existe área para física teórica na brasil ?

Autor Mensagem
The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12


tipo, eu tô pensando seriamente em fazer facul de física quando eu terminar o colegial, mas tem um problema: se eu realmente entrar na facul de física eu pretendo me especializar em física teórica, (provavelmente em super cordas), mas a questão é: existe área para isso no Brasil ou eu teria que ser professor pro resto da vida ?

Quase nada
Veterano
# jun/12
· votar


Pesquisa em Física é forte na USP de São Carlos. Mas para fazer pesquisa por ali, vc teria que dar aulas também. De qualquer forma, imagino que é um caminho bem árduo. Se eu fosse vc, iria para essa área somente se eu fosse muito bom mesmo em Física e Matemática. Mas muito bom mesmo, tipo o Neymar da sua área (já que parece que vc não está entusiasmado em ser professor).

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/12
· votar


Nunca faça um curso que as pessoas digam "pra quem é bom no curso x não falta mercado", você vai passar fome.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12
· votar


Quase nada
na vdd, não tenho problemas em ser professor. O foda seria ser SÓ professor

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
existe área para isso no Brasil ou eu teria que ser professor pro resto da vida ?

Mesmo fora do Brasil, a maior parte das pessoas que entram em áreas altamente teóricas acaba seguindo carreira acadêmica. Este tipo de pesquisa se faz principalmente em universidades, afinal de contas (aqui no Brasil, principalmente nas universidades públicas, e em algumas das particulares mais conceituadas, como as PUCs da vida).

Eu não sabia na época que fiz vestibular, mas a carreira de um acadêmico professor universitário é *bem* diferente daquela de um professor de colégio ou cursinho (tanto que em inglês, usam-se termos diferentes para os dois: "professor" e "teacher"). No Brasil, o mais normal é fazer mestrado, doutorado, evenutalmente pós-doutorado, e passar em um concurso para uma universidade pública. Num país como EUA ou Inglaterra, o normal é depois do douorado ainda ficar anos como pesquisador posdoc, começar como professor assistente e só depois de muitos anos chegar no "Nirvana" da posição de professor associado (tenure).

Uns tempos atrás eu escrevi um tópico que tem tudo a ver com carreira acadêmica. Não reli para ver se não escrevi alguma bobeira na época, mas vai lá:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/204664/

É um caminho com suas vantagens e desvantagens, altos e baixos. Uma das coisas a se considerar é que quando teus colegas de faculdade já estiverem bem estabelecidos e sendo chamados de coisas como "gerente", "sênior" ou "chefe", você talvez ainda seja um principiante tentando passar no bendito concurso. =P

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
· votar


Bog
cara, só uma dúvida que eu sempre tive em relação a pesquisas de doutorado: mesmo o resultado da pesquisa sendo negativo, ela conta?.
Por exemplo: digamos que em um belo dia, eu veja uma fogueira e pense que o fogo está transformando a matéria da madeira em energia e escolha isso como tema de pesquisa.
se a minha pesquisa mostrar que o fogo NÃO converte a matéria da madeira em energia, ela seria aceita mesmo assim ? (ps: o exemploa foi BEM viajado, mas foi o único que eu consegui inventar)

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
mesmo o resultado da pesquisa sendo negativo, ela conta?.

Não, a não ser que se trate de uma hipótese considerada muito "promissora" pelos pesquisadores da área. Você mesmo propor uma hipótese e aí demonstrar que ela não é verdadeira seria "fácil" demais.

Curiosamente, existe um pessoal que se propôs a publicar online papers com resultados negativos:

http://bioflukes.com/JoE

No mais, o que exatamente você queria fazer? Seguir carreira acadêmica, virando professor-pesquisador, como a grande maioria? Não sou da área, mas não consigo imaginar muita demanda para físicos teóricos "normais" no mercado, exceto em situações bem pontuais. Digo, não é o tipo de coisa que você encontra nos classificados, né? =P

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
o que exatamente você queria fazer? Seguir carreira acadêmica, virando professor-pesquisador

sim, exatamente isso

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

Está disposto a viver de bolsa em bolsa até os 30 anos (and beyond)? =P

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

cara, física teórica só não é mais abstrato que filosofia ou matemática (ainda mais supercordas, que nem tem evidência empírica). É ciência muito pura, não vejo como uma empresa vá aplicar isso, só sobra o meio acadêmico mesmo (ao contrário da área experimental -- que deve ser meio problemática no Brasil pois os experimentos são cada vez mais caros).

Mr. Joe
Veterano
# jun/12 · Editado por: Mr. Joe
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
física teórica
provavelmente em super cordas
O foda seria ser SÓ professor

se não quer ser só professor, esquece física teórica.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Está disposto a viver de bolsa em bolsa até os 30 anos (and beyond)? =P

isso é uma das coisas que mais me desanima quando eu penso em fazer física.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

Infelizmente, é assim que funciona o caminho acadêmico. Em algumas profissões com baixa remuneração ou pouca perspectiva nem é tão ruim, mas no meu caso (sou da computação), meus ex-colegas de classe estão todos com a vida bem encaminhada, enquanto eu, aos 31 anos, ainda sou um pesquisador com bolsa de posdoc aguardando convocação para virar professor. E quando virar, ainda vou estar ganhando menos que boa parte dos tais ex-colegas, já que a indústria paga bem.

Se você tem pretensão de ficar bem de vida, ter logo um emprego estável e bem remunerado, não acho que "física teórica" seja o caminho. Por outro lado, existem vantagens. Por exemplo, graças à carreira acadêmica eu viajei para vários países - sem precisar gastar meu $$$.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/12
· votar


física teórica
(provavelmente em super cordas

Nego assiste The Big Bang Theory e acredita nas coisas.

Piano ON GRACE
Veterano
# jun/12
· votar


você não terá o menor respaldo hahaha muda para o japão , alemanha , dinamarca etc

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jun/12
· votar


Black Fire
Eu tava com pena de comentar isso, obrigado por exteriorizar meus pensamentos.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


super cordas

mas isso é ciência?

Alexander DeLarge
Veterano
# jun/12
· votar


Eu entrei no tópico pra postar: Tem, como dublador de The Big bang Theory. Não imaginava que o cara tinha tido essa ideia justamente assistindo o seriado.

Bárbara K.
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics

Cara! tu existe!!!!!! Achei um feliz pra papiar aki - haha!
Faça física sim. Ela é linda, contudo degradante (céélebro), mas muito proveitosa. A probabilidade de virar professor é bastante grande, mas na área de pesquisa tem muita coisa, embora (no BR) faltem físicos experimentais e matemáticos, teóricos são muito bem vindos.... e mesmo q tu vire professor, saiba que eles são muito hilários.

Abrssss

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12
· votar


Black Fire
Alexander DeLarge

caras, o estudo das supercordas existe desde a década de 60. Não é que nem a "dobra espacial" de star trek, que foi algo inventado pelos produtores/roteiristas.

Alexander DeLarge
Veterano
# jun/12
· votar


The Dark Shape of Pentatonics
O que não invalida o que eu disse.

Nós dois sabemos que você viu isso no seriado e pesquisou sobre :)

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/12
· votar




caras, o estudo das supercordas existe desde a década de 60


Sim, o Sheldon estuda elas, pelo que eu lembro, no seriado. Mas você não é ele cara, ninguém é feliz jogando nintendo 64 com 30 anos de idade, arranje uma mulher e faça alguma coisa que dê dinheiro.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Black Fire

esqueceu da parte de bater uma laje

-Dan
Veterano
# jun/12
· votar


Não creio que alguém queira ser o Sheldon e que o autor do tópico se inspirou por BBT.

Seria ridículo demais.

BBT criou um preconceitos em vocês: todo mundo que se interessar em fazer Física agora vão acusar de Sheldon wannabe.

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


hahaha...

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Dark Shape of Pentatonics
· votar


Black Fire
Sim, o Sheldon estuda elas, pelo que eu lembro, no seriado. Mas você não é ele cara,

por favor, cite a parte do tópico onde eu disse que eu era/queria ser o sheldon

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/12
· votar



por favor, cite a parte tópico onde eu disse que eu era/queria ser o sheldon


Ta aí, já começou a fingir que não entende linguagem figurada/subjetiva.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# jun/12
· votar


Black Fire
não é isso. Mas é que eu nem se quer citei o sheldon no tópico

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


Tenho um amigo que se deu bem com física teórica, mas eu seguiria o conselho do pessoal e faria algo que não fosse tão arriscado quanto ser jogador de futebol.

qew
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro
tão arriscado quanto ser jogador de futebol.

Corte o cabelo imitando uma calopsita, jogue no santos, faça firulas.

Pronto, vc será o Pelé do momento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a existe área para física teórica na brasil ?