Eu sou o único que ainda escreve em português não reformado?

Autor Mensagem
Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


Temos que adotar o idioma brasileiro

Outro dia li uma reportagem com uma pessoa que disse que as diferenças entre o português europeu e o brasileiro são tão grandes quanto entre o português e o latim, e defendeu que deveríamos nos considerar falantes de brasileiro, não de português. Achei um grande exagero.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Pedro_Borges
Temos que adotar o idioma brasileiro e agregar todos os dialetos regionais para o vocabulário brasileiro e largar de compromisso com a língua portuguesa. Eu já me qualifico como alguém que fala brasileiro e não português.

se voce quiser ficar preso nesse fim de mundo...

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Pedro_Borges
Fico puto mesmo com esses tratados ortográficos (acho que ainda tem acento, pois é proparoxítona). O Brasil tem que assumir sua identidade cultural que, diga-se de passagem é formada por agregados de vários povos e influências.

Temos que adotar o idioma brasileiro e agregar todos os dialetos regionais para o vocabulário brasileiro e largar de compromisso com a língua portuguesa. Eu já me qualifico como alguém que fala brasileiro e não português.


Qual o real beneficio de engessar a língua?

ZXC
Veterano
# set/12
· votar


Disciplinar o povo por uma mera formalidade política....unificar e padronizar documentos, aproximar culturas. Rsrsrs Estão desde o começo do séc. XX fazendo e refazendo normas e regras ortográficas com esse fim. Vale a pena destacar que as normas são puramente ortográficas e não para a língua falada....assim, eu como docente e orientadora quero saber como se alfabetiza um aluno fazendo-o entender que linguiça deve ser escrita sem trema e falada com. Que justificativa de espelho mágico o alfabetizador terá que usar, para tamanha e descabida explicação. Ahahah
Acredito que precisaremos de no mínimo uma década, para a assimilação das novas regras. Eu que sou da área da filosofia centrada em obras dos séculos passados, me sinto muito incomodada com a confusão do alunado e nuncaaaa pontuo como erro a falta de uso da nova ortografia como demanda as novas regras de correções, e sim assinalo apenas como forma de atenção maior.
Até que tudo entre nos eixos de obrigatoriedade não contundente, danem-se as regras...ahahah

Gustoau
Veterano
# set/12
· votar


se voce quiser ficar preso nesse fim de mundo...

Considerando que falamos sobre a língua portuguesa, a alternativa seria ir para outro fim de mundo.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


quanto policarpo quaresma no pótico

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


ZXC
assim, eu como docente e orientadora quero saber como se alfabetiza um aluno fazendo-o entender que linguiça deve ser escrita sem trema e falada com. Que justificativa de espelho mágico o alfabetizador terá que usar, para tamanha e descabida explicação. Ahahah

A mesma que vc usa pra explicar que 'x' as vezes tem som de s, e 's' as vezses tem som de 'z', e etc... que nao se usa 'lhe' no verbo assistir.. e varias outras coisas ilógicas da língua.

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


-Dan
A mesma que vc usa pra explicar que 'x' as vezes tem som de s, e 's' as vezses tem som de 'z', e etc... que nao se usa 'lhe' no verbo assistir.. e varias outras coisas ilógicas da língua.

Resumindo, em vez de melhorar, piorou. Agora temos mais palavras que se escrevem diferente do que se fala.

O pior foi acabar com o acento no para do verbo parar. Não tem mais como diferenciar um do outro.

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


ZXC
eu como docente e orientadora quero saber como se alfabetiza um aluno fazendo-o entender que linguiça deve ser escrita sem trema e falada com.

Acho que deveria ser o caso de adicionar uma nova silaba na palavra então.

Lin-gu-i-ça.

Cacildis....

Pedro_Borges
Veterano
# set/12
· votar


-Dan
Qual o real beneficio de engessar a língua?

Pelo contrário. Libertar. Agora responda-me que identidade nos reserva a Portugal?

mvrasseli
Veterano
# set/12
· votar


Olha quem tava reformando o português um dia desses

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


O que eu me recuso a escrever é "presidenta", é uma aberração.

