Sobre os conceitos de "Povo" e "Pão e Circo"

    Autor Mensagem
    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12


    Estava a assistir a um debate entre esclarecidos sobre a situação dos Poderes no Brasil, da corja parasita que legisla, executa e julga. Enfim, os sujeitos, vestidos em ternos de linho caro e mantas bicolor não tardavam em incorrer nesse termo, Pão e circo (falavam em latim, aliás) para criticar o comportamento passivo das pessoas. Sequer consideravam os desejos mundanos de um homem alheio aos seus semelhantes de querer tomar sua cerveja, quieto, e morrer em paz; de não querer lidar com esse aparato burocrático que da sua própria existência decorrem erros primeiros. Não levavam em conta o desejo de não participar da vida social, por puro exercício da minha vontade fundamental.

    Junto disso, naturalmente, o termo "Povo" era quase tão citado quanto. Essa hipostatização barata supõem a existência de um ente maior, um ente que coalizaria os interesses e necessidades das pessoas de forma equânime, supõem que este ente, por alguma razão obscura, encontra-se adormecido, e que há a esperança de que um dia ele tome consciência de si próprio e finalmente faça aquilo que deve fazer.

    Só eu vejo fraqueza nisso tudo?

    anonymous4
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: anonymous4
    · votar


    Fraqueza no que exatamente?

    QUARESMA
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: QUARESMA
    · votar


    eu não sei o que hipostatização significa então nem tenho como postar nada, edit... mas a "razão obscura" no caso seria o proprio "pão e circo"(bléh) não? Se tirassem isto esse tal ente acordaria.

    Só acho idiota nego que fala Pão e circo a toda hora, em latim deve ser pior ainda.

    One More Red Nightmare
    você deveria escrever tambem, ao inves de só ficar lendo que nem um tarado.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    Junto disso, naturalmente, o termo "Povo" era quase tão citado quanto. Essa hipostatização barata supõem a existência de um ente maior, um ente que coalizaria os interesses e necessidades das pessoas de forma equânime, supõem que este ente, por alguma razão obscura, encontra-se adormecido, e que há a esperança de que um dia ele tome consciência de si próprio e finalmente faça aquilo que deve fazer.


    é uma forma de simplificar, o termo não tem pretensão de ser o início e o fim de qualquer categorização antropológica/sociológica.

    é o famoso 'in a nutshell' ou talvez 'placeholder'. Senão cai numa ******* socióloga e desvia totalmente o assunto.

    Ou pior, o diálogo se esvazia numa discussão semântica, típica de burocratas.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    Pare, o termo é abusado há séculos. Alguém tem que parar com essa porra.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    One More Red Nightmare

    discutir semântica é muito coisa de punheteiro, Jonesy.

    anonymous4
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu tava discutindo essa parada de "povo" agora pouco em outro tópico. Vou dar um ctrl+c ctrl+v aqui:

    Povo isso e povo aquilo são discursos que eu realmente não adoto pois "povo" é uma massa acrítica, manipulável e violenta que serve de ferramente para quem tem um pouco mais de inteligência. Sempre foi assim e sempre será.

    Não vejo "povo" com bons olhos pois geralmente se trata de uma simplificação perigosa de um grupo grande de indivíduos essencialmente diferentes tentando se adaptar a uma mentalidade homogênea que vai contra nossa natureza singular. O resultado dessa contradição geralmente é muito sangue, como foi o caso dos fascismos, comunismos, religiões e todo programa que visava um "absolutismo ideológico" ou um guia absoluto para indivíduos.

    Portanto eu não vejo "povo" como vítima de um sistema - de fato - corrupto e muito menos como redentores desse sistema. Vejo sim, um grupo grande de indivíduos que motivados pela boçalidade e pela preguiça de pensar por sí mesmos se juntam como ovelhinhas ao primeiro líder carismático que acharem por bem seguir.

    A solução de qualquer país está geralmente no indivíduo virtuoso disposto a pagar o preço pela boçalidade do resto. E evidentemente existe o risco intrínseco de que o individuo virtuoso não seja nem um pouco virtuoso e entre na história como apenas mais um dos tiranos e déspotas que temos.


