Há real necessidade de se ter um sotaque perfeito?

Autor Mensagem
Les Guitar
Veterano
# set/12


Em línguas estrangeiras. Vê-se muita gente daqui tentando reproduzir um sotaque estrangeiro perfeito, mas nunca se vê um falante estrangeiro de português com um sotaque decente aos nossos ouvidos.

E você, caro viajante, acha crucial ter um sotaque tal qual o original ou simplesmente reproduz a língua estrangeira ao seu jeito?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar




McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


O sotaque sempre vai existir, não adianta.
Eu, pelo menos, quando falo em outras línguas, não fico tentando "imitar" tanto o jeito deles falarem. Eu sou brasileiro mesmo e pronto.

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Se voce aprende uma lingua é logico que voce vai querer aprender ela exatamente como ela é, entao é normal querer reduzir o sotaque.

Porem perd todo soraque é praticamente impossivel, mesmo morando 20 anos no país, o sotaque ainda vai ta contigo, não adianta.

Já o forte sotaque dos gringos falando portugues tambem é normal, não é má vontade deles. A lingua portuguesa é muito dificil de ser falada por nao nativos.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Eu acho muito mais importante, pra não soar estranho em qualquer língua, aprender a sintaxe do idioma. A maioria das pessoas negligencia isso, por isso soa retardado sempre.

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


McBonalds
Eu, pelo menos, quando falo em outras línguas, não fico tentando "imitar" tanto o jeito deles falarem. Eu sou brasileiro mesmo e pronto.

Mas não se preocupa em, uma vez mantendo o próprio sotaque, acabar descaracterizando a língua de alguma forma?

Snakepit
não é má vontade deles. A lingua portuguesa é muito dificil de ser falada por nao nativos.

Será que eles simplesmente preferem ser entendidos em vez de ter um sotaque que não soe "estúpido" aos nativos? A minha professora de inglês do colégio morou um tempão em Londres e estudou lá, e, ainda assim, manteve o próprio sotaque. O ponto é que os alunos dela acabam não respeitando-a tanto por não ter um sotaque padrão, mesmo comunicando-se perfeita e claramente. O pensamento por aqui parece ser outro.

Black Fire
A maioria das pessoas negligencia isso, por isso soa retardado sempre.

Tem algum vídeo?

fernando tecladista
Veterano
# set/12
· votar


um sotaque estrangeiro perfeito
E você, caro viajante, acha crucial ter um sotaque tal qual o original ou simplesmente reproduz a língua estrangeira ao seu jeito?

e o que seria o "perfeito"
o de ney york, o do texas, o da inglaterra, o australiano....?

vejo estes como portugues com sotoque do sul, ro RJ, do nordeste, no interioorrr de sp... qual o correto?

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


fernando tecladista

Toda língua tem um sotaque padrão. No caso do português brasileiro, é o carioca. Quanto ao inglês eu não sei.

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


fernando tecladista

Mas o que vem ao caso é tentar reproduzir o sotaque dos nativos, independente da região escolhida.

Msess
Veterano
# set/12
· votar


eu acho que...so um momento Me de licensa que eu vou cagar.

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Les Guitar
O ponto é que os alunos dela acabam não respeitando-a tanto por não ter um sotaque padrão, mesmo comunicando-se perfeita e claramente. O pensamento por aqui parece ser outro.

Olha, se não respeitavam ela devia ser outro motivo, não o sotaque. O importante é falar corretamente, sotaque todo mundo tem, não tem o que fazer. Só tem que cuidar pro sotaque não ser tão forte a tal ponto que não entendam o que tu fala.

tambourine man
Veterano
# set/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Les Guitar
acha crucial ter um sotaque tal qual o original ou simplesmente reproduz a língua estrangeira ao seu jeito?

sim, conheci uma indiana que morava na alemanha e tentava se comunicar comigo em inglês. A sintaxe dela era boa, mas a pronúncia era quase impossível de entender

sotaque é uma coisa, pronúncia é outra

Bog
Veterano
# set/12 · Editado por: Bog
· votar


Les Guitar

Sotaque todo mundo tem.

