A Política Do Pão E Circo-Analise

    Autor Mensagem
    fabricio92
    Veterano
    # fev/11


    Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política "panem et circenses", a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.

    Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com o Brasil atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas) cresce desenfreadamente e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso governo, tentando manter a população calma e evitar que as massas se rebelem criou o "Bolsa Família", entre outras bolsas, que engambela os economicamente desfavorecidos e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos. O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas.

    Estes programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, educação e qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens. Aquela velha frase "não se dá o peixe, se ensina a pescar" pode ser definida como princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade. E ao invés dos circos romanos, dos gladiadores lutando no Coliseu, temos nossos estádios de futebol e seus times milionários. O brasileiro é apaixonado por este esporte assim como os romanos iam em peso com suas melhores roupas assistir as lutas nos seus estádios. O efeito político também é o mesmo nas duas épocas: os problemas são esquecidos e só pensamos nos resultados das partidas.

    A saída desta dependência é a educação, e as escolas existem em nosso país, mas há muito que melhorar. Os alunos deveriam sair do Ensino Médio com uma profissão ou com condições e oportunidades de cursar o nível superior gratuitamente, e assim garantir seu futuro e de seus descendentes. Proporcionar educação de qualidade é um dever do estado, é nosso direito, mas estamos acomodados e acostumados a ver estudantes de escolas públicas sem oportunidades de avançar em seus estudos, e consideramos o nível superior como algo para poucos e privilegiados (apenas 5% da população chega lá). Precisamos mudar nossos conceitos e ver que nunca é tarde para exigirmos nossos direitos.

    Somente com educação e cultura os brasileiros podem deixar de precisar de doações e assim, se desligar desse vínculo com o "pão e circo", pois estes são os meios para reduzir a pobreza. Precisamos de governos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim que deseje crescer em conjunto.

    http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-58 4140.html

    xanderayes
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Seus tópicos são tão chatos...

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Prefiro a política do pão de queijo e circo em minas.

    BruRoma
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: BruRoma
    · votar


    fabricio92
    "não se dá o peixe, se ensina a pescar"
    Não podemos esquecer tbm que saco vazio não para em pé.
    Os problemas do nosso país são tantos que não são resolvidos só injetando dinheiro. É necessario primeiro criar uma classe apta e ser trabalhadora e que pense de maneira efetiva. E para isso são necessarios projetos sociais.
    Essa nossa classe ainda não esta formada..e é verdade que em paralelo a ela devem ser realizados investimentos para garantir o básico aos serviços publicos. Para que os dois se movimentem de maneira paralela para quando prontos evoluam juntos. Os projetos sociais devem ser mantidos enquanto necessário para uma solidificação efetiva de serviços públicos e trabalhos de qualidade.
    Na educação por exemplo a criação do pro uni e a melhora do FIES geraram acesso de cursos superiores a classes mais baixas e logo estaram formando parte da mão de obra. É verdade que na saúde o grande foco foi o samu..melhorando e mt o atendimento a vítimas de acidentes..e os nossos hospitais continuaram sucateados, o que deixou e muito a desejar.
    Dizer que nada foi investido é de um reducionismo impertinente. Apenas nos resta MT o que fazer.
    abs

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fabricio92
    já deu o ar da graça lá no tópico do BBB, já chega né champs

    Gui
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ninguem se interessa pelos seus topicos.

    e pao e circo ta mais virou bolsa (insira um nome) e futebol.

    Excel Lion
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    E as pessoas na sala de jantar, são ocupadas em nasceeeer eeeeeee morrer!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/11
    · votar


    Estes programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, educação e qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens.

    Belo raciocínio, se eu só tiver dinheiro pra comer, eu devo me abster de comer, já que eu não tenho dinheiro pra saúde, educação e qualificação da mão-de-obra, deitar no chão e morrer de fome?

    Codinome Jones
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Excel Lion
    haha depois que eu li panem et circenses só consegui pensar nessa música..

    -Toolbar-
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fabricio92

    OW! PARA DE CRIAR TÓPICO, NA MORALl!

    O primeiro eu li e foi interessante, apesar de ser um texto bem antigo... Agora você não para de criar esses tópcios que falam tudo sobre a mesma linha. Relaxa, bitolado.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    um cara interessante que fala sobre isso , eh o a. grancy no caderno do carceres quando fala em césarismo .
    mas relacionar isso com a situação econimica do brasil eh meio que viajar , porque na aplicação pratica existem paises de renda percapta altissima que vivem num estado de completa alienação.

    acho q voce esta apenas tentando criar polemica , portanto close topic.

    LeD_HaleN
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    trilha sonora do tópico.



    fabricio92
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    OW! PARA DE CRIAR TÓPICO, NA MORALl!

    O primeiro eu li e foi interessante, apesar de ser um texto bem antigo... Agora você não para de criar esses tópcios que falam tudo sobre a mesma linha. Relaxa, bitolado.


    O que voce quer que eu faça???Quer que eu crie topicos sobre o teu programa favorito,o BBB????

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fabricio92

    É muita ingenuidade sua insistir em dizer pras pessoas fazerem algo melhor do que assistir BBB enquanto vc ta no OT (querendo pagar de cult...).

    Não faz o menor sentido. É uma ironia sem tamanho e o pior é que tem mais gente que pensa como vc...

    toty
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A Política Do Pão E Circo-Analise

    Titulo com o selo 7ª série de qualidade!!!

    -Toolbar-
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fabricio92
    O que voce quer que eu faça???Quer que eu crie topicos sobre o teu programa favorito,o BBB????


    Vai te fuder!

    Tirou essa conclusão de onde? Babaca!

    -Toolbar-
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fabricio92

    E outra, se seus tópicos fossem dignos, seria escrito por você, teriam suas idéias e pensamentos sobre o assunto.

    Mas você prefere postar todo dia um texto puxado da internet, só porque lhe parece bonitinho.

    Vá criar suas próprias coisas, seu próprio conteúdo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Política Do Pão E Circo-Analise