Autor |
Mensagem |
GuitarHouse Veterano |
# jun/12 · Editado por: GuitarHouse
Texto de1982 ( Broken Windows: the police and neighborhood safety) de George Kelling e James Wilson foi o que esclareceu bastante essa situação:
Link do original: http://www.theatlantic.com/magazine/archive/1982/03/broken-windows/446 5/?single_page=true
indiferença em relação a pequenos delitos pode levar à tolerância a crimes mais graves.. Como funciona?
"Second, at the community level, disorder and crime are usually inextricably linked, in a kind of developmental sequence. Social psychologists and police officers tend to agree that if a window in a building is broken and is left unrepaired, all the rest of the windows will soon be broken. This is as true in nice neighborhoods as in rundown ones. Window-breaking does not necessarily occur on a large scale because some areas are inhabited by determined window-breakers whereas others are populated by window-lovers; rather, one unrepaired broken window is a signal that no one cares, and so breaking more windows costs nothing. (It has always been fun.)"
Diz-se que a adoção dessa ideia foi o que ajudou a entender a situação e a criar um plano de combate contra a criminalidade em NY nos anos de 1980, e depois com os planos de Tolerância Zero, que combatia os pequenos delitos. Combatiam pixações em metros, p. ex., combate ostensivo a pequenos delitos, e tudo isso também favoreceu o sentimento de segurança, principalmente pelo maior respeito à autoridade pública.
No Brasil isso é piada: para a bandidagem, policial, em regra, não impõe tanto respeito.
Ex. clássico: um carro abandonado, pode ficar semanas intacto numa área da cidade. Se vc fizer um estilhaço na janela lateral, é capaz de no dia seguinte o carro já estar todo depredado.
Saindo da criminalidade estrita, acho que isso é típico do comportamento humano, análogo ao "comportamento de manada". Vemos muito isso na rua. Se vc deixar um carrinho de compras vazio no meio do estacionamento de supermercado, é capaz de ninguém tirar e outro sujeito colocar mais um atras dele, ou ao lado, ainda que continue a atrapalhar.
O que acham disso? Faz sentido?
|
Roy.Mustang Veterano |
# jun/12
· votar
Faz sentido?
Eu acho q sim, no entanto, prefiro esperar opiniões com mais propriedade do que a minha.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
faz sentido, porém ignora a ameaça que também representa a força oposta aos criminosos em uma política de tolerância zero (que é o foco da propaganda).
|
Cavaleiro Veterano |
# jun/12
· votar
Isto e a legalização do aborto.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jun/12
· votar
Fazer sentido não é suficiente.
|
Cavaleiro Veterano |
# jun/12
· votar
Die Kunst der Fuge
Tão mais fácil quando era suficiente, antes do Descartes.
|
GuitarHouse Veterano |
· votar
The Laughing Madcap Mas a questão não é o combate em si, mas o comportamento humano analisado...o combate, tolerância zero etc., é consequencia da política pública que analisou a siatuação.
A teoria das janelas quebradas é uma perspectiva da "causa", e não a solução do problema.
A ideia do tópico é o comportamento humano em si, quase um "maria vai com as outras".
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jun/12
· votar
Mas a questão não é o combate em si, mas o comportamento humano analisado...o combate, tolerância zero etc., é consequencia da política pública que analisou a siatuação.
é o mesmo que falar que o Manifesto do Partido Comunista foi apenas uma análise da luta de classes
|
Strato_Master Veterano |
# jun/12
· votar
Die Kunst der Fuge
O que acham disso? Faz sentido?
faz sentido!
Fazer sentido não é suficiente.
agora to confuso 0.o
|
Danny Elfman Veterano |
# jun/12
· votar
Eu digo que o homem já tem a chave e todas as respostas suficientes para viver em paz em um mundo considerado perfeito. Mas estas só servem para compor a referida utopia. Enquanto houver conflito de interesses entre dois ou mais grupos sociais, a receita permanecerá na gaveta e o bolo não será preparado. Um viva à unificação e padronização social.
|
GuitarHouse Veterano |
· votar
The Laughing Madcap Ok, vamos colocar os pés no chão e não divagar além do que é proposto.
