragem reduzida foi uma consequência”, explica o engenheiro. “Fizemos questão de que todas as técnicas empregadas pudessem ser igualmente aplicadas em residências e empresas de qualquer tamanho”, completa.

    Vejam o vídeo do cara mostrando a casa! Mó true.

    Fonte

    -----------------------------------------------------

    Essa aqui pra galera hippie:

    Já pensou em morar em 9m²?

    Fota 1

    Fota 2

    Fota 3 (fófis)

    Fota 4

    Vídeo mostrando a casa

    Esta é considerada a menor casa do mundo! O arquiteto Jay Shafer mora em apenas 9 metros quadrados e segundo ele, sua casa tem tudo o que ele precisa.

    Jay conta que não gosta da ideia de ter uma casa cheia de coisas que ele não usa e também que ele não gosta de passar aspirador e tirar pó! Além disso, existe toda a questão ambiental que envolve a construção e a manutenção de uma casa muito grande e que geralmente acabamos não aproveitando ao máximo todos os cômodos e todas as coisas que temos nela.

    Por isso ele optou por morar nessa “mini casa”. O mais incrível é que ela é considerada um reboque, pois pode ficar sobre rodas e ser levada junto com você para qualquer lugar!

    Fonta

    -------------------------------------

    Casa em fatias

    Fota da casa

    Ambientes se encaixam e formam volume de 30 m² na Casa Cor

    Resistente a participar da Casa Cor até a última edição, o premiado arquiteto Gustavo Calazans estreia na mostra deste ano apresentando uma casa de 30 m² formada por módulos deslizantes que se encaixam e abrigam sala, cozinha, escritório, quarto e banheiro.

    Calazans considerava contraditório desenvolver projetos para grandes ambientes, num momento em que a metragem dos imóveis está cada vez mais reduzida. “Além disso, eu tenho uma preocupação muito grande com a questão da sustentabilidade, o que não combina com excessos”, diz.
    O arquiteto rendeu-se à tentação de participar da maior mostra de decoração da América Latina ao ser convidado para criar um espaço no BGourmet – evento paralelo, patrocinado pela Brastemp – com o tema “Encaixando as Peças”. “Foi quando me lembrei de uma antiga ideia de trabalhar com módulos, recurso que permite a criação de ambientes flexíveis e, consequentemente, um melhor aproveitamento da área disponível”, afirma.

    Inspirado nos arquivos deslizantes, o projeto é uma verdadeira caixa de surpresas e possibilidades. A cama faz as vezes de sofá e assento para a hora das refeições, um banco que também atende a mesa de jantar encaixa-se no módulo do fogão, e a escrivaninha camufla-se na estante do escritório.

    Os módulos que compõem a construção foram feitos de MDF e revestidos com linheiro, material produzido a partir de resíduos da indústria madeireira. Cada um foi pintado com uma cor de tinta “justamente para destacar essa separação e instigar os visitantes a pensarem na flexibilização dos espaços onde moram”, explica Calazans.
    Dos seis módulos, dois são fixos, pois abrigam a parede hidráulica que atende a cozinha e o banheiro (único espaço isolado por parede). Os outros quatro contam com rodas nas partes inferior e superior, onde deslizam por uma guia.

    Para reforçar a importância da sustentabilidade, Calazans não poderia deixar de instalar placas fotovoltaicas. Mas por se tratar de um protótipo, o arquiteto optou por apenas sugeri-las, a partir de uma composição de 25 cooktops fabricados pela patrocinadora do evento. A brincadeira também originou uma TV de plasma.

    Sobre a viabilidade do ousado projeto, Calazans não desconversa: “precisamos de um estudo mais aprofundado para poder implantá-lo de fato”.

    Fonte

    ----------------------------

    E ae, o que acharam? Morariam numa bagaça dessas?
    Acham que esta será uma tendência futura?

    Dissertem.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Post pro santo.

    Petúnia
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Post pro santo.

    só sendo santo mesmo p/ ler isso tudo

    Vitalogy
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Faltou amem hahahaa

    Vitalogy
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Para não dizer que eu desvirtuei o tópico, construir casas e prédios hoje em dia está barato, logo tem casa pequena quem quer u.u

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Já pensou em morar em 9m²?
    não

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    desanimou o batera...

    Bizet
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Porra, se aumentasse pra uns 4.5 x 4.5 x 4.5 acho que até rolava, mas por enquanto isso só tá me dando uma agonia claustrofóbica. Principalmente essa cama aí. Como será o isolamento acústico dessa parada?

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # out/12
    · votar


    com 45 mil dólares eu rodo o mundo.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ok, minhas considerações:

    1- cara.
    2- como ficariam a questão dos impostos e tal?
    3- muito pouco segura.
    4- a casa deve ficar impregnada com cheiro de comida.
    5- a merda fica armazenada e ele tem de se livrar dela?
    6- péssima iluminação.
    7- e se rolar um incêndio?

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    só num vai chamar visita hein

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Acho que se tiver um lap top e internet é ideal pros membros viciados em OT. Ficarão satisfeitos.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/12
    · votar


    uma casa de 30 m² formada por módulos deslizantes que se encaixam e abrigam sala, cozinha, escritório, quarto e banheiro.

    Já vi projeto de casa popular com esse tamnho e dois quartos e os arquitetos não ganharam premio nenhum.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    um perigo para a indústria de bens american-way-of-life-lazyass-housekeeper

    QUARESMA
    Veterano
    # out/12
    · votar


    foto 1 parece uma embalagem antiga de alguma coisa relacionada a comida.

    Sem espaço para o tapete de urso então nem deve ser considerado casa.

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    então a kitnet que meu pai fez merecia o Nobel

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O Barril do Chaves então, nem se fala.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu morei por 1 ano e meio em um cubículo de 12 metros quadrados. A cama ficava no teto durante o dia, baixava para dormir. Tive que vender um amp de guitarra que simplesmente não tinha como acomodar. Não acho que gostaria de voltar a viver num espaço desses.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Bog

    Isso aí era a casa inteira? :O
    O espaço era todo planejado tipo o cubo da primeira notícia?

    A propósito, você morava sozinho ou já com sua esposa?

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    post pro purpurine que curte o corbu

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Isso aí era a casa inteira? :O

    Sim. 12 metros quadrados = quartosalacozinha + mini-banheiro.

    A propósito, você morava sozinho ou já com sua esposa?

    Sozinho. A minha esposa (então namorada) foi poucas vezes neste lugar, exatamente porque era apertado demais para 2. Pô, era menor que a minha SALA de agora!

    tambourine man
    Veterano
    # out/12 · Editado por: tambourine man
    · votar


    kiki

    pois é, os malucos tão redefinindo a casa mínima. Na verdade é tudo culpa desses foucaultianos e demais inimigos da família

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tópico oficial da casas minúsculas planejadas.