Mas quando é um sotaque muito forte, às vezes prejudica o entendimento. Lembro de alguns congressos com uns franceses e chineses com sotaque tão estranho que quase ninguém entendia o que eles diziam. Também lembro de algumas confusões com amigos que não conseguem fazer o rr vibrante do espanhol (e falavam "pero" em vez de "perro"). E claro, lembro da minha própria dificuldade com certas coisas do japonês, como pausas, vogais alongadas e entonação; que faziam uma pergunta sobre "oto" (som) soar como uma afirmação sobre "otto" (marido), ou um comentário do tipo "fulano não vem" soar como "fulano é sujo"! (e não são casos hipotéticos, aconteceu mesmo)

Enfim, o problema é que muitas vezes a gente acha que o nosso sotaque está OK mas o mais importante - se fazer entender - não está acontecendo. Acho que o limite do "eu falo assim mesmo e que se foda" está exatamente no ponto em que começam a não te entender. E isso vale mesmo entre falantes nativos - lembro de ingleses fazendo piada com o sotaque de Birmingham, dizendo que era incompreensível.

Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


Sotaque é uma coisa, pronuncia é outra. (2)

Sotaque é algo que você nunca vai perder, a pronuncia correta é essencial pra qualquer língua... Se você falar "thanks" como "tanks" você tá errado.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


sahuhsuahusauhsahusa

soo what are you wearing?

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


australia:

ey, that wanka pm is dropping

noice, mite.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


canada:

so you don't fancy maple syrup, eh?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


The Laughing Madcap
tu es um verdadeiro cosmopolita nas internets

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Les Guitar
Qualquer vídeo de repórteres do CQC entrevistando gente em inglês/espanhol ilustra bem.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Black Fire
Tu tem o Assimil Italiano, né? Tem algum link disponível ainda?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


One More Red Nightmare
Eu peguei no Pirate Bay, mas eu posso te disponibilizar no Ebah.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Black Fire
Por favor.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


One More Red Nightmare
Tranquilo, não sei se vou conseguir mandar hoje, mas amanhã no máximo te passo o link.

DrZaius
Veterano
# set/12
· votar


Les Guitar
unca se vê um falante estrangeiro de português com um sotaque decente aos nossos ouvidos.


Dental Floss Tycoon
Veterano
# set/12
· votar


Eu vejo alguns atores estrangeiros fazendo filmes de hollywood, aparentemente zero de sotaque.

Como é isso? Rolam cursos específicos?

Headstock invertido
Veterano
# set/12
· votar


Toda língua tem um sotaque padrão. No caso do português brasileiro, é o carioca

?

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


Headstock invertido
http://www.diariodorio.com/sotaque-carioca-o-oficial/

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


"De acordo com ele a a escolha do português falado no Rio de Janeiro como padrão nacional foi feita em dois Congressos Nacionais: o de Língua Cantada, organizado em 1937 por Mário de Andrade e o de Língua Falada no Teatro, realizado em Salvador em 1956. "

UAHHUAHUAHUAHUAUHAHUUAHUHAA claro, vou fazer um congresso aqui na rua e eleger o sotaque de Bagé.

Headstock invertido
Veterano
# set/12
· votar


Les Guitar
Tá de sacanagem, né?

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


Dental Floss Tycoon
Como é isso? Rolam cursos específicos?

Sim. No caso do cinema é mais tranquilo pq sao falas fixas, eles treinam as falas inclusive.

É a mesma coisa que na musica, tem muito brasileiro que canta ingles e parece perfeito, mas quando abre a boca pra conversar tem o tipico sotaque estrangeiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Há real necessidade de se ter um sotaque perfeito?