quanto custa viver em São Paulo?

    Autor Mensagem
    umqualquer
    Veterano
    # jun/12


    Oi galera!
    sou novo cá. Se vocês acham que a minha pergunta já foi respondida, eu a apago e pronto.
    Eu sou galego (da galiza, berço do português) e estou a estudar a possiblidade de ir morar lá, a São Paulo. tenho um phd. e as ofertas que eu olhei lá são interessantes, mas fiquei com a dúbida: quanto custa viver ?
    eu sei, já vi que há diversos tópicos sobre o custo de coisas, mas eu quero saber só em SP, quanto quartos preciso para viver.
    É a sanidade privada? ou há um sistema social ? quanto custa? as escolas são públicas? ou as públicas não pagam a pena e há que pagar uma privada? (tenho dois crianças). Tenho lido que um soldo normal podem ser 1500R, e as ofertas que eu já vi falam de 5000R. Entendo então que é muito muito quarto, ou nem tanto?

    muito obrigado se você chegou a ler até aqui, e obrigado se respostar ;)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    umqualquer

    Dizem que São Paulo custa o que você ganha.

    Tudo depende da região que pretende morar.

    Já deu uma visualizada nos sites de imobiliárias? Por aí já dá pra ter uma noção, estudar o local pelo Google Maps.

    umqualquer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    oi LeandroP, obrigadão pela resposta.
    Verdadeiramente eu já olhei, e sim, há locais onde não posso pagar nem o casa para o cão :D
    mas eu penso em gente média, não falo de viver numa grande casa com guarda de segurança na porta, vc me comprende? mas também não quero chegar lá e saír à rúa com medo de ser roubado.

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    umqualquer

    cara, o aluguel de um apartamento de 3 quartos vai sair mais de 2000 reais em um bairro mais próximo do centro, se for muito longe você vai passar a sua vida no trânsito. Escolas públicas são geralmente ruins (só algumas se salvam), e as particulares vão custar no mínimo 1000/mês. Plano de saúde privada é melhor, mas não sei quanto custa

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Já deu uma visualizada nos sites de imobiliárias? Por aí já dá pra ter uma noção, estudar o local pelo Google Maps.
    É difícil ter uma noção boa se não conhecer um pouco a cidade. As vezes o que ele espera de uma vida aqui em Sampa, é completamente diferente da realidade (que ele pode pagar... =p)

    umqualquer
    Se nunca veio pra cá antes, talvez seja bom conhecer a cidade antes.

    Danny Elfman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Dois pulmões.

    umqualquer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    uma outra vez, obrigado pelas respostas.
    tambourine man
    apartamento de 3 quartos vai sair mais de 2000 reais
    nossa! então a ideia de viver lá parece muito complicada. 2000 para o apartamento, 2000 para a escola, vou ficar a comer pão sozinho :D
    é claro que é bem dificil falar assim na distância. Pela rede um pode ver falar de soldos muito ruins, e então pensa "pois o soldo que me oferecem é então muito bom", mas as cousas são mais complicadas, neh? ;)

    tá bom, acho que irei lá de férias, mas vou procurar trabalho em europa por enquanto; terei de mudar de língua, mas se ficar sem quartos, posso voltar de carro :P

    abraço!

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    umqualquer

    Cara, São Paulo é cara mesmo, ainda mais para gringos que chegam perdidos e não conhecem a cidade

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    umqualquer
    tenho um phd

    És phd em qual área de estudo?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    daora.. um português no OT!
    já pensou em morar próximo a São Paulo? tipo Guarulhos, Mogi das Cruzes... ou em outro lugar que tenha trem ou metro?
    esses sistema é lotado demais, mas anda..

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tears Of Fire

    cara, não recomendo fazer isso

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    já pensou em morar próximo a São Paulo? tipo Guarulhos, Mogi das Cruzes... ou em outro lugar que tenha trem ou metro?
    esses sistema é lotado demais, mas anda.


    maior ilusão de sampa:

    ah vou morar em itaquera, tem trem mesmo

    melhor morar em Santos se for pra fazer isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    The Laughing Madcap
    ah vou morar em itaquera, tem trem mesmo

    melhor morar em Santos se for pra fazer isso.


    Pressinto que Itaquera vai se valorizar muito nos próximos anos. Não só pelo estádio do Corinthians que está sendo construído ou pelo shopping center na estação do metrô, mas pelas ideias que rolam por aí sobre construir um aeroporto na região. E sei que tem muito especulador imobiliário segurando suas terras e esperando uma valorização.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    Pressinto que Itaquera vai se valorizar muito nos próximos anos. Não só pelo estádio do Corinthians que está sendo construído ou pelo shopping center na estação do metrô, mas pelas ideias que rolam por aí sobre construir um aeroporto na região. E sei que tem muito especulador imobiliário segurando suas terras e esperando uma valorização.

    Ou seja, longe do centro e caro.

    não consigo imaginar situação pior <o>

    é legal que a lógica do especulador urbano médio é tão arcaica que pode ser explicada com as teorias ricardianas sobre renda da terra.

    Diablo Branco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    quanto custa viver em São Paulo?

    Tem gente que vive com centavos, já outros vivem com milhões!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    The Laughing Madcap

    Não precisa ser perto do centro. Tendo as coisas no bairro (lazer, comércio e serviço), não precisa ir pro centro ou cruzar a cidade.

    Acho complicado uma pessoa que mora na zona leste ter que sair horas antes pra ir trabalhar na zona sul. Se tem opção de emprego por exemplo, desafoga e muito o trânsito e os transportes coletivos.

    Você só vai ao centro se for realmente necessário ou a passeio.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    Seria uma excelente oportunidade pra uma polarização naquela região, e tentar diminuir um dos maiores problemas de Sampa. Mas duvido que alguém, especialmente o governo, investiria nisso (pelo menos não de forma realmente eficiente)...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    TG Aoshi

    Infelizmente os caras só enxergam lucros em prédios e condomínios, mas não percebem que as ruas precisam ser mais largas pra tanta gente empilhada na vertical. Não atraem as indústrias pra região por falta de infraestrutura também.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    acho que tem um lado bom.. tem muita coisa em SP...

    Diablo Branco
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    acho que tem um lado bom.. tem muita coisa em SP...

    Só se for no Centro e arredores, porque levando em consideração o tamanho da cidade, os bairros mais pobres são uma desgraça se tratando de lazer =(

    Tears Of Fire
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    se colocarem nesses lugares, acabaria com a chances de laser.. além de desapropriar os pobres...

    umqualquer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    brunohardrocker
    me desculpe a tardança na resposta, há horas de diferença daqui alá ;)
    eu tenho um phd em física aplicada. Sou físico na especialidade de opto-eletrónica (estudamos como é que funciona a transmissão de dados pela luz, e como os detetores e emissores fazem o trabalho). A minha tese foi sobre a produção de nanomateriais cerámicos, nomeadamente nano-fibras :)

    Tears Of Fire
    não é ofensa ser português, mas eu sou Galego. A galiza é um anaco de terra cima de portugal, pertencente ao estado espanhol mas com uma cultura e tradição totalmente diferente da espanhola. A nossa língua, o galego, foi banido por séculos, e agora apenas a metade da nossa gente o fala (agora é legal e até oficial, mas é uma língua que toda a gente acha pouco útil, língua de pobres mesmo).
    O galego foi, é, e será português; de facto, o português nasceu na galiza (no sul, ao norte de portugal, que naquela altura era reino da Galiza). Depois sofriu muito pelo castelhano, e agora tá muito suja de castelhanismos, palavras desnecessárias por ter já palavras no galego.
    Somos agora poucos, mas cada dia mais, os que tratamos de fazer ver ao mundo que o galego é simplesmente uma outra variante do português, como o angolano, o moçambicano, o português-de-portugal ou o brasileiro. Na última reunião da CPLP foi aceite a entrada da Galiza, mas afinal portugal, seguramente por pressões de espanha (espanha não quer qualquer valia para o galego, por medo a os galegos pedirem se separar de espanha e se achegar a portugal) portugal mudou a opinião e deixou galiza fóra.

    Bom, desculpem o tijolo de comentário. Mais um abraço!

    qew
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Todos que já moraram lá, tiveram que dar... esse é o preço.

    Um amigo que me contou...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Tears Of Fire
    acho que tem um lado bom.. tem muita coisa em SP...

    Sim, tem muita coisa boa em São Paulo, por isso eu ainda moro em Sampa.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    qew

    Mais é um boca aberta mesmo ¬¬

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quanto custa viver em São Paulo?