Sobre aquela questão dos 1% que exploram os 99%.

Autor Mensagem
The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Ao analisar as leis econômicas que eles haviam descoberto, os economistas concluíram que a sociedade seria muito mais produtiva quanto mais respeitada fosse a propriedade privada. "Laissez faire et laissez passer", disseram os economistas. Deixem as pessoas controlar suas propriedades o mais completamente possível, e todos serão mais prósperos.

Tragicamente, a Era do Liberalismo foi encerrada por uma contrarrevolução ideológica: uma onda de pensamento estatizante, responsável por todos os infortúnios do século XX, bem como pelas atuais crises econômicas e geopolíticas.

não resisti ler e peguei os trechos mais engraçados para o riso geral

é tipo o ler-qi.org ideologicamente invertido

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Este post reflete bastante a minha opinião político/econômico a respeito de como as coisas deveriam ser e já tentei falar várias vezes sobre estas questões:


Tudo o que os manifestantes dizem hoje sobre os 99% e o 1% estaria totalmente correto naquele tempo. A riqueza da sociedade era um bolo de tamanho fixo.


Nesta nova ordem, ainda havia os 99% e o 1%. Mas os 99% desse período viviam melhor que o 1% de épocas passadas.

Mas as pessoas tem a noção errônea de que todos devem ser iguais, nós sequer nascemos iguais, temos sim que nos esforçar para que todos tenham oportunidades semelhantes, mas a partir dela o desenvolvimento deve ser individual. Esta questão é fácil de explicar quando atribuímos ao ensino e notas por exemplo, mas quando a questão é monetária, boa parte não vislumbra.

Não. Como assinalou David Hume, já que "aqueles que são governados" sempre superam vastamente em número "aqueles que governam", o poder de um regime nunca se sustenta somente na força bruta. Os muitos "governados" têm de acreditar que o poder dos poucos mandatários é bom para eles, de alguma forma.

Também já falei sobre isto, as coisas só vão mudar quando as pessoas quiserem tomar suas próprias decisões, o que me deixa um pouco desapontado com a sociedade. O que eu mais vejo é pessoas com um perfil de necessidade de governo e sem nenhuma propensão/vontade de tomar decisões, preferem que elas sejam tomadas por terceiro. Já tinha comentado que isto é bastante estudado por McGregor.

Mises foi ainda mais longe ao argumentar que a opinião pública determina não apenas quem está no comando, como também a característica geral da ordem legal — ou, como ele diz, ela determina "se existe liberdade ou servidão".

O que vem a corroborar com o comentário anterior. Hoje eu acredito que as pessoas realmente desejam ser governadas para não enfrentar a situação de estarem a mercê de suas próprias decisões e poder externalizar a culpa para um agente externo (no caso, governo).

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Não. Como assinalou David Hume, já que "aqueles que são governados" sempre superam vastamente em número "aqueles que governam", o poder de um regime nunca se sustenta somente na força bruta. Os muitos "governados" têm de acreditar que o poder dos poucos mandatários é bom para eles, de alguma forma.

Também já falei sobre isto, as coisas só vão mudar quando as pessoas quiserem tomar suas próprias decisões, o que me deixa um pouco desapontado com a sociedade. O que eu mais vejo é pessoas com um perfil de necessidade de governo e sem nenhuma propensão/vontade de tomar decisões, preferem que elas sejam tomadas por terceiro. Já tinha comentado que isto é bastante estudado por McGregor.

Mises foi ainda mais longe ao argumentar que a opinião pública determina não apenas quem está no comando, como também a característica geral da ordem legal — ou, como ele diz, ela determina "se existe liberdade ou servidão".

O que vem a corroborar com o comentário anterior. Hoje eu acredito que as pessoas realmente desejam ser governadas para não enfrentar a situação de estarem a mercê de suas próprias decisões e poder externalizar a culpa para um agente externo (no caso, governo).



concordamos em algo enfim.

embora imagino que você use Hume a nível empresarial, i.e., microestado

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap

Visão errônea e pré concebida. Eu uso teorias micro para tentar explicar o macro e não o inverso.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Li. Concordo 100%.

dibass
Veterano
# jul/12
· votar


...apesar de que o texto não apresentou nenhuma novidade.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


dibass
...apesar de que o texto não apresentou nenhuma novidade.


Não apresenta mesmo. Mas quem sabe serve pra abrir mentes que nasceram e foram lavadas por governos de esquerda.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


quem manda nessa porra é a técnica a serviço do capital, estamos todos submissos a ela

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
O que eu mais vejo é pessoas com um perfil de necessidade de governo e sem nenhuma propensão/vontade de tomar decisões, preferem que elas sejam tomadas por terceiro.

Curiosamente, pelo que se propõe, o capitalismo laissez-faire seria mais adequado do que ter um governo para as pessoas que você citou do perfil que eu sublinhei, pois elas só teriam que tomar as decisões que já tomam diariamente, e isso seria suficiente para que seus interesses fossem atendidos (em condições ideais).

dibass
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

Não apresenta mesmo. Mas quem sabe serve pra abrir mentes que nasceram e foram lavadas por governos de esquerda

mas e quando o fato de quem mais precisa abrir a cabeça não tem coragem de ler 1/3 desse texto??

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


mas e quando o fato de quem mais precisa abrir a cabeça não tem coragem de ler 1/3 desse texto??

