Medalhas de Choro

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# ago/12


Atletas do Brasil: parem de chorar e de pedir desculpas

POR BOB FERNANDES, DIRETO DE LONDRES

Caros atletas brasileiros: parem de chorar e de pedir desculpas a cada derrota. Vocês não devem nada a ninguém. Vocês são esportistas, disputam competições. Alguns ganham, muitos perdem. Assim é no esporte. Na vida.

O Brasil não é potência olímpica, muito longe disso, não tem trabalho massivo algum para se tornar ganhador de medalhas em profusão e nem há certeza se isso é mesmo uma prioridade. Talvez, um dia, possa vir a ser consequência.
Com dois Pans e na segunda olimpíada, tenho acompanhando um Vale de Lágrimas. A princípio, é absolutamente compreensível.

A maioria dos atletas brasileiros, basta conferir suas histórias, dá um duro infernal desde que vem ao mundo. E, como todo mundo, sonha em vencer, em se dar bem. A derrota deve, de fato, doer muito para quem chegou tão longe.

Mas basta de choro e pedidos de desculpas. Esse Vale de Lágrimas, aliás, a evidente e constante falta de preparo psicológico pode, em grande parte, explicar muitas dessas derrotas.

Os depoimentos a seguir foram colhidos ao longo dessa olimpíada. Por Allan Farina, Celso Paiva, Cirilo Júnior e Marina Novaes.

Reações após a derrota e eliminação do basquete feminino aqui em Londres:

- (…) As que passaram não conseguiram segurar as lágrimas, como foi o caso da armadora Joice. Abalada com o resultado, a atleta buscava explicações, onde não havia, para mais um tropeço do Brasil…

Dito isso, as lágrimas:

-Não sei o que falta. Garra, vontade, fé. Temos tudo isso. Até vibração, que se não tinha no passado, tem até demais, eu acho. É complicado -, afirmou a jogadora chorando muito.

Outra armadora, Adrianinha, também chorou. Muito.

Manchete no Terra: “Eliminada, Beltrame chora e cogita não disputar os Jogos do Rio”

Segue-se:

-Em desabafo emocionado, após chegar em quarto lugar na primeira repescagem do double skiff peso leve feminino, a atleta se disse frustrada.

Continua a remadora:

- (…) Se eu não tiver chances em 2016 não vou nem competir. É difícil porque a gente treina muito, e as pessoas não dão valor mesmo…

Choro também no judô. Manchete: “Abalada após desclassificação, Rafaela Silva chora e mira 2016”.

Na foto, abraçando sua atleta, salvo engano chora também a técnica Rosicleia Campos.

Fala Rafaela, desclassificada após um golpe ilegal:

-Estou muito triste porque treinei para buscar uma medalha. Infelizmente fiquei fora, então é hora de levantar a cabeça e treinar para Rio 2016 -, disse antes de começar a chorar novamente.

Manchete: “Mariana Silva chora e lamenta ‘golpe duro’ por eliminação em estréia”. E tome-lhe lágrimas:

-Chorando muito diante dos jornalistas, lamentou o resultado negativo…

Fala Mariana:

-É algo muito duro perder na primeira rodada. Acho que pelo menos adquiri experiência. (…) Vou me preparar ainda melhor para chegar bem e tentar uma medalha em 2016…

Ainda o judô. E mais lágrimas das meninas, estas de Maria Portela e Erika Miranda. Manchetes:

-Portela chora e desabafa: “Joguei a oportunidade da minha vida fora”.

-Decepcionada, Erika chora e pede desculpas por derrota precoce.

Na basquete feminino, lágrimas já rolavam antes mesmo das derrotas. Manchete após o namoro no trabalho e o corte:

-Chorando, Iziane confirma ter levado namorado à concentração.

Medalhista de ouro no Pan, campeão em etapas do circuito mundial, Diego Hypólito é um caso a parte. Mesmo tendo vencido o que já venceu, submete-se a martírios públicos. Foi assim após as quedas em Pequim e Londres.

Manchete de 2012:

-Diego Hypólito chora e pede desculpas por ter acabado com a festa.

Segue o texto:

-Diego Hypólito chorou ao avaliar o que deu errado durante a prova de solo na qual caiu de barriga para o chão. (…) pediu várias vezes “desculpas por fracassar” e afirmou que talvez “não mereça” conquistar uma medalha.

E tome suplício, sempre regado a lágrimas:

-Desculpa mesmo. Cai. Mais uma vez numa Olimpíada eu saio caído…

- Está todo mundo ai. Minha mãe, meu pai. Eles vieram aqui fazer a maior festa e eu acabei com a festa mais uma vez…

-Eu só posso pedir desculpas pelo meu fracasso, mais uma vez…

Relendo, lembro do que vi e escrevi naquela tarde em Pequim 2008: “Um segundo antes do tempo exaustivamente treinado, Diego Hypólito tenta abrir sua última série de movimentos no solo. Ele quer cravar logo e ganhar a medalha de ouro. Mas erra o movimento, e cai”.

Findo o movimento, o choro:

-Perplexidade exposta na boca aberta, nos olhos arregalados ainda no chão, nas lágrimas e no mantra:

- (…) eu não acredito, eu não acredito, eu não acredito que eu perdi…

Diego chegou onde poucos chegaram. No Brasil, pouquíssimos conseguiram tanto. Mas, por essa mesma estranha compulsão de tantos atletas brasileiros, ele se imola em público após cada grande derrota.

