Qual seu filósofo/pensador favorito?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Como também eram considerados filósofos, meus preferidos por enquanto são Kepler, Copérnico, Galileu e Newton.

=P

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Jeremias em "Se eu pudesse matava mil", 2008.

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


simpsom, homer

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


charlie harper

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Atom Heart Mother
Nietzsche e Maquiavel.

Dois dos caras que levaram mais a sério o princípio de que o que é imoral, mau, perverso e violento é o que é bonito.

Eu acho os dois bem pé-no-saco.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


o black fire ja apareceu pra dizer que o niti plagiou o stirner?

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
No fim do ano eu respondo. Quero estudar bem todas as principais teorias gerais pra falar alguma coisa.
Do que eu estudei até agora (Jeremy Bentham, Stuart Mill, Robert Nozick e Immanuel Kant), nenhuma teoria me fez pensar "é isso que eu acho sobre o mundo/sociedade".

Só uma pergunta: o que você leu do Bentham, do Mill, do Nozick e do Kant para rejeitá-las sumariamente?
(E nem estou entrando no mérito de questionar o porquê de você achar sua visão de mundo superior à dos filósofos que você citou).

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Scrutinizer
Citar Carl Sagan como filósofo é como citar os "cientistas" do programa da Eliana como físicos...

Não é não.

Em primeiro lugar, somente no século XIX a palavra "ciência", usada para designar o que a gente chama hoje por esse nome, surgiu, e só então os "cientistas" deixaram de ser chamados "filósofos".

Em segundo lugar, o Carl Sagan não é exatamente um "cientista". Ele não vai para o laboratório para fazer "hard science". Ele é mais um divulgador e, como divulgador, coloca em seus trabalhos uma certa concepção filosófica do que considera ser a ciência. Ele está no meio termo entre o cientista e o filósofo - como, por exemplo, está o Marcelo Gleiser.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/12
· votar


Mestre Kame.

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


SODAPOP
alguns curiosos de estudar: Leibniz, Delleuze, Spinoza

só não sou adepto das idéias deles, aí escolhi o Heráclito e o Nietzsche


Leibiniz e Spinoza não são exatamente "curiosos" de estudar: são difíceis mesmo.

Já Deleuze (com um L só) é impossível de estudar. Dá pra ler como literatura. E só.

E... Heráclito? Garoto, não existe nenhum livro do Heráclito. Só algumas dezenas de frases que foram pinçadas em comentaristas da Antiguidade. Mas essas frases podem ser interpretadas de um zilhão de maneiras diferentes... então não existe "o pensamento do Heráclito", mas o pensamento do Heráclito "segundo Hegel", "segundo Nietzsche", "segundo Heidegger", etc.

Konrad
Veterano
# jul/12
· votar


Pela clareza na escrita e nas ideias:

Montaigne.
Hume.
Hobbes.

Konrad
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79
é impossível de estudar

Impossível não. É lixo acadêmico mesmo, modismo.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


Konrad
Qual obra você indicaria de Montaigne? Se for dizer "todas", por qual começar?

Konrad
Veterano
# jul/12
· votar


One More Red Nightmare

A única. Os Ensaios.

http://www.gutenberg.org/ebooks/3600

Abç

Konrad
Veterano
# jul/12
· votar


One More Red Nightmare

Dá uma olhada nesse vídeo também:

http://www.youtube.com/watch?v=GuT-ybaerok&feature=relmfu

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Gus79

E nem estou entrando no mérito de questionar o porquê de você achar sua visão de mundo superior à dos filósofos que você citou

Em nenhum momento eu disse que considero minha visão superior a deles.

Só uma pergunta: o que você leu do Bentham, do Mill, do Nozick e do Kant para rejeitá-las sumariamente?

Amiguinho, vamos ler o que de fato eu escrevi?

"Mas gostei de algumas coisas de cada um. A teoria do Mill sobre prazeres superiores é ótima, e se postá-la no Música em Geral, por exemplo, aposto que 95% dos usuários concordariam com ela."

Em outras palavras, não me enquadrei como Utilitarista, nem como Libertarista, muito menos engoli por completo o Imperativo Categórico Kantiano. A crítica dele ao sexo casual por exemplo é ridícula.

Mas aceitei pontos de cada um. No meu ponto de vista, nenhuma dessas teorias foi convincente por completo,a ponto de eu adotá-las. O que não impede, como já dito, de eu achar algumas partes interessantes de cada um, como a já citada teoria de prazeres inferiores e superiores de Mill, ou a crítica sobre taxação do Nozick.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


Konrad
To vendo os vídeos. Fiquei empolgado. Valeu.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


explicatio mundi em sua forma mais crua e verdadeira:



todo o resto é só enrolação.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


/freud

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/12
· votar


Friedrich von Hayek e Conde Joseph de Maistre.

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Gus79
Leibiniz e Spinoza não são exatamente "curiosos" de estudar: são difíceis mesmo.

já que é pra ficar corrigindo erro besta ortográfico, é "Leibniz", sem esse "i" ae
São difíceis mesmo, justamente por isso são curiosos de se estudar. \o\
Talvez a metafísica do Leibniz (teoria das mônadas) seja a parada mais mindfuck que eu já tenha tentado estudar. E por isso foi uma delícia.

E... Heráclito? Garoto, não existe nenhum livro do Heráclito. Só algumas dezenas de frases que foram pinçadas em comentaristas da Antiguidade.

Garoto, em NENHUM momento eu disse que exista um livro de Heráclito. E as frases dele (tanto para Nietzsche quanto pra Deleuze, que foram minhas referências), e o modo de viver de Heráclito descrito por outros, as descrições sobre sua própria personalidade apontam um traço tão firme de pensamento, que a ótica do Nietszche e de Deleuze sobre ele não são excludentes entre si. São até complementares.

Ficar se justificando em fórum é tão entediante...

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


é que o sujeito ficou deslumbrado com a vida intelectual depois de velho

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


One More Red Nightmare
Não, é que acho engraçado garoto que nunca leu nada pagando de sabido.

BokuWa
Veterano
# jul/12
· votar


Li um bocado de um monte, e já esqueci quase tudo, então só para falar um nome... Hegel!

Julia.
Veterano
# jul/12
· votar


cês são tão bonitinhos. parece competição de medir pau. :)

BokuWa
Veterano
# jul/12
· votar


Julia.
cês são tão bonitinhos. parece competição de medir pau. :)


E tu acha isso bonito? Pervertida!

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Julia.
cês são tão bonitinhos. parece competição de medir pau. :)

Tarada.

Julia.
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79
BokuWa
muacs. :)

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Gus79
Não, é que acho engraçado garoto que nunca leu nada pagando de sabido.

a única coisa que eu vi de engraçado é que vc tá se colocando como sabido e deu um show de juízos precipitados

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


É porque eu sou sabido mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual seu filósofo/pensador favorito?