    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    Não. Há um limite entre aquilo que o termo significa e aquilo que as pessoas o transformam.

    mas, ignoremos, trollemos em efêmeros posts carregados de citações modernas e pedantismo.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    One More Red Nightmare

    estou acostumado a ver 'povo' em livros e aceito, entendendo que é uma generalização pra não transformar o livro sobre macroecnonomia num livro de antropologia.


    exceto com (pós-) Marxistas, quando o rolê é bem mais social e não se deixam enganar por 'povo'.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Atom Heart Mother
    · votar


    concordo com eles e discordo de você.
    ignorar a porra toda é diferente de aceitar a alienação.
    tô a fim de discutir não.

    aliás, eu adoro discordar de você.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    Sim, é uma generalização aceitável, eu entendo. Mas é preciso parar pra pensar no que essas coisas significam. Vez ou outra, só pra não deixar se enganar por completo.

    neologist_
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: neologist_
    · votar


    One More Red Nightmare
    Hey, Jones. o/

    Essa hipostatização barata supõem a existência de um ente maior, um ente que coalizaria os interesses e necessidades das pessoas de forma equânime

    A reificação do povo na esfera política - e, na teoria, da sociedade e das classes -, que trata categorias de pensamento ou agrupamentos de agentes como se fossem também agências, sempre foi mesmo um predicado importante da ideologia coletivista, não raro também totalitária. Cientificamente (brincadeira), essa perspectiva é sustentada mormente pela sociologia durkheimiana e pelas formas de historicismo.

    Só eu vejo fraqueza nisso tudo?

    Os partidários do individualismo metodológico, de Weber à Public Choice, apontam isso há tempos:

    "... these collectivities must be treated as solely the resultants and modes of organization of the particular acts of individual persons, since these alone can be treated as agents in a course of subjectively understandable action... For sociological purposes... there is no such thing as collective personality which 'acts'. When reference is made in a sociological context to... collectivities, what is meant is... only a certain kind of development of actual or possible social actions of individual persons." - WEBER, Max. The Theory Of Social And Economic Organization. New York: Free Press, 1964, pp. 101-102.

    Rodrigo Constantino tratou da questão pelo ponto de vista austríaco em alguns capítulos de um um livrinho bem singelinhozinho:

    http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=107
    http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=125

    Rothbard, de raspão, em Praxeology as the Method of the Social Sciences.

    anonymous4
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Quase dei um pulinho de alegria ao ver Rothbard por aqui.

    tambourine man
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: tambourine man
    · votar


    povo é tão somente um generalização por preguiça, não tem nenhuma consistência conceitual.

    "Pão e circo" é uma analogia histórica tão útil quanto uma doninha numa caixa de papelão descendo uma escada de cabeça para baixo

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    "Pão e circo" é o "pão e circo" dos falsos conscientes.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    "Pão e circo" é uma analogia histórica tão útil quanto uma doninha numa caixa de papelão descendo uma escada de cabeça para baixo

    ^
    nunca fez uma doninha descer uma escada de cabeça para baixo protegida por uma caixa de papelão, decerto.

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    uma doninha numa caixa de papelão descendo uma escada de cabeça para baixo

    eu achei legal

    DrZaius
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O burocratas crêem que quem não está a par das suas intrigas palacianas é um "alienado".

    Pão Quente
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sobre os conceitos de "Povo" e "Pão e Circo"

    Oi, pois não?

    Pão Quente
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    #falando sério agora.

    mea, os politicos podem joguar na caras das pessoas o que ele fazem e o "povo" não está nem ai pras cucuias.. e sempre tem aquele maldito positivismo... "pior do que está não fica" ou que tudo vai melhorar... o povo espera que as coisas aconteçam como mágica, que caia do céu alguma coisa! :/ é tenso...

    Qual é "povão" temos que ver as coisas com uma ótica diferente! lá na europa os caras quebram tudo! :/

    ah enfim...

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: One More Red Nightmare
    · votar


    edit

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    DrZaius
    O burocratas crêem que quem não está a par das suas intrigas palacianas é um "alienado".


    D'accord.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então quer dizer que quando eu for anti-estado eu não deverei olhar com maus olhos a alienação do povo? Afinal eles só estarão fazendo o que devem fazer por suas vidas e cagando e andando para o Estado, mesmo que estejam pagando impostos e sendo assaltados.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tópico com selo Get a Laje de qualidade.

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # jul/12
    · votar


    Um dia vcs vão entender.
    Ninguém aqui tem um iate. Se alguém tem, ele é muito rico. Mas se alguém passa do limite de ter um iate, ele começa a conviver com pessoas que tem iates, iates maiores e melhores que o seu. Aí vc se sente pobre de novo, pq nao tem o melhor iate.
    Globalização é uma merda por causa disso.
    Consumismo puro.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu não tenho um iate :(

    Eric Clapton
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se eu tivesse um iate eu iria humilhar que não tem. Foda-se quem tem um melhor que o meu.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    sallqantay me pediu pra upar este pótico no MSN.

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    eu queria ter uma doninha

    Die Kunst der Fuge

    nunca tive MSN. u.u

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Em algum momento da minha vida eu utilizei a frase: "Chega de Pão e Circo" como bordão, porque sempre achei essa conbinação de palavras muito engraçada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre os conceitos de "Povo" e "Pão e Circo"