A infelicidade médica na era digital

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # jun/12


    A época em que pacientes consultam o Dr. Google antes de ir ao médico, e este precisa rebater argumentos de pessoas não formadas em medicina.

    Dever ser um saco.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Estes dias fui ouvir uma segunda opinião num médico. A primeira coisa que ele me perguntou foi se eu li alguma coisa na internet. Eu disse que sim.

    Mas antigamente era pior. As pessoas chegavam no médico perguntando se podiam fazer esta ou aquela simpatia que a vizinha recomendou, aquela receitinha caseira que leram na revista popular etc

    Les Guitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    snowwhite
    Mas antigamente era pior. As pessoas chegavam no médico perguntando se podiam fazer esta ou aquela simpatia que a vizinha recomendou, aquela receitinha caseira que leram na revista popular etc

    É, tem isso. Mas o que ocorre hoje não é a ignorância de acreditar numa crença popular, mas sim de querer contra-argumentar com uma pessoa formada.

    Até apareceu no House uma vez, uma consulta em que o paciente começou a sugerir diagnósticos.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    tem o Dr. Kong

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Les Guitar
    Até apareceu no House uma vez, uma consulta em que o paciente começou a sugerir diagnósticos.

    Eu vi. Mas é assim mesmo, visto que nem os médicos às vezes conseguem descobrir o que se tem, ou discordam entre si. Também tem médico "econômico" para explicar as coisas. Olham pra gente 5 min, soltam um "Hmmm" e dão uma receita lá sem que a gente tenha direito a saber do que tudo aquilo se trata.
    Uma vez tive um treco na garganta durante uns 3 meses. Fui a 5 médicos e fiz vários exames. obviamente que comecei a sugerir diagnósticos. Alguns até prestaram atenção e me explicaram por que não era o que eu pensava. A coisa foi-se sozinha, sem nenhum médico saber o que aconteceu.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Se eu tô pagando, ele que me convença mais do que o verbete da wikipédia.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Se eu tô pagando, ele que me convença mais do que o verbete da wikipédia.

    Olhe sites médicos para isto. Senão ele vai dar de ombros.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    wiki >

    DrZaius
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A internet é a forma mais rápida e eficiente de aprender tudo errado sobre saúde.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ^

    Deixou a bola quicando pra uma trollada.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DrZaius
    A internet é a forma mais rápida e eficiente de aprender tudo errado sobre saúde.

    Depende de onde se pesquisa.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A internet é a forma mais rápida e eficiente de aprender tudo errado

    DrZaius
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    snowwhite
    Não, depende de quem pesquisa.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DrZaius

    Não, depende de quem pesquisa.
    ´
    Lógico. Depende do discernimento de quem pesquisa. Foi o que eu disse.

    DrZaius
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: DrZaius
    · votar


    snowwhite
    Uma pessoa leiga pode se desinformar lendo o new england, enquanto um iniciado pode usar a wikipédia sem medo. O diferencial é o discernimento.

    Os pacientes tendem a ter um certo narcisismo quanto à sua doença. Uma diarréia tem que ser uma isquemia mesentérica ou Whipple, não uma coxinha estragada. E uma cura milagrosa em estudo em Cuba tem que funcionar pra ele sem nenhuma complicação

    Felizmente existe um tendência à criação de referências online específicas para informação do paciente, ivde emedicine e uptodate. Mas pra cada um desses existem dez sites sensacionalistas estilo wrongdiagnosis.

    snowwhite
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DrZaius
    Uma pessoa leiga pode se desinformar lendo o new england, enquanto um iniciado pode usar a wikipédia sem medo.

    Os pacientes tendem a ter um certo narcisismo quanto à sua doença. Uma diarréia tem que ser uma isquemia mesentérica ou Whipple, não uma cozinha estragada. E uma cura milagrosa em estudo em Cuba tem que funcionar pra ele sem nenhuma complicação

    Felizmente existe um tendência à criação de referências online específicas para informação do paciente, ivde emedicine e uptodate. Mas pra cada um desses existem dez sites sensacionalistas estilo wrongdiagnosis.


    Humm entendi..

    -Dan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O que tem de site ruim e medico ruim não ta no gibi.

    Perdo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DrZaius
    Isso, existem poucos sites bons e milhares de sites ruins. O problema é que a grande maioria da população só joga os sintomas no google e só acham os sites ruins. Mesmo nos que possuem informação de qualidade, a pessoa não vai conseguir se diagnosticar. Acho bastante valido os pacientes conhecerem sobre sua doença, mas isso depois que o médico já deu o diagnóstico.

    -Dan
    É vei, eu não concordo com o q vc falou não... ultimamente virou praxe falar que médicos são ruins. Claro que existem os ruins, mas acredito que são minoria. Na minha sala mesmo uns 5% só que eu acredito que vão ser ruins (obvio que uma sala de universidade não serve de comparação)

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    hahahaha! Pelo nesse caso a pessoa ainda está indo no médico.

    Se eu tô pagando, ele que me convença mais do que o verbete da wikipédia.[2]

    É a minha saúde que está em jogo, se eu puder, vou testa-lo, não importando os anos de estudo que o maluco tenha ou se vou ser inconveniente.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/12
    · votar


    Eu já me diagnostiquei pelo menos uns 3 tumores cerebrais e dois linfomas usando o google.

    Les Guitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu já me diagnostiquei pelo menos uns dois linfomas usando o google.


    Hahah eu também, benditas ínguas no pescoço. Pior que o cara fica assustado.

    qew
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O que eu não entendo é como alguns boçais conseguem se formar, principalmente nessas áreas tidas como fundamentais, tipo medicina.

    Certa vez fui atendido por um senhor que assinava como médio e dentista, mas o cara era tão cretino que eu duvidava que ele tinha concluído o ensino fundamental.

    pqp <o>

    Perdo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Black fire
    Les Guitar
    ahushaushsauhsuahsa verdade!

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu não preciso do google. Assisti todos os episódios de Dr. House e sei mais que qualquer medicozinho brasileiro.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu não preciso do google. Assisti todos os episódios de Dr. House e sei mais que qualquer medicozinho brasileiro.



    DrZaius
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    House é o mais fantasioso dos seriados médicos. Muita lorota.

    O mais realista: Scrubs.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Plantão Médico >



    like a hurricane

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DrZaius
    Tem bastante coisa fora da realidade que é adaptada para uma série de televisão, mas o conteúdo médico em si é correto, não? Quer dizer, eles devem explorar os sintomas mais obscuros e improváveis das moléstias, mas eles são possíveis, creio eu.

    Perdo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    tipo, no House tem médicos que ajudam a escrever o roteiro la, então a maioria das coisas podem acontecer mesmo. algumas ( mto poucas) axo q sao erradas.

    o scrubs eu nunca asssti, é bom??

    o ER é ate legalzinho tbm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A infelicidade médica na era digital