Não é uma exclusividade brasileira, o chorar na derrota. A cavaleira britanica Zara Phillips, por exemplo, chorou abraçada ao marido depois de errar no final e perder a medalha de ouro na prova de saltos.

Lágrimas não são, portanto, excluvidade verde-amarela, muito menos no choro da glória, da vitória, mas o martírio, a expiação, quase humilhação diante do público, tem se tornado uma marca, uma característica nas grandes competições.

Há quem entenda ser isso, o Vale de Lágrimas, um sinal de vergonha na cara. Não é. Quem chega a uma olimpíada – quem chega ou quem acompanha, sabe – tem que ter dado muito duro. Tem que ter muito caráter, ou, isso que chamam de “vergonha na cara”.

Assim sendo, caras e caros atletas do Brasil disputem, lutem, como estão lutando, se divirtam, curtam, ganhem, percam se não tiverem como ganhar, mas parem de chorar. Basta de pedir desculpas.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Post pra vergonha alheia!
Esta que é a nossa raça? Gente frouxa!
Não merecem mesmo ganhar coisa alguma!

gufahaw
Veterano
# ago/12
· votar


Bah, por isso é que eu não gosto de esportes...
Há 100x mais confusão do que o verdadeiro intuito...
Parem de reclamar e vão pra casa beber coca e comer marshmallows (sei lá como se escreve)...
Que se foda a vida...
EU GOSTO DE CHUPAR SEXO

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/12
· votar



-Estou muito triste porque treinei para buscar uma medalha


Treinou tanto, mas nem a regra sabe.

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar


Zidane tinha razão.

Brasileiros são bons, mas emocionais demais e amarelam muito facil.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Meu marido é professor de universidade. Volta e meia aparece aluno chorando copiosamente porque não passou, porque não pode entregar trabalho, porque não pode ir à prova. É um nhénhénhé sem parar. Um dia o aluno chegou aos prantos amparado pela namorada. Ele correu os dois de lá.

tambourine man
Veterano
# ago/12
· votar


primeiro amarela e depois chora

vsf

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


tambourine man
primeiro amarela e depois chora

vsf


Primeiro se acha, depois amarela e depois chora.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/12
· votar


É natural, estão impregnados com esse sentimento ufanista de que a nação está com eles, e que eles devem retribuir de uma forma estúpida como essa.

Bizet
Veterano
# ago/12
· votar


hahahahaha esportistas

Atom Heart Mother
Veterano
# ago/12
· votar


até agora não assisti NADA das olimpíadas.

vejam como sou totalmente "ah, foda-se o mundo" e me aplaudam.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Atom Heart Mother
vejam como sou totalmente "ah, foda-se o mundo" e me aplaudam.

Mas o tombo do Diego Hipólito rende boas risadas. Deveria ver.



/sádica homofóbica

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Medalha de ouro na choração.

Midgard
Veterano
# ago/12
· votar


tem que chorar mesmo, treinam a vida inteira pra fazer papelão nas olimpiadas, é brincadera!!!

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


Tá certo.
A cada fracasso eles devem chorar muito mais e pedir desculpas para toda a nação por nos envergonhar desse jeito.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


Onde já se viu!
Cielo com medalha de bronze! Que vergonha!

Rafa-Ban
Veterano
# ago/12 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


duplo... o primeiro saiu incompleto

Rafa-Ban
Veterano
# ago/12
· votar


Tsc... esse pessoal tem que parar com esse patriotismo besta, não tem que ganhar pelo Brasil, tem que ganhar por eles mesmos, pelo esforço e pela luta que foi chegar ali.
Até pq o nós somos um povo que só quer saber de ganhar pra se vangloriar sabe-se lá por que

Spect
Veterano
# ago/12 · Editado por: Spect
· votar


Viciado em Guarana
Tá certo.
A cada fracasso eles devem chorar muito mais e pedir desculpas para toda a nação por nos envergonhar desse jeito.


Antes de representar nação ou o caralho aquático, o atleta representa ele mesmo, e deve se valorizar. Ganhou? Beleza, comemora. Perdeu? Volta para casa e vai treinar.

Vergonha é achar que atleta é escravo da nação e tem uma dívida infinita com ela.

Rafa-Ban
Veterano
# ago/12
· votar


Tá certo.
A cada fracasso eles devem chorar muito mais e pedir desculpas para toda a nação por nos envergonhar desse jeito.



Nos envergonhar? É sério isso?

Scrutinizer
Veterano
# ago/12
· votar


Tá certo.
A cada fracasso eles devem chorar muito mais e pedir desculpas para toda a nação por nos envergonhar desse jeito.


lel olhem como sou troll e controverso XDDDDDDDDDDD

QUARESMA
Veterano
# ago/12
· votar


Nego acha que vai mudar a situação do Brasil ganhando uma medalha de ouro num esporte aleatório.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


Rafa-Ban
É isso aí! Caro coleguinha!

Scrutinizer
Çol Moleki Travessu!

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


que viadagem

The Red Special
Veterano
# ago/12
· votar


nunca vi reclamar tanto

Snakepit
Veterano
# ago/12
· votar


A pergunta que nao quer calar é...

O Governo Federal gastou muito mais pra preparar os atletas pra essa olipiada. Agora ficou obvio que pros atletas esse dinheiro nao foi.

Onde ta hein? hein hein hein??

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Tapa na cara da sociedade creusa



Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


-Dan
Fechou!

+1

Spect
Veterano
# ago/12
· votar


-Dan

Com tudo isso, ainda tem gente que se acha no direito de falar que está sendo envergonhado pelos atletas brasileiros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Medalhas de Choro