Médica é presa por não internar paciente

    Autor Mensagem
    MajorKong
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: MajorKong


    Secretário de Saúde do estado protesta contra prisão de médica no TJ
    Elenilce Bottari

    RIO - O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, foi na tarde desta o Tribunal de Justiça do Rio para protestar com o presidente do TJ, desembargador Luiz Zweiter, sobre a prisão da médica Ana Murai, coordenadora da Central Estadual de Regulação, que foi presa na madrugada desta quarta, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz André Nicolitt, do Plantão Judiciário e liberada esta manhã da 5ª DP (Gomes Freire). Segundo Cortes, houve excesso por parte do juiz.

    A médica foi presa por não cumprir a ordem do juiz de internar a paciente Maria Elza da Silva Aquino, de 64 anos, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) dos hospitais Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, ou no Instituto Estadual de Cardiologia Aloísio de Castro, no Humaitá.

    Ana Murai foi presa por não conseguir vaga para paciente na rede pública / Foto: Celso Meira

    - Claro que houve excesso. A prisão dela foi muito mais grave por deixar o plantão sem médico em meio a uma epidemia de gripe suína do que transferir pacientes. E qual foi a culpa dela? O que se ganhou com a prisão. Absolutamente nada, ela estava ali fazendo o que era possível cumprir. Todas as decisões judiciais estão sendo cumpridas. De 374 decisões, nós cumprimos 366. A médica é uma profissional responsável e competente e afirmou que faria a transferência assim que fosse possível. CTI não tem beliche e nós não podemos desligar a máquina e matar um paciente para atender outro - protestou Sérgio Cortes, afirmando ainda que o juiz que determinou a prisão participou há duas semanas de uma reunião na Secretaria de Saúde e conhecia as dificuldades que estão sendo enfrentadas.

    O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) também condenou a prisão. Em nota, o Cremerj considerou "absurdas a prisão e a exposição pública da médica, que não tem ingerência sobre o aumento do número de vagas". e informou quedará todo o suporte jurídico para a defesa da médica."

    De acordo com o Cremerj, a médica cumpriu três decisões da Justiça para internação de pacientes na mesma noite. E, ainda assim, foi presa porque não havia leito disponível para atender a quarta demanda judicial, que tratava de uma paciente já sob cuidados médicos em um hospital particular.

    Desde o último domingo, a assistente administrativa Joana D´Arc de Oliveira Sacramento começou uma peregrinação em busca de uma vaga para sua mãe num CTI. Cardiopata, Maria Elza deu entrada na manhã do último sábado no Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador. À tarde, os médicos informaram que ela precisava ser internada numa CTI, mas o plano cobria apenas 12h, período que estava se acabando. Segundo Joana, o hospital disse que a família deveria dar um cheque de R$ 15 mil para que a paciente fosse internada ou então providenciar um leito num hospital público:

    - Um médico falou para eu acampar e dormir na porta de um hospital porque ia chegar uma hora que eles iriam cansar de me ver e iriam arrumar uma vaga para a minha mãe - disse Joana, revoltada.

    http://extra.globo.com/rio/materias/2009/07/29/secretario-de-saude-do- estado-protesta-contra-prisao-de-medica-no-tj-757023167.asp

    Porra, mas que raiva desse juiz. Agora é culpa da médica a situação da saúde. Eles querem resolver as coisas na canetada.

    "CTI não tem beliche e nós não podemos desligar a máquina e matar um paciente para atender outro "

    Ele queria que ela fizesse isso.

    Julia.
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    Tem médico que rejeita a internação de pacientes por motivos muito menos nobres - pra não falar outra coisa - e que sai impune, continuando a espalhar merda por aí.

    É revoltante ler esse tipo de notícia.

    Koisa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É revoltante ler esse tipo de notícia.


    Por isso que eu nem leio

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Julia.

    Tem médico que rejeita a internação de pacientes por motivos muito menos nobres


    Quais?

    Julia.
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    Falta de vontade; preguiça; é mais cômodo olhar pra bunda da enfermeira.
    A maioria das pessoas que já teve que lidar com serviço público já passou por isso.

    Não falo que todos os médicos são assim. Ainda bem que não.

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Julia.

    Falta de vontade; preguiça; é mais cômodo olhar pra bunda da enfermeira.


    Se você acha que algum médico teria uma atitude dessas, você é doida. Até porque, pra isso, basta escrever num papel.

    Julia.
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    Eu não acho. Eu vi.

    ZXC
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Profissionais vagabundos encontramos em todos os setores...
    não podemos mudar o ser humano, com sua natureza mediocre, mas podemos mudar a falta de gerência dos recursos dessas áreas. Li esses dias uma teoria que achei completamente aceitável e correta...

    É incontestável que a saúde e educação nesse país estão no abismo, em estado realmente precário...a conseqüência são notícias desse tipo. A pop que necessita da rede pública, se fode sempre.

    Reestruturar o setor publico para minimizar esses problemas sociais, como alguns analistas sugerem, é utopia que nunca vai sair do papel. Mas a desburocratização e desestatização sim...se houvesse maior concorrência da iniciativa privada, os serviços de governo entrariam em desuso...a livre concorrência traria serviços com melhor qualidade e menor preço.

    Dentro dessa premissa, os subsídios (interferência governamental), deveriam ser retirados, para dar vazão ao máximo de eficiência, dado que com essa ajuda, perdem a eficiência pois o dinheiro governamental ajuda a se manterem, mesmo com a insatisfação de seus serviços.

