kiki Moderador |
# jun/12
· votar
achei engraçado essa "coluna de opinião" do aclamadíssimo jornal destak sobre protestos no rio. parece até que deram uma coluna pra aqueles caras que postam comentários nas notícias do uol. ou algum user do ot.
Marcha contra o direito de ir e vir
Elas pararam o trânsito do Rio. E não foi por beleza, embora algumas até tenham reclamado de uns olhares supostamente libidinosos - por um mundo melhor e mais sustentável, até a libido precisa ser patrulhada, ao ponto de um olhar ser tratado quase como um crime.
O protesto que violentou o direito de ir e vir tinha como pretexto protestar contra violências às mulheres, de forma genérica. Vítimas reais, como a menina de 12 anos estuprada ao meio-dia, dentro de um ônibus em rua movimentada da zona sul do Rio, em fevereiro, não tiveram vez na eufórica profusão de frases feitas.
Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, que só chegaria depois para a Rio+20, poderia apedrejar "adúlteras" sem ser incomodado. O mesmo não se pode dizer de quem foi condenado a ficar parado dentro de seu carro ou ônibus, esperando a permissão da Marcha das Mulheres ou outra das outras mais de cinco manifestações dessa semana (até agora) para trabalhar ou simplesmente seguir seu caminho.
A prefeitura alegou que nem sabia da maioria das passeatas e, como não ia mesmo cuidar da fluência do tráfego, a presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, pediu "paciência" aos reféns dos engarrafamentos, em versão mais comedida de Marta Suplicy quando ministra do Turismo.
O controle viário passa a ser feito pelas manifestações, que funcionam como os verdadeiros sinais de trânsito, mas sempre vermelhos. Ou, como resumiu Adriana Messali, uma das organizadoras da Marcha das Mulheres, "em algumas situações, é preciso ocupar as ruas para a cidade perceba a luta dos movimentos sociais".
Dá medo quem acha que as pessoas são obrigadas a parar para ouvir suas palavras de ordem. Ainda mais em bandos, o que eleva o autoritarismo às mais altas potências.
Tinha hora para chegar ao trabalho? Para a consulta no SUS marcada há seis meses? Perdeu, "preibói". Não é sustentável reclamar questões individuais tão egoístas, pois importante é salvar o planeta, parando os carros - que, paradoxalmente, dessa forma poluem muito mais. Pare e ouça os mensageiros do bem, pois não importam seu trabalho nem sua saúde, só importa o triunfo da vontade deles.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=18,146239
|