Neste caso, os pedregulhos estão aí pra isso.

=P

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge

No capitalismo laissez faire utópico todos os cidadãos devem ser tomadores de decisão. Se não o forem, os com perfil de decisores vão tomar as rédeas.

A única forma de tentar fazê-lo atualmente é por diminuição do poder do estado, não o abolindo totalmente, mas como você vai impedir que o estado cresça novamente e tome o poder? Com um poder mais distribuído entre a sociedade.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


dibass
mas e quando o fato de quem mais precisa abrir a cabeça não tem coragem de ler 1/3 desse texto??

É com isto que as esquerdas contam.





Cavaleiro
A única forma de tentar fazê-lo atualmente é por diminuição do poder do estado, não o abolindo totalmente, mas como você vai impedir que o estado cresça novamente e tome o poder? Com um poder mais distribuído entre a sociedade.


A mesma parcela da sociedade que adora culpar o Estado por tudo, sendo que foram eles que os elegeram para estar onde estão. Assim, o Estado cresce e toma conta. Todo miserável quer um pai cuidando de si.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

That's right mon chéri.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


A vida deveria ser igual à série Star Wars.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana

Sim, teria um ente físico representando a abstração, teoricamente matando o Darth Vader e o Palpatine o empério terminaria, ou não.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro
Você não entendeu.

Naves Espaciais + Poder viajar para outros planetas + Sabres de luz = Liberdade!

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana

Nada, na verdade tu ia ter que aguentar os Jedis entregando a bíblia sobre os midi-chlorians e os cientistas tentando negá-la, sendo acusados de pertencer ao lado negro da força.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Sim, teria um ente físico representando a abstração, teoricamente matando o Darth Vader e o Palpatine o empério terminaria, ou não.

o legal do Star Wars é que os mano que usam a força não dão a miníma pras forças do capital galáctico

os caras fazem e desfazem o que quiserem, são livres.



aí vem a aliança rebelde, que é bancada por investidores sem liberdade no império e capitalistas em geral e destrói a utopia de um Estado acima de algo tão banal quanto o capital

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Luke Skywalker é um peão das forças do capital

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap

Luke Skywalker é um peão da Bolsa de Valores de Coruscant

hahahah

Boa interpretação.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


The Laughing Madcap

Acho que tu é a única pessoa que edita mais os textos que eu neste fórum.

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


Cavaleiro

po, é que eu sempre mudo de idéia ou encontro uns erros de digitação irritantes

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


tipo, eu nunca leio antes de postar, saio digitando


puro filin

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


^

Slash wannabe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Tendo em vista o tamanho do texto e o fato de ter preenchido quase duas páginas de comentários, vou marcar o tópico como "sucesso".

Valeu o/

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/12
· votar


A mensagem geral do texto é boa. Concordo, obviamente, com o que ele diz sobre legitimidade pela opinião pública e sobre a necessidade de o discurso sair do ambiente puramente acadêmico/formal. Pregar sistemas filosóficos em termos que os fiéis entendam é um trabalho sujo e ingrato, mas, infelizmente, alguém tem sempre que fazer.

Eu só não sou muito fã dessa mentalidade iluminista que certos libertários têm (e que, em alguns casos, chega a ser idêntica à mentalidade marxista) de achar que o mundo como o conhecemos hoje foi todo construído em um único dia por obra de meia dúzia de revolucionários obstinados que romperam com toda a cultura que receberam de seus pais e simplesmente acordaram um dia e disseram: “Oh, fui iluminado!”.

Aliás... de achar, não. De imaginar mesmo que as coisas puderam ter acontecido desse jeito. Tipo, “toda a história de nossa civilização foi desgraçosa, todos os nossos antepassados homo sapiens foram um bando de animais irracionais incapazes de fazer algo certo, mas, de repente, no Século da Luz, ocorre um Big Bang intelectual e tudo de bom pipoca de uma vez na panela dos Santos Economistas, que roubam o fogo do Monte Olimpo, derrotam as Forças das Trevas e finalmente dão livre-arbítrio a nós, mortais, para começarmos a pensar, questionar, aprender e melhorar as coisas”. Não gosto desse tipo de linguagem e, realmente, não é nada difícil falsear o viés progressista/revolucionário do autor com fatos. O Ocidente é muito mais do que o século XVIII.

Por mais que me machuque concordar em alguma coisa com o pós-moderno xarope do fórum, esse culto todo ao “siècle des Lumières” é apenas o obscurantismo dos tempos modernos, o anacronismo de uma época em que a ilusão do progresso e da dicotomia passado maldito/futuro glorioso se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Por mais que me machuque concordar em alguma coisa com o pós-moderno xarope do fórum, esse culto todo ao “siècle des Lumières” é apenas o obscurantismo dos tempos modernos, o anacronismo de uma época em que a ilusão do progresso e da dicotomia passado maldito/futuro glorioso se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.

Sabia que existia tesão entre o Joseph de Maistre eo Tambourine

uhauhad

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


uma fatia injusta de riqueza da sociedade, em prejuízo dos 99%.
aguentei até aqui, quando puxei a barra de rolagem e vi o tamanho logo desisti

dibass
Veterano
# jul/12
· votar


Joseph de Maistre
belíssimo discurso

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre aquela questão dos 1% que exploram os 99%.