    Outro dado importante é imposto que retira da pop, seu poder aquisitivo. Pois parte dos seus salários são confiscados pelo governo e em troca não lhe dá um serviço adequado ao quantitativo que é confiscado. Lembrando que trabalhamos 6 meses do ano para pagamento de nossos impostos. Com a redução dos impostos, a pop poderá usufruir de melhores serviços, neles incluídos principalmente saúde e educação, que nos é negligenciado pelo governo por não poder atender a demanda....mas já nosso dinheiro ele consegue absorver bem...ahahaha

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ZXC
    Eu mesmo sou a favor da saída do governo de todas as áreas a não ser a segurança pública e talvez o básico da saúde.

    Mas como o indicíduo nunca vai ter poder político suficiente para derrubar o lobby dos burocratas, acho mais fácil tentar fazer melhor proveito da esmola que ele nos joga do que tentar depor o rei.

    ZXC
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong

    Cadê seu espírito brasileiro que foi capaz de depor em Impeachment um presidente corrupto? O povo brasileiro pode tudo no coletivo...somos mais forte que o poder público se estivermos juntos.

    Tiruk
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ser médico no Brasil é vestir roupa de palhaço e sair por aí.
    No MÍNIMO 6 anos de estudos e (+ cursinho, + colégio, + congressos, +residência) pra ser tratado feito lixo e ter um salário RIDÍCULO. A carreira mais concorrida e difícil que tem e que ninguem dá o devido respeito.

    Fora que a mídia adooooooooooooooora uma notícia desse tipo, aí como 99% da população ignorante do nosso país não sabe interpretar um texto, vai achar que a médica não quis internar o zé aí.

    Agora, o juíz que mandou prender a médica... Nem comento.

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ZXC
    somos mais forte que o poder público se estivermos juntos

    Mas não estamos. E pior se estivéssemos, já que a maioria da população foi que elegeu essa aberração que está aí.

    (acho que você está sendo sarcástica)

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tiruk

    Se for dividir o tempo de trabalho pelo ganho monetário, o médico muitas vezes ganha menos que um cabelereirio, uma massagista, etc. A diferença é que não falta trabalho pro médico, conseqüentemente a maioria se mata trabalhando 25 horas por dia pra ter um salário decente.

    Tiruk
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    Cara, minha família toda é de médicos e eu to prestando tb.
    Neguinho acha que médico é podre de rico, trabalha 2 horas por dia na maior moleza e que qualquer um pode fazer o trabalho dele.
    Aliás, isso é o que me deixa mais puto. Paciente que já chega com o diagnóstico torrando o saco do médico. Maldito Dr. Google.

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tiruk
    Neguinho acha que médico é podre de rico, trabalha 2 horas por dia na maior moleza e que qualquer um pode fazer o trabalho dele.

    Resumindo: acha que médico é juiz.

    ZXC
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong

    Elegeu e também o tirou...é isso que estou dizendo.
    Uma pessoa me disse que enquanto o governo alimentar parasitas "das bolsa disso ou daquilo", nunca chegaremos a lugar algum...pois nesse estado de parasitismo em que o povo se encontra, o Estado vai ter sempre razão.

    Vide que não é desse parasita que é tirado o imposto diretamente,, mas essa mula não entende que paga dentro de tudo que compra e que grande parte dessa merda que recebe é para o imposto que eles não vêm ser debitado. De qualquer forma etão no lucro...E viva os vagabundos brasileiros...ahahaha

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ZXC
    Tirar um indivíduo e colocar outro no lugar não é nada comparado a diminuir o poder do estado em si.

    Os índivíduos que compõem o estado não estão interessados em perder seu poder de influência sobre a sociedade. E, como é a instituição de maior força coerciva, ele só muda se o quiser. Por isso que reformas liberais são tão difíceis.

    ZXC
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    Fiz apenas um parâmetro quando disse da nossa força em conjunto, quando disse da força que temos em retirar um presidente....não disse que acho que tirar um para colocar outro seria a solução.

    Ele é instituição de maior força coerciva, porque o povo assim permite. Acho que em conjunto, o povo tem força para obrigar uma ação mais eficiente do Estado. Que seja descentralizações, desburocratização, desestatização ou os raios que o partam...qualquer tentativa que nos tire desse estado de inércia e deterioração social a que estamos contidos e que vemos num crescente absurdo.

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ZXC
    ação mais eficiente do Estado

    A única ação eficiente do estado é a retirada.

    Acho que em conjunto, o povo tem força

    O problema é esse. Quando o povo se junta, elege a aberração analfabeta que tá aí hoje. Daí meu pessimismo.

    ZXC
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong

    Também tenho essa qualidade...o pessimismo.
    Concordo que o povo faz muita merda, ele não tem mesmo capacidade sem liderança. Não sei o que é pior, a ignorância ou o parasitismo. É uma pena ver nosso país ruir assim...
    Como diria Henry Ford..."Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam."

    Foi bom conversar com você...
    Para mim isso aqui hoje, foi o fim da linha...
    ;)

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Desde o último domingo, a assistente administrativa Joana D´Arc de Oliveira Sacramento

    Oo

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    As vezes eu tenho vontade de virar astronauta, só pra sair um pouco dessa merda de planeta... PQP!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Médica é presa por não internar paciente