Les Guitar
Veterano
# set/12
· votar


"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Viciado em Guarana
Veterano
# set/12
· votar


Joseph de Maistre
De certo você é daqueles não usam hífen em micro-ondas e micro-organismo!

mvrasseli
Veterano
# set/12
· votar


Viciado em Guarana
Assim como o Anderson Silva.

Luis Guitar
Veterano
# set/12
· votar


Reformaram o português???

ZXC
Veterano
# set/12
· votar


-Dan
A mesma que vc usa pra explicar que 'x' as vezes tem som de s, e 's' as vezses tem som de 'z', e etc... que nao se usa 'lhe' no verbo assistir.. e varias outras coisas ilógicas da língua.

Infelizmente muitas gramáticas omitem mesmo a explicação de algumas regras. O caso do verbo assistir no sentido de ver ou presenciar é simples de explicar...o pronome lhe só pode ser usado c verbos q exigem preposição – transitivos indiretos, servindo para masculino e feminino, porém só se refere a pessoassss, fazendo assim uma restrição de seleção. Se o q antecede esse pronome não tiver traço humano, seu emprego é nulo. Então...assistir nunca pede objetos indiretos de pessoas. O mesmo acontece c os verbos aspirar, visar, anuir, aludir...ninguém assiste, aspira ou visa alguém, só poéticamente claro. ahaha

Existem algumas regras ortográficas funcionais p explicar do uso adequado dos fonemas..por exemplo: /s/ entre vogais, depois de ditongo, em todas as formas do verbo por e querer, em sufixos dos adjetivos indicativos, pátrios e de origem grega, femininos de muitos substantivos, tem som de /z/ e blá, blá...mas não há explicação p um som onde não existe uma regra mutante, ou p o q não existe.
O fonema /x/ é realmente um problema, mas p ajudar a assimilação pode-se usar a forma lúdica...ahahah
http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4
http://www.youtube.com/watch?v=gEyil1UXMy4&feature=relmfu

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Pedro_Borges
Pelo contrário. Libertar. Agora responda-me que identidade nos reserva a Portugal?

Só a língua. Mas nessa reforma, o português deles se modificou mais para se adequar ao nossso, e não o contrário.

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


ZXC
Infelizmente muitas gramáticas omitem mesmo a explicação de algumas regras. O caso do verbo assistir no sentido de ver ou presenciar é simples de explicar...o pronome lhe só pode ser usado c verbos q exigem preposição – transitivos indiretos, servindo para masculino e feminino, porém só se refere a pessoassss, fazendo assim uma restrição de seleção. Se o q antecede esse pronome não tiver traço humano, seu emprego é nulo. Então...assistir nunca pede objetos indiretos de pessoas. O mesmo acontece c os verbos aspirar, visar, anuir, aludir...ninguém assiste, aspira ou visa alguém, só poéticamente claro. ahaha

Existem algumas regras ortográficas funcionais p explicar do uso adequado dos fonemas..por exemplo: /s/ entre vogais, depois de ditongo, em todas as formas do verbo por e querer, em sufixos dos adjetivos indicativos, pátrios e de origem grega, femininos de muitos substantivos, tem som de /z/ e blá, blá...mas não há explicação p um som onde não existe uma regra mutante, ou p o q não existe.
O fonema /x/ é realmente um problema, mas p ajudar a assimilação pode-se usar a forma lúdica...ahahah
http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4
http://www.youtube.com/watch?v=gEyil1UXMy4&feature=relmfu


Segundo Bechara, o lhe pode substituir pessoa ou coisa.
Ex: Dou-lhe a vida (ao meu país).
País não está personificado aqui não.

Entretanto, em uma reforma mais aguda, seríamos poupados de horas de explicação sobre o porque x tem o som de s ali, z aqui e ch acolá, o que eu penso que seria um ganho de tempo aos estudades no longo prazo. Um ganho de tempo para eles estudarem matematica, fisica, quimica, etc...

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# set/12
· votar


Eu sou o único que ainda escreve em português não reformado?
Não. Eu é que não adpeto dessa idéia de escrever errado.

ZXC
Veterano
# set/12
· votar


-Dan
Se Bechara disse...porém eu recomendo que carregue sempre consigo a bibliografia completa dessa gramática, para tentar convencer quem corrigirá suas avaliações de português no futuro.. ahahahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu sou o único que ainda escreve em português não reformado?