A questão da teoria das janelas quebradas como análise do comportamento humano e criminalidade foi um exemplo de como isso foi adotado na prática por uma política pública.
A questão do tópico é a natureza humana em si que pode estar atrelada a este comportamento que a teoria tenta explicar.
Ex: passeio público limpo. Se jogar um lixo no chão, outro já joga e em dias está imundo...exemplo dos carrinhos também.
Não precisa ir longe ou fazer comparações com tratados filosóficos, métodos racionais etc., senão daqui a pouco os tópicos terão de ter notas de rodapé de até de Whitehead, Russell, ou Gödel.
Enfim, a ideia é não ir longe demais.
|
tambourine man Veterano |
# jun/12
· votar
GuitarHouse
concordo com a teoria, mas discordo do uso do termo "natureza humana" por outros motivos.
O problema é a aplicação na forma de uma política de tolerância zero que acaba com um homem negro desarmado tomando mais de 100 tiros da polícia de NY. A teoria das janelas quebradas acaba virando a legitimação do terrorismo de estado.
O que eu acredito é que as pessoas devem ocupar as ruas como extensão de suas casas, cuidar delas, andar sem medo. E não deixar elas vazias para o crime (se você ler o início do artigo original vai ver isso).
|
snowwhite Veterano |
# jun/12
· votar
Faz todo sentido e se vê isto nas redes sociais. Postam um pesnamento idiota clichê absurdo afirmativo lá e uma manada curte e concorda como ovelhas sendo conduzidas. Acontece que se a coletividade se comporta como manada imbecilizada, não sei o que é pior: um Estado Mínimo ou ou Estado com poderes para conduzir sabe-se lá para onde, porque o Estado é composto de mentes também limitadas e talvez desprovidas de senso de civilidade. É assustador.
|
Piano ON GRACE Veterano |
# jun/12 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar
Já quebrei janelas com pedrada. Foi o início de tudo? Doce confusão...
http://cte.uwaterloo.ca/media/images/generic/Promoting%20and%20Assessi ng%20Critical%20Thinking.jpg
|
Piano ON GRACE Veterano |
# jun/12
· votar
O progama tolêrancia zero adotado em NY, em questão.
Havia um movimento criminoso acelerado e cabia medidas urgentes. Desde proibição de pixar e quebar janelas pequenos furtos etc...
|
snowwhite Veterano |
# jun/12
· votar
Piano ON GRACE O progama tolêrancia zero adotado em NY, em questão.
Havia um movimento criminoso acelerado e cabia medidas urgentes. Desde proibição de pixar e quebar janelas pequenos furtos etc...
Sim foi assim por lá. E funcionou.
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jun/12 · Editado por: Atom Heart Mother
· votar
viajei
|
DrZaius Veterano |
# jun/12
· votar
Pensei que fosse outra broken window.
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jun/12
· votar
DrZaius
eu tb.
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/14
· votar
Li outro dia por aí. Vale o up para atualizações.
|
Tempo Membro Novato |
# jan/14
· votar
Acho que o cara que quebrou a janela primeiro merece meritos, pelo seu senso de liderança, os que vieram dps, que tenham pena de morte, afinal, são meros idiotas que só tomam atitude se outro tomar primeiro.
|
sallqantay Veterano |
# jan/14
· votar
fizeram um estudo empírico mais rigoroso:
www.sciencemag.org/content/322/5908/1681.abstract
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/14
· votar
No ginásio quando eu voltava da escola e pegava o caminho para a casa do amigo pra jogar dynavision, passavamos por um galpão abandonado cheio de vidros quebrados.
A gente sempre juntava algum pedregulho e quebrava uns vidros a mais.
|