Presos iluminam praça pública em Santa Rita do Sapucaí/MG pedalando

    Autor Mensagem
    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: GuitarHouse


    Ilustração

    (Pedalar de CHINELO é ruim demais)
    Esforço produzido por detentos acelera a busca pela liberdade, já que a cada três dias trabalhados, eles reduzem um no cumprimento da pena



    Alternador instalado no pedal armazena a força mecânica produzida pelo preso em uma bateria


    Parece uma simples atividade física para preencher o tempo ocioso do encarceramento. Mas a bicicleta adaptada colabora com o meio ambiente, ajuda na ressocialização e acelera a busca pela liberdade. No presídio de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, a geração de energia limpa é movida a pedaladas.

    Enquanto o “preso sustentável” pedala, o esforço é transformado em eletricidade. O sistema é simples. Um alternador, instalado no pedal, armazena a força em uma bateria de carro. A energia é suficiente para iluminar cinco postes de uma praça pública da cidade por 12 horas.

    Pelo trabalho, os detentos recebem remição de pena: a cada três dias de pedalada, um a menos no cumprimento da sentença. Seis presos participam do projeto, divididos em dois grupos. A cada dia, as equipes revezam o trabalho, que dura seis horas.

    O primeiro requisito para ingressar no programa, inédito no Brasil, é ter um bom comportamento. Os detentos também passam por uma avaliação médica, já que a atividade requer preparo físico. Em seguida, um acordo é firmado entre a direção da unidade prisional e a Justiça local.

    Prestes a completar 20 anos de atuação na área de direito penal, o juiz José Henrique Mallmann é o responsável pela implantação do projeto no presídio de Santa Rita do Sapucaí. “No sistema prisional, as pessoas acabam isoladas, sozinhas. Essa é uma forma de trazer um benefício para a sociedade, iluminando um local público por meio de uma energia totalmente limpa”, avalia o magistrado.

    Segundo o juiz, novas propostas de ressocialização dos presos, principalmente por meio do trabalho, são discutidas com frequência. A ideia da bicicleta é baseada em trabalhos desenvolvidos em países europeus. O custo do projeto não foi informado, mas seria baixo, asseguram os envolvidos. Os próprios diretores da unidade prisional teriam feito a adaptação da bike, após a leitura de um prospecto na internet, e a montaram.

    De acordo com o diretor-geral do presídio, Gilson Rafael Silva, duas bicicletas estão em funcionamento. A previsão é a de que pelo menos mais dez possam entrar em operação. A energia gerada seria suficiente para iluminar os 34 postes de um calçadão de aproximadamente três quilômetros, que corta a atual praça iluminada.

    Gilson Silva conta que há uma lista com 50 presos interessados em participar da iniciativa que gera energia limpa. “Ainda é um projeto-piloto, mas a aceitação tem sido muito positiva. Eles estão interessados e reconhecem a importância social desse trabalho”, afirma o diretor-geral.

    Cumprindo pena desde 2010 por associação ao tráfico de drogas, Anderson Barroso da Silva, de 20 anos, é um dos participantes. Ele, que já foi de bicicleta de Santa Rita do Sapucaí até Aparecida do Norte (SP) – percorreu cerca de 200 quilômetros por 12 horas –, conta que o interesse surgiu logo após o projeto ser apresentado aos detentos.

    “Sempre andei de bicicleta e essa era mais uma oportunidade para diminuir minha pena, oferecendo algo de bom em troca”, diz o preso, que terá direito à liberdade em dois meses. “Todos na cadeia têm interesse em participar. A ideia é muito boa”, acrescenta Anderson Barroso, que também dedica parte de seu tempo a trabalhos de artesanato.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a iniciativa, devido ao baixo custo e sustentabilidade, deve ser estendida a outras unidades. Porém, não há datas definidas.

    http://www.hojeemdia.com.br/minas/presos-iluminam-praca-publica-em-san ta-rita-do-sapucai-pedalando-1.457535

    -----------------------

    Diz a reportagem que isso é inédito no BR. Muito bom.

    Reflexão ingênua: se todos os presos do BR fizessem isso em turnos ininterruptos, adios hidrelétricas.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Atom Heart Mother
    · votar


    Tinha que botar pra bater laje.

    Imagine se botassem esse povo todo nas obras da copa/olimpíada?
    Acabaríamos mais rápido e gastando muito menos.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Esse tipo de trabalho como esforço repetitivo pode transformar-se em tortura, assim como eram o escravos obrigados a remar navios de forma coletiva. Parece uma alternativa razoável, porém corre-se esse risco.

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pedro_Borges
    Esse tipo de trabalho como esforço repetitivo pode transformar-se em tortura, assim como eram o escravos obrigados a remar navios de forma coletiva. Parece uma alternativa razoável, porém corre-se esse risco.

    Mas eles não são obrigados. Vai quem quer, sendo que quem quer recebe um benefício em troca.

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pedalar 6 horas numa bike tosca dessas é de foder

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    rofl auschwitz versão hipster hitler

    presos pedalando fixies para gerar energia. Que avant-garde.

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    fixies

    pior são os hipsters que pedalam essa porra sem freio em Sampa. Pula logo do 10o andar que é mais rápido

    qew
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    três por um é pouco, tinha ser no minimo 15 por um dia a menos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Estão usando nossos adoráveis presos para algo útil, digo, trabalhar para a sociedade sem remuneração?

    Não seria melhor enjaulá-los no 2x2 e darmos de comer do nosso bolso?

    Onde estão nossos direitos humanos?

    amador_ssa
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pera ai. Eu entendi errado ou os 6 presos foram "selecionados" para trabalhar andando de bike gerando energia pra praças públicas e por 6 horas de exercicio fisico terão 3 dias a menos na pena por isso??? Fala serio, se um homicida pedalasse pra pagar as contas de energia da familia da vitima dele estaria tudo bom?? Fora que estão dando mais condicionamento fisico aos presos que ja tem uma certa agilidade, resistencia e explosão na corrida, especialmente os ladrões

    Pedro_Borges

    Que mane tortura rapa? Quero ver depois dessas pedaladas algum policial conseguir pegar um cara desses...

    Certas coisas so no Brasil mesmo. Quer dizer que um homicida tira a vida de uma(as) pessoa(as) e sai mais cedo da cadeia brincando de bike. Uma vida irreparavel, que não voltará, vale quantas horas pedaladas?

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    amador_ssa

    Sim, entendeu errado. A cada 3 dias de trabalho, sendo cada dia com limite de 6 horas, recebem redução de 1 dia na pena.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pior são os hipsters que pedalam essa porra sem freio em Sampa. Pula logo do 10o andar que é mais rápido

    okay :|

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    The Laughing Madcap

    desculpa ae, nao sabia que tu era fixie

    amador_ssa
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Spect

    Sim, entendeu errado.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu pensei que troquei mesmo, mas depois bateu uma preguiça pra editar... Mas é revoltante, so de pensar que o auxilio reclusão é maior que o salario minimo. Então se tratando de valores em dinheiro é mais vantajoso ser presidiario do que ser trabalhador com salario minimo?? É piada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Presos iluminam praça pública em Santa Rita do Sapucaí/MG pedalando