O mundo sem ciência

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Pra que serve a partícula de Higgs, afinal? Pra mim é arte, até prova em contrário.

Não tenho conhecimento para falar sobre essa partícula.
Provavelmente, até a descoberta do elétron deve ter sido tratada como arte pelos não entendidos da época.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
Não tenho conhecimento para falar sobre essa partícula.
Provavelmente, até a descoberta do elétron deve ter sido tratada como arte pelos não entendidos da época.


Os cientistas estão tratando esta coisa como partícula de Deus, como se ela explicasse tudo desde o início dos tempos. A ciência às vezes me envergonha. Bem fez a jornalista hoje que disse: Só falta descobrir o que deu origem a esta partícula. Ok.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Os cientistas estão tratando esta coisa como partícula de Deus

A *imprensa* está tratando esta coisa como partícula de Deus. "Os cientistas" continuam trabalhando normalmente no que vinham trabalhando. A imensa maioria, em coisas não relacionadas a partículas.

Bizet
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu posso responder por ele? Tinha, sim.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Os cientistas estão tratando esta coisa como partícula de Deus, como se ela explicasse tudo desde o início dos tempos. A ciência às vezes me envergonha.

Aos críticos da "divulgação científica" que já estavam com o dedo coçando para usar este depoimento para embasar suas críticas:

Primeiramente não vamos colocar a "divulgação científica" feita pelos autores competentes do meio científico no mesmo saco da "divulgação científica" dos tabloides sensacionalistas. Em segundo lugar, temos que levar em consideração o discernimento dos leitores.

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Os cientistas estão tratando esta coisa como partícula de Deus, como se ela explicasse tudo desde o início dos tempos.

Um cientista do CERN te confidenciou isso ou vc leu uma noticia redigida por um jornalista ou alguem forma em publicidade, marketing, etc?

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Aos críticos da "divulgação científica" que já estavam com o dedo coçando para usar este depoimento para embasar suas críticas:

Primeiramente não vamos colocar a "divulgação científica" feita pelos autores competentes do meio científico no mesmo saco da "divulgação científica" dos tabloides sensacionalistas. Em segundo lugar, temos que levar em consideração o discernimento dos leitores.


Tá bom.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
Um cientista do CERN te confidenciou isso ou vc leu uma noticia redigida por um jornalista ou alguem forma em publicidade, marketing, etc?

Eu estou sendo irônica porque às vezes acho que o ser humano comum leigo deveria saber do que se tratam algumas coisas que gastam tanto dinheiro e parecem tão distantes da realidade da maioria das demandas aqui no planeta de mortais. Parece quase metafísica isto. O que interessa como tudo começou? Eu imagino que haja mais usos práticos para tal partícula que nçao seja explicar como tudo surgiu que não tenha sido por deus. É evidente que os teístas jamais vão se dobrar a evidências demosntradas por experimento algum.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Os cientistas estão tratando esta coisa como partícula de Deus, como se ela explicasse tudo desde o início dos tempos. A ciência às vezes me envergonha. Bem fez a jornalista hoje que disse: Só falta descobrir o que deu origem a esta partícula. Ok.

Posso estar pegando o bonde andando, mas na verdade os cientistas chamam esta partícula de "a partícula de Deus" porque talvez essa seja a partícula primordial, que deu origem a tudo.

Antigamente se acreditava que o átomo era a partícula fundamental. Mas depois viram que existiam elétrons, neutrons e prótons. Depois descobriram que os prótons são formados por quarks (e daí por diante). Até que um "doido", o Higgs, criou uma teoria onde ele tenta demonstrar que uma única partícula originou tudo. E até hoje se tenta verificar se isso é verdadeiro.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Achei esta ultima noticia sobre o Cern bem explicativa para leigos tipo eu:

http://noticias.br.msn.com/mundo/cientistas-descobrem-pista-do-que-pod e-ser-a-part%C3%ADcula-de-deus-entenda

Spect
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
Posso estar pegando o bonde andando, mas na verdade os cientistas chamam esta partícula de "a partícula de Deus" porque talvez essa seja a partícula primordial, que deu origem a tudo.

Tem outra possibilidade também:
Usually this inappropriate nickname for the Higgs boson is attributed to Leon Lederman, the author of the book The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?, but the name is the result of the insistence of Lederman's publisher: Lederman had originally intended to refer to it as the "goddamn particle".

http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Higgs

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


mjcmello
snowwhite

E que eu saiba, os físicos de partículas (porque "os cientistas" trabalham em muito mais coisas que física de partículas) não chamam o bóson de Higgs de "partícula de Deus". Um físico disse isso em uma analogia, a imprensa gostou do nome, e agora tem gente achando que provaram que deuses não existem (ou que existem - a grande maioria realmente não tem nem a mais vaga noção do que aconteceu).

É como pegar aquele livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios - A Ciência Vista como uma Vela no Escuro" do Carl Sagan e sair por aí dizendo que "os cientistas" chamam a ciência de "vela no escuro".

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


brunohardrocker

Esta foi a que li hoje e por isto postei aqui este assunto. Mas falam nisto como partícula de deus há muitos anos. Tenho curiosidade em saber quem a chamou assim. O que se dabe é que há muitos cientistas teístas.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


É evidente que "Particula de Deus" no título de uma matéria atraia um numro MUITO maior de curiosos do que "Boson de Higgs".

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Um físico disse isso em uma analogia, a imprensa gostou do nome, e agora tem gente achando que provaram que deuses não existem

Hum

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


brunohardrocker

Exatamente. O problema é confundirem os chamarizes da imprensa com termos usados pelos pesquisadores da área.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
E que eu saiba, os físicos de partículas (porque "os cientistas" trabalham em muito mais coisas que física de partículas) não chamam o bóson de Higgs de "partícula de Deus". U

brunohardrocker
É evidente que "Particula de Deus" no título de uma matéria atraia um numro MUITO maior de curiosos do que "Boson de Higgs".


Não tinha nem a intenção de entrar neste mérito